Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça os benefícios da Daily Scrum, a reunião diária de 15 minutos

Conheça os benefícios da Daily Scrum, a reunião diária de 15 minutos

Se encarada como hábito, reuniões curtas diárias podem melhorar os resultados

Em períodos de pandemia, comandar um negócio pode ser uma atividade desafiadora. Com a imposição do trabalho remoto a pelo menos 8 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a comunicação cotidiana se tornou fundamental entre as equipes, para garantir que os negócios prosperassem mesmo durante o isolamento. E uma das maneiras de garantir essa comunicação foi por meio da Daily Scrum, uma reunião diária de no máximo 15 minutos.

A adoção de reuniões por vídeo foi um divisor de águas: parte dos trabalhadores se sentiu exausto pela quantidade delas — um estudo da Universidade de Stanford revelou que o excesso de contato visual aproximado é um dos motivos pelos quais o cansaço aparece —, parte se sentiu grato por pelo menos tê-las. Para Evan Nierman, CEO da Red Banyan, uma agência internacional de crise de PR e comunicação estratégica, o equilíbrio é ter uma Daily Scrum efetiva e eficiente com a equipe.

Em um artigo escrito à Fast Company, o americano ressalta que a reunião mais importante do dia pode ser também a mais curta. “Implementar uma reunião diária é uma forma comprovada de impulsionar sua organização para frente. Se feita da maneira correta, os 15 minutos terão um check-in pela manhã que se assemelham a uma espécie de contabilidade pessoal.”

Afinal, o que é Daily Scrum?

Além de acertar as tarefas diárias com a equipe, Nierman destaca também que a reunião por vídeo aproxima algo que a pandemia nos tirou: o contato face a face. “Percebemos que ter uma reunião curta via vídeo é uma ótima maneira de garantir que todo mundo está pronto para começar o dia. E ajuda especialmente quando você tem membros de uma equipe estão trabalhando em múltiplos lugares”, explica.

Essa reunião é popularmente conhecida como Daily Scrum, desenvolvida pelo framework Scrum. Ela consiste em no máximo 15 minutos para revisar as atividades do dia anterior, alinhar as tarefas do dia presente e trazer contato entre os colaboradores.

Nierman explica, no artigo, que além de trazer a integração entre a equipe, a Daily Scrum também faz com que os colaboradores estejam a postos no horário previsto. “Fazer a reunião como a primeira ordem do dia cria uma oportunidade de ver todo mundo ao vivo e em cores, além de dar às pessoas um bom motivo para aparecer no horário todas as manhãs.”

Para realizar uma Daily Scrum eficiente, Nierman destaca três dicas que podem ser usadas pelos executivos para deixar as reuniões ainda mais produtivas. São elas:

1. Faça a reunião curta, doce e informativa

Como a reunião deve ter no máximo 15 minutos, é importante ser claro e objetivo nas tarefas repassadas. Dessa forma, é possível focar no que realmente importa. “A verdadeira beleza da reunião está na duração. Fazê-la com no máximo 15 minutos faz com que os membros da equipe fiquem tranquilos. Isso também faz com que a equipe se concentre no que realmente é importante. Isso elimina a possibilidade de ter work silos e encoraja a colaboração, algo que acontece naturalmente quando o time troca ideias”, salienta Nierman.

2. Use a reunião para energizar sua equipe

Por ser o primeiro contato do dia, é preciso se lembrar de ser gentil. Além da reunião ser um espaço interessante para compartilhar tarefas e atividades, ela também é um bom espaço para motivar a equipe, especialmente em momento de pandemia. “A reunião deve definir o tom do dia. Pessoas que tem alta energia ajudam a revigorar outras que tem menos e isso pode elevar o nível de energia de todos”, Nierman explica no artigo.

3. Aproveite a oportunidade para reforçar os valores da empresa

Logo cedo, além da motivação e da energia, uma das vantagens da Daily Scrum é a de trazer os valores da empresa para seus colaboradores. Quando feito pela manhã e todos os dias, esse reforço incorpora a rotina dos trabalhadores. “A reunião pode ajudar a garantir que a equipe viva e respire seus valores essenciais, que os internalize e os deixe na mente. Isso ajuda com que esses valores façam, de fato, parte do DNA da empresa”.


+ Notícias

Home office: Top 5 apps para organização e produtividade

Videoconferências e calls podem esgotar mais seu cérebro no home office?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]