Em 2022, a plataforma Beleza na Web, referência em consumo de beleza, deve superar R$ 1 bilhão em faturamento, índice expressivo e histórico para a marca, que foi adquirida pelo Grupo Boticário em 2019.
A transação foi uma das estratégias da empresa e visou fortalecer a presença multicanal, principalmente no ambiente online. Essa é apenas uma das marcas do grupo, que segue em expansão desde então.
Em entrevista exclusiva a Consumidor Moderno, Renata Gomide, a mais nova vice-presidente de consumer do Grupo Boticário, conta qual é o seu perfil enquanto gestora, esclarece os principais desafios a serem enfrentados e revela se há projetos de expansão nacional e internacional em andamento.
O mercado de consumo de beleza
Uma das características mais evidentes do Grupo Boticário é colocar o consumidor no centro das decisões. A ação é interessante considerando o mercado de beleza, que está cada vez mais heterogêneo e concorrido, com o lançamento constante de marcas e produtos por meio de influenciadores digitais.
Mas como construir marcas amadas e desejadas? E qual o conceito de beleza, hoje, para a companhia?
Segundo Renata Gomide, está no DNA do Grupo Boticário o compromisso de construir uma relação genuína entre as marcas e os consumidores.
“Em 2022, por exemplo, conseguimos fortalecer ainda mais a relação que temos com nossa comunidade, nos adaptando a volatilidade do mercado, entendendo os novos timings de consumo – devido à retomada das atividades presenciais pós-pandemia de Covid-19, o que permitiu evidenciar ainda mais nossa relevância para nossos públicos”, afirma.
“Com isso, também conseguimos investir ainda mais em diversas áreas dedicadas à pesquisa, entendimento de consumidor, mapeamento de desejos e necessidades, focado em trazer soluções assertivas e com resultados cada vez melhores para os nossos diferentes públicos”, detalha a profissional.
A vice-presidente de consumer do Grupo Boticário também acredita que essas iniciativas, junto com a escuta ativa do cliente, contribuem para que as marcas sejam amadas e desejadas.
“Estamos próximos, indo além dos hábitos de consumo e buscando entender como querem interagir e se conectar às nossas iniciativas, campanhas e produtos. Paralelo a isso, entendemos que a eliminação de estereótipos e a ampliação do conceito de que a beleza deve representar toda a nossa sociedade também estão presentes em nossas decisões”, reforça.
Prova disso é que o perfil de consumidor da Renata reflete essas premissas. Ela se diz atenta aos serviços e produtos oferecidos, gosta de estreitar relação com as marcas que consome e busca, na medida do possível, adquirir itens que tenham propósitos além do produto final.
Ambições com o novo cargo
Renata Gomide conta que é uma gestora que acredita nas pessoas, que compreende que as conquistas são fruto do trabalho coletivo e que valoriza a responsabilidade do indivíduo, estimulando e encorajando quem está ao seu redor a lutar por seus objetivos.
Por isso, busca construir um ambiente seguro e transparente, com muitas trocas entre o time, consolidando uma rede de apoio. Mas quais mudanças ela pretende levar ao Grupo Boticário?
“Eu não diria mudanças, pois a estratégia da empresa está bem definida, consolidada e com fluxos estabelecidos. Assumo o desafio na vice-presidência de consumer com o objetivo de somar ainda mais com os times, agregando as experiências que tive ao longo de minha carreira, a minha visão de mercado e futuro em prol de construir o melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo”, frisa a executiva.
“Dessa forma, conseguimos manter, cada vez mais, o consumidor no centro de todas as nossas decisões, renovando a conexão que temos com a nossa rede, por meio da criação de novos produtos, de experiências criativas e investimento em inovação e tecnologia”, completa.
A profissional quer continuar afirmando as marcas do Grupo enquanto conectadas ao que está movimentando e impactando o mundo da beleza, trazendo provocações, tendências, novas formas de entender a rotina de autocuidado, além de, claro, oferecer produtos atrativos, inovadores, de alta performance e cheios de originalidade.
“Somado a isso, pretendo continuar fomentando debates relevantes, participando de discussões que ajudem a transformar positivamente a sociedade, oferecendo ações que possam ir além das campanhas tradicionais e que deixem uma entrega para a nossa rede”, salienta.
Já em relação aos desafios e às ambições do novo cargo, Renata Gomide diz que quer continuar contribuindo para que o Grupo possa se reinventar sempre, investindo em soluções criativas que surpreendam o consumidor e a sociedade, alinhando às necessidades e aos desejos do público com o propósito de transformar a vida das pessoas por meio da beleza.
Além disso, inspirar e encorajar outras mulheres a investirem em seus sonhos, mostrando que é possível alcançar seus objetivos.
Estratégias e aquisições
Nos últimos anos, o Grupo Boticário realizou aquisições de marketplaces e marcas relevantes no segmento de consumo de beleza, como Beleza na Web e Truss. Mas qual seria a estratégia por trás de tudo isso?
A vice-presidente de consumer destaca que as aquisições fortalecem a estratégia de crescimento do Grupo Boticário e, ao mesmo tempo, reforçam uma estratégia multimarcas e multicanal, acelerando a agenda digital, ampliando o portfólio de marcas e proporcionando cada vez mais a melhor experiência e diversas opções para o consumidor.
“Temos planos de continuar ampliando também a nossa atuação internacional, mas olhamos para esse tema com muita cautela. Aqui, prezamos pelo crescimento e sucesso responsável e sustentável. Além do Brasil, já estamos presentes em 15 países e o nosso objetivo é estar cada vez mais próximos de nossos consumidores”, finaliza Renata Gomide.
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