O Black Friday se tornou a principal data de compras na agenda do consumidor brasileiro. De acordo com balanço divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística -, o mês de novembro foi o melhor desde o ano 2000, resultado obtido pela boa performance da data comercial.
Segundo o Instituto, o volume das vendas apresentou crescimento de 2,9 % em relação ao mesmo mês de 2017. Os números seguiram a prévia antecipada pela pesquisa “Varejo em Transformação”, divulgada pela Deloitte.
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O levantamento foi baseado em 126 entrevistas fitas com empresas, de modo que 75% das respondentes destacaram que a estratégia de gestão de estoques foi mais consolidada do que nos anos anteriores.
“O varejo tem procurado se adaptar aos desafios do contexto econômico e também diversificar os meios de interação com o cliente, combinando mídias tradicionais com plataformas disruptivas. O que nos leva a avaliar que o setor está ciente das plataformas modernas de interação, não só para vender ou posicionar a marca, mas para obter informações que os auxilie a definir suas estratégias”, destaca Reynaldo Saad, sócio-líder da indústria de Consumer da Deloitte Brasil.