/
/
Popularidade de BeReal, caçulinha das redes sociais, dispara

Popularidade de BeReal, caçulinha das redes sociais, dispara

A rede social tem crescido vertiginosamente desde o início do ano. BeReal teve 14,7 milhões de downloads só em setembro

O aplicativo francês com a simples premissa de ‘tirar uma foto de agora’ parece estar caindo no gosto popular. O BeReal foi baixado 14,7 milhões de vezes em todo o mundo em setembro e já conquistou 20 milhões de usuários ativos diários e 73 milhões mensais. Com foco na autenticidade, os usuários recebem alertas apenas uma vez ao dia para tirar uma foto do que estão fazendo.

O BeReal se junta a vários iniciantes como Mastodon e Gas, bem como aplicativos mais estabelecidos como Discord e Substack, para cortejar usuários que se desiludiram com o Facebook, Twitter e outras plataformas massificadas, avalia a Insider Intelligence.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

De acordo com o TechCrunch, o aplicativo não possui modelo financeiro. Uma das premissas do BeReal é a ausência de anúncios e do ‘scrolling infinito’ que caracteriza outras redes sociais.

Uma plataforma em que os usuários não podem curtir e compartilhar pode parecer uma péssima escolha para as marcas, mas há uma lição a ser aprendida com isso. Quem espera conquistar os 2,5 bilhões e meio de pessoas da Geração Z “precisam prestar muita atenção a plataformas como o BeReal, porque elas oferecem uma pista de como as regras do marketing mudaram drasticamente”, indica Mark Zablan em artigo na Taking Influence.

O que é preciso é pensar em campanhas criativas que se adequem ao modelo de publicação do BeReal, de uma foto por dia com as duas câmeras do telefone quase simultaneamente (conseguir ângulos mais produzidos depende da habilidade do usuário de mudar de posição em instantes).

Leia Mais: Agora é o momento da sua marca estar no BeReal?

Desafio para as marcas

Se as fotos publicadas no BeReal não são particularmente obras de arte na era dos filtros, ele caiu nas graças da Geração Z. Entre os diferenciais do BeReal está a interação: só é possível ver as fotos dos seus amigos se você também postar.

Apesar de ser miúda perto dos números das outras redes sociais, essa espécie de Antinstagram conseguiu atingir um dos principais desejos da Geração Z: autenticidade, com o desafio de ser real diariamente e publicar o que você está fazendo naquele exato instante, sem competição por likes, compartilhamentos ou um monte de ruídos no meio do caminho.

Conheça o Mundo do CX

O BeReal foi fundado em 2020 por Alexis Barreyat e Kevin Perreau. A plataforma começou a se espalhar pela comunidade universitária e já foi baixada 67 milhões de vezes desde o lançamento, com a grande maioria desses downloads em 2022. O BeReal é mais popular nos EUA, seguido por Reino Unido e França, nessa ordem. O Brasil já é o segundo em número de downloads.


+ Notícias

Pinterest investe em publicidade e lab de tendências

Animação com protagonista plus size da Disney indica caminho de mais diversidade

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]