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Black Friday: quais são as empresas que mais receberam reclamações?

Black Friday: quais são as empresas que mais receberam reclamações?

Segundo o Procon-SP, as principais queixas estão relacionadas às maquiagens de descontos e as mudanças de preço na hora de finalizar a compra

A Black Friday chegou, mas será que as empresas estão cumprindo com suas obrigações? O consumidor quer aproveitar as ofertas da sexta-feira, mas também não ser enganado.
O Procon-SP está monitorando as reclamações desde quinta-feira (28) às 21h. Se a sua compra foi cancelada após ser finalizada ou você viu um produto por um preço e depois descobriu que aquele valor não era real, saiba que não está sozinho — até agora o órgão realizou 439 atendimentos – sendo 218 reclamações.

A empresa que mais recebeu reclamações até agora foi a B2W Companhia Digital (Americanas.com/ Submarino/Shoptime/ Soubarato/ Lojas americanas). Confira:

Dados Procon-SP

Natureza das reclamações

O principal motivo das queixas é a maquiagem de descontos: quando se altera o preço anterior para promocioná-lo na sequência dando a falsa ilusão de que o consumidor economizou na compra. Essa queixa representa (27,06%) do volume. Logo em seguida aparecem mudanças de preço ao finalizar a compra(23,39%) e produto ou serviço indisponível (19,72%).
Outras queixas em menor quantidade são: pedidos cancelados após finalizar a compra, site intermitente ou bloqueado, demora na entrega, pagamento por boleto indisponível e produto diferente do pedido (incompleto ou danificado).


Atendimento

O consumidor pode fazer reclamações via site e aplicativo em qualquer horário. Lembrando que o app deve estar atualizado nas lojas Play Store e App Store.
Nessa sexta-feira (29/11), o horário de orientação pelo telefone 151 começou às 6 horas e vai até as 22 horas.


Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, deixou algumas dicas para ajudar os consumidores a não cair numa roubada hoje. Veja:


Quer mais dicas sobre o assunto? Confira nossa matéria completa:

Dicas que vão te ajudar a não cair numa roubada na Black Friday 2019


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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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