/
/
Na BASF, CX é disciplina de negócio

Na BASF, CX é disciplina de negócio

Experiência produtiva do consumidor faz com que ele compre 2,1 vezes mais e se fidelize a marca

Parece simples, mas não é. Quando o assunto é atendimento ao cliente, atrelado à experiência do negócio, a coisa é bem mais complicada do que se parece. Tanto é que as empresas gastam milhões em aparatos tecnológicos, pessoal e treinamento, mas, mesmo assim os órgãos de defesa do consumidor estão abarrotados de reclamações. O motivo? Despreparo no atendimento ao consumidor.

O consumidor no centro

Com o objetivo de promover a melhor experiência possível aos clientes, a BASF, desde 2018, vem colocando o cliente no centro de sua estratégia. O programa de voz do cliente (VoC), por exemplo, foi inaugurado em 2019. Ele funciona com a metodologia Net Promoter Score (NPS), métrica de lealdade do cliente criada pelo estrategista de negócios Fred Heichheld.

O NPS foi desenvolvido pela Bain & Company nas dependências da BASF. A consultoria é uma das mais respeitadas do mundo quando o assunto é futuro dos negócios. “A partir dessa ferramenta, conseguimos de forma estruturada agir sobre os feedbacks recebidos, melhorando a deles experiência conosco”, explica Ana Carolina.

A Voz do Consumidor

Desde então, nas palavras da head de CX, as métricas da organização estão centradas em escutar o que os consumidores têm a dizer. “E assim conseguimos aprender e direcionar as nossas ações de acordo com a voz dos nossos clientes, e com o que eles almejam”.

Hoje a empresa trabalha com a margem de mínima de 30% de taxa de resposta no NPS. Além disso, todos os problemas têm que receber um feedback no tempo máximo de seis meses. “Queremos finalizar, pelo menos, um projeto derivado de algum tipo de voz do cliente, por unidade de negócio”, evidencia Ana Carolina.

Experiência do cliente

Desde 2022, a BASF passou a tratar o tema “Experiência do Cliente” como disciplina de negócio. E para manter o consumidor no centro – com a devida atenção que ele merece – houve uma reestruturação. Tal ordenamento está alicerçado em três pilares: Cultura e Engajamento; Estratégia e Execução; Métricas e Governança.

Cultura e Engajamento: tem o objetivo de fomentar uma cultura centrada no cliente, por meio de comunicações estratégicas, compartilhamento de histórias de sucesso e a criação de uma comunidade de embaixadores e multiplicadores de conhecimento.

Estratégia e Execução: busca outras formas de ouvir voz dos clientes, por meio de mapeando de jornadas, realizando workshops de cocriação e criando fóruns de discussão sobre o tema.

Métricas e governanças: o propósito é estabelecer processos e regras para o NPS, trazer transparência aos dados e visibilidade para os resultados.

Feedbacks dos clientes

Além de processos mapeados e métodos estabelecidos, para a operacionalização da experiência de atendimento, na BASF há uma ferramenta que utiliza text analytics, processo de extrair significado da comunicação escrita. Com isso, é possível ler e classificar por tópico os feedbacks dos clientes.

Para 2024, a companhia está explorando a Inteligência Artificial para predição de comportamento com base em correlação de dados matemáticos e estatísticos. Assim, a expectativa é que, visualizando cenários que ainda podem acontecer, seja possível tomar decisões mais assertivas e inteligentes em prol dos consumidores.



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]