Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Beleza deve representar toda a nossa sociedade”, afirma VP de consumer do Grupo Boticário

“Beleza deve representar toda a nossa sociedade”, afirma VP de consumer do Grupo Boticário

Renata Gomide reforça os princípios da companhia para um crescimento consciente e sustentável

Em 2022, a plataforma Beleza na Web, referência em consumo de beleza, deve superar R$ 1 bilhão em faturamento, índice expressivo e histórico para a marca, que foi adquirida pelo Grupo Boticário em 2019.

A transação foi uma das estratégias da empresa e visou fortalecer a presença multicanal, principalmente no ambiente online. Essa é apenas uma das marcas do grupo, que segue em expansão desde então.

Em entrevista exclusiva a Consumidor Moderno, Renata Gomide, a mais nova vice-presidente de consumer do Grupo Boticário, conta qual é o seu perfil enquanto gestora, esclarece os principais desafios a serem enfrentados e revela se há projetos de expansão nacional e internacional em andamento.

Conheça o Mundo do CX

O mercado de consumo de beleza

Uma das características mais evidentes do Grupo Boticário é colocar o consumidor no centro das decisões. A ação é interessante considerando o mercado de beleza, que está cada vez mais heterogêneo e concorrido, com o lançamento constante de marcas e produtos por meio de influenciadores digitais.

Mas como construir marcas amadas e desejadas? E qual o conceito de beleza, hoje, para a companhia?

Segundo Renata Gomide, está no DNA do Grupo Boticário o compromisso de construir uma relação genuína entre as marcas e os consumidores.

“Em 2022, por exemplo, conseguimos fortalecer ainda mais a relação que temos com nossa comunidade, nos adaptando a volatilidade do mercado, entendendo os novos timings de consumo – devido à retomada das atividades presenciais pós-pandemia de Covid-19, o que permitiu evidenciar ainda mais nossa relevância para nossos públicos”, afirma.

“Com isso, também conseguimos investir ainda mais em diversas áreas dedicadas à pesquisa, entendimento de consumidor, mapeamento de desejos e necessidades, focado em trazer soluções assertivas e com resultados cada vez melhores para os nossos diferentes públicos”, detalha a profissional.

A vice-presidente de consumer do Grupo Boticário também acredita que essas iniciativas, junto com a escuta ativa do cliente, contribuem para que as marcas sejam amadas e desejadas.

“Estamos próximos, indo além dos hábitos de consumo e buscando entender como querem interagir e se conectar às nossas iniciativas, campanhas e produtos. Paralelo a isso, entendemos que a eliminação de estereótipos e a ampliação do conceito de que a beleza deve representar toda a nossa sociedade também estão presentes em nossas decisões”, reforça.

Prova disso é que o perfil de consumidor da Renata reflete essas premissas. Ela se diz atenta aos serviços e produtos oferecidos, gosta de estreitar relação com as marcas que consome e busca, na medida do possível, adquirir itens que tenham propósitos além do produto final.

Ambições com o novo cargo

Renata Gomide conta que é uma gestora que acredita nas pessoas, que compreende que as conquistas são fruto do trabalho coletivo e que valoriza a responsabilidade do indivíduo, estimulando e encorajando quem está ao seu redor a lutar por seus objetivos.

Por isso, busca construir um ambiente seguro e transparente, com muitas trocas entre o time, consolidando uma rede de apoio. Mas quais mudanças ela pretende levar ao Grupo Boticário?

“Eu não diria mudanças, pois a estratégia da empresa está bem definida, consolidada e com fluxos estabelecidos. Assumo o desafio na vice-presidência de consumer com o objetivo de somar ainda mais com os times, agregando as experiências que tive ao longo de minha carreira, a minha visão de mercado e futuro em prol de construir o melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo”, frisa a executiva.

“Dessa forma, conseguimos manter, cada vez mais, o consumidor no centro de todas as nossas decisões, renovando a conexão que temos com a nossa rede, por meio da criação de novos produtos, de experiências criativas e investimento em inovação e tecnologia”, completa.

A profissional quer continuar afirmando as marcas do Grupo enquanto conectadas ao que está movimentando e impactando o mundo da beleza, trazendo provocações, tendências, novas formas de entender a rotina de autocuidado, além de, claro, oferecer produtos atrativos, inovadores, de alta performance e cheios de originalidade.

“Somado a isso, pretendo continuar fomentando debates relevantes, participando de discussões que ajudem a transformar positivamente a sociedade, oferecendo ações que possam ir além das campanhas tradicionais e que deixem uma entrega para a nossa rede”, salienta.

Já em relação aos desafios e às ambições do novo cargo, Renata Gomide diz que quer continuar contribuindo para que o Grupo possa se reinventar sempre, investindo em soluções criativas que surpreendam o consumidor e a sociedade, alinhando às necessidades e aos desejos do público com o propósito de transformar a vida das pessoas por meio da beleza.

Além disso, inspirar e encorajar outras mulheres a investirem em seus sonhos, mostrando que é possível alcançar seus objetivos.

Estratégias e aquisições

Nos últimos anos, o Grupo Boticário realizou aquisições de marketplaces e marcas relevantes no segmento de consumo de beleza, como Beleza na Web e Truss. Mas qual seria a estratégia por trás de tudo isso?

A vice-presidente de consumer destaca que as aquisições fortalecem a estratégia de crescimento do Grupo Boticário e, ao mesmo tempo, reforçam uma estratégia multimarcas e multicanal, acelerando a agenda digital, ampliando o portfólio de marcas e proporcionando cada vez mais a melhor experiência e diversas opções para o consumidor.

“Temos planos de continuar ampliando também a nossa atuação internacional, mas olhamos para esse tema com muita cautela. Aqui, prezamos pelo crescimento e sucesso responsável e sustentável. Além do Brasil, já estamos presentes em 15 países e o nosso objetivo é estar cada vez mais próximos de nossos consumidores”, finaliza Renata Gomide.


+ Notícias

De olho na geração Z, Boticário cria universo no Fortnite

Quais os desafios e as novas fronteiras em CX para 2023?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]