O aplicativo francês com a simples premissa de ‘tirar uma foto de agora’ parece estar caindo no gosto popular. O BeReal foi baixado 14,7 milhões de vezes em todo o mundo em setembro e já conquistou 20 milhões de usuários ativos diários e 73 milhões mensais. Com foco na autenticidade, os usuários recebem alertas apenas uma vez ao dia para tirar uma foto do que estão fazendo.
O BeReal se junta a vários iniciantes como Mastodon e Gas, bem como aplicativos mais estabelecidos como Discord e Substack, para cortejar usuários que se desiludiram com o Facebook, Twitter e outras plataformas massificadas, avalia a Insider Intelligence.
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De acordo com o TechCrunch, o aplicativo não possui modelo financeiro. Uma das premissas do BeReal é a ausência de anúncios e do ‘scrolling infinito’ que caracteriza outras redes sociais.
Uma plataforma em que os usuários não podem curtir e compartilhar pode parecer uma péssima escolha para as marcas, mas há uma lição a ser aprendida com isso. Quem espera conquistar os 2,5 bilhões e meio de pessoas da Geração Z “precisam prestar muita atenção a plataformas como o BeReal, porque elas oferecem uma pista de como as regras do marketing mudaram drasticamente”, indica Mark Zablan em artigo na Taking Influence.
O que é preciso é pensar em campanhas criativas que se adequem ao modelo de publicação do BeReal, de uma foto por dia com as duas câmeras do telefone quase simultaneamente (conseguir ângulos mais produzidos depende da habilidade do usuário de mudar de posição em instantes).
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Desafio para as marcas
Se as fotos publicadas no BeReal não são particularmente obras de arte na era dos filtros, ele caiu nas graças da Geração Z. Entre os diferenciais do BeReal está a interação: só é possível ver as fotos dos seus amigos se você também postar.
Apesar de ser miúda perto dos números das outras redes sociais, essa espécie de Antinstagram conseguiu atingir um dos principais desejos da Geração Z: autenticidade, com o desafio de ser real diariamente e publicar o que você está fazendo naquele exato instante, sem competição por likes, compartilhamentos ou um monte de ruídos no meio do caminho.
O BeReal foi fundado em 2020 por Alexis Barreyat e Kevin Perreau. A plataforma começou a se espalhar pela comunidade universitária e já foi baixada 67 milhões de vezes desde o lançamento, com a grande maioria desses downloads em 2022. O BeReal é mais popular nos EUA, seguido por Reino Unido e França, nessa ordem. O Brasil já é o segundo em número de downloads.
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