Em 2010, a Black Friday, tradicional data norte-americana de promoções do varejo, chegou ao Brasil. Conforme passam os anos, os consumidores cada vez mais confiam e se interessam pela data e, em 2016, os resultados prometem: segundo uma pesquisa realizada pela Ebit, 84% dos consumidores online ativos têm a intenção de participar do evento (marcado para o dia 25 de novembro), um aumento de três pontos percentuais em relação a 2015.
Especialista em comércio eletrônico, a empresa aponta que faturamento da sexta-feira de descontos deve chegar a R$ 2,1 bilhões – valor que representa um crescimento nominal próximo de 30% em relação à edição de 2015, ano em que as vendas superaram as expectativas, alcançando um montante de R$ 1,6 bilhão.
O estudo aponta que os produtos com maior intenção de compra são das categorias: Eletrônicos (34%); Eletrodomésticos (28%); Telefonia e Celulares (27%); Informática (23%); e Casa e Decoração (13%). Antecipar as compras para o Natal é o intuito de 44% dos consumidores, sendo 59% para uso próprio, 24% para familiares, 14% para presente e 3% com outras finalidades.
O levantamento é baseado em 5.791 entrevistas e leva em consideração o aumento de 31% no número de consumidores virtuais ativos no primeiro semestre, conforme dados do relatório WebShoppers 34. “Não há dúvida de que a Black Friday já entrou para o calendário dos brasileiros e que é muito esperada. As pessoas se planejam para a data, até porque muitas famílias ainda estão com o orçamento apertado e a data é uma ótima oportunidade para garantir as compras de final ano gastando menos”, destaca CEO da Ebit, Pedro Guasti.
O executivo lembra que, mesmo nos momentos de economia instável, o comércio eletrônico conseguiu manter um nível de crescimento. “No decorrer de 2016 percebemos sinais de melhora. Por tudo isso, nossas previsões para o final do ano como um todo são otimistas”, explica.
Meios de pagamento
A pesquisa aponta que entre os consumidores que pretendem adquirir Eletrônicos – os itens mais desejados nesta Black Friday –, a maior parte (82%) apontou o cartão de crédito como o meio de pagamento preferido. Em seguida vem boleto bancário (13,12%), débito em conta (2,47%), além de outros meios com representação menor. Os respondentes afirmaram ainda que desejam comprar dois itens do tipo. O tíquete médio da categoria deverá ficar em torno de R$ 1.180.
Experiência
As campanhas de engajamento devem render bons frutos neste ano. Quando questionados se desejam receber informações (como dicas, ofertas e promoções) nos dias que antecedem a data, 85% dos entrevistados disseram que sim. Dentro deste grupo, 87% afirmaram ter o e-mail como canal preferido para esse fim.
Da base de 5.791 consumidores que responderam à pesquisa da Ebit, 41% aproveitaram alguma oferta da Black Friday na edição de 2015. E não só os e-commerces foram visitados: 19% do público escolheu lojas físicas para fazer o pedido. Desse público, 77% utilizaram algum site de comparação de preços, como o Buscapé, para uma pesquisa prévia sobre o produto.
As palavras dos consumidores para definir sua experiência com as marcas na data são: “confiável” (37%), “preços baixos” (26%), “excelentes promoções” (23%), “excelente prazo de entrega” (22%) e “frete grátis” (21%).
“Essa avaliação nos ajuda a entender melhor os principais interesses dos consumidores nesta data específica, em que os lojistas investem em fortes campanhas e prometem descontos atrativos. E percebemos que, além do preço, a credibilidade da empresa é forte fator de motivação, demostrando como o público está mais consciente quando busca uma oferta na Internet”, complementa Guasti.