/
/
Benefícios: nos EUA energia limpa é direito do trabalhador

Benefícios: nos EUA energia limpa é direito do trabalhador

3M, Cisco e Kimberly-Clark fornecem 35% de desconto aos seus funcionários que comprarem placas fotovoltaicas

E se um dos benefícios concedidos pela empresa na qual você trabalha fosse um desconto de 35% em painéis para converter a luz solar em energia elétrica? Pois é exatamente isso que acontece nos Estados Unidos desde outubro, quando três empresas norte-americanas incluíram esse benefício incomum aos funcionários.

As empresas que têm fornecido os painéis solares para os colaboradores são a 3M, dona de marcas como Post-it e Durex, a empresa de tecnologia Cisco e a fabricante de produtos de higiene Kimberly-Clark. ?Encorajamos nossos funcionários a agir de forma sustentável não só no nosso negócio, mas também fora dele?, destaca Gayle Schueller, vice-presidente global de sustentabilidade da 3M.

Para dar a seus empregados a oportunidade de usar energia limpa a um custo menor, essas companhias não tiraram um centavo do caixa. Elas tiveram apenas de se aliar a uma ideia e propagandeá-la internamente.

O desconto nos painéis está sendo oferecido por um programa concebido pela organização ambientalista WWF em parceria com a Geostellar, uma startup de energia solar dos Estados Unidos.

A meta é que, até outubro, 1.000 funcionários tenham energia solar em casa. Com isso, o país deixaria de emitir 74.500 toneladas de carbono por ano ? o equivalente a retirar mais de 15.000 carros das ruas.

O raciocínio da Geostellar, responsável por vender e instalar os sistemas, é que o dinheiro ?perdido? ao conceder o desconto será compensado pelo grande volume de clientes que deverão adotar a tecnologia solar em casa.

Economia
Além das três pioneiras, outras nove empresas aderiram ao programa nos meses seguintes. Juntas, elas somam 200.000 funcionários. Para ter um sistema de painéis solares, eles podem optar pela compra à vista ou por parcelar o pagamento em até 20 anos. Nesse caso, pagam cerca de 97 dólares por mês.

Se comparado ao gasto médio mensal de uma residência americana, a economia obtida com o uso dos painéis é de 35%. ?Queremos provar que consumir energia renovável é factível e vantajoso?, diz Bryn Baker, coordenadora da área de energia renovável da WWF.

A meta é que, até outubro, 1.000 funcionários tenham energia solar em casa. Com isso, o país deixaria de emitir 74.500 toneladas de carbono por ano ? o equivalente a retirar mais de 15.000 carros das ruas.

É a primeira vez que empresas se unem a uma ONG para incentivar o uso de painéis solares nos Estados Unidos. Até então, os consumidores recebiam ajuda do governo: ao comprar um sistema fotovoltaico, é possível obter 30% do valor do equipamento em créditos para ser descontados em impostos federais e estaduais.

Realidade brasileira
No Brasil não há incentivos do gênero e quem quer ter a tecnologia precisa desembolsar entre 14.000 e 100.000 reais ou encarar financiamentos com juros de até 20% ao ano.

Resultado: existem cerca de 300 microgeradores de energia solar no Brasil, ante quase 580.000 nos Estados Unidos. ?A falta de incentivos e financiamentos atrativos inviabiliza a popularização da energia solar em casa no Brasil?, afirma à Exame Raphael Pintao, sócio da Neosolar, empresa que instala painéis fotovoltaicos.

Crescimento
A boa notícia é que, por aqui, o número de empresas que buscam incentivar seus empregados a adotar práticas sustentáveis na vida privada também vem crescendo. Desde 2010, a operação brasileira do Google deixou de descontar os 6% do salário, previstos por lei, dos funcionários que recebem vale-transporte para estimulá-los a usar o transporte público no deslocamento para o trabalho.

Desde 2013, a fabricante de gases industriais White Martins conseguiu quadruplicar o volume de resíduos recicláveis recolhidos em sua unidade de Contagem, em Minas Gerais, ao estimular os funcionários a trazer o lixo de casa. Cerca de 150 pessoas colaboram assiduamente com o programa e 4 toneladas já foram enviadas às cooperativas de catadores da cidade.

Fonte: Mercado Ético.

Leia mais:
Brasil entre os dez mais atraentes para energia renovável
Yingli: energia solar é saída para baixar custos das térmicas
Coreanos desenvolvem célula solar mais eficiente do mundo
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]