Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Todo negócio moderno é data business”, diz VP de IA da AWS

“Todo negócio moderno é data business”, diz VP de IA da AWS

Para Vasi Philomin, IA, dados e a nuvem estão abrindo novos caminhos para as empresas aprofundarem suas qualidades e transformarem produtos em negócios de sucesso.

O poder de transformação para os negócios e para a experiência do cliente tem sido impulsionado diariamente após a chegada da IA generativa. Para Vasi Philomin vice-presidente de Inteligência Artificial Generativa na AWS, os avanços com GenAI dentro das organizações está transformando a forma de se fazer negócios e elevando a capacidade de modernização da infraestrutura das companhias.

Durante sua apresentação no AWS Summit São Paulo 2024, na manhã do dia 15 de agosto, o executivo compartilhou seu entusiasmo como a IA generativa e como ela está obtendo mais relevância dia após dia no cenário global.

“Fico muito entusiasmado de perceber que no Brasil todos que estão usando soluções da AWS estão tendo a oportunidade de realizar transformações mais rápidas e seguras em seus negócios, e como isso impacta todos nós”, diz Philomin.

Para onde estamos caminhando com GenAI

Ao longo da história, as transformações tecnológicas impactaram sociedades de forma contundente. Para Philomin, além de tonar o mundo mais conectado, a chegada da internet e dos smartphones abriu caminho para que tecnologias como a IA generativa proporcionem à sociedade e empresas uma produtividade ainda maior. Do ponto de vista do Customer Experience, essa afirmação é acertada e uma qualidade almejada por toda empresa que aposta em IA hoje.

“Essa capacidade de conexão foi impulsionada pela Inteligência Artificial e aliada ao poder dos dados, Machine Learning e, sobretudo, ao cloud computing, vemos empresas de todos os tamanhos se tornarem mais produtivas e orientadas ao cliente”, pontua Philomin.

Vasi Philomin citou alguns exemplos como a Netflix, que mudou a experiência com o entretenimento com o poder da nuvem para suportar conteúdos e alcançar milhares de consumidores ao redor do mundo, a Moderna, empresa de biotecnologia, que usa AWS como seu provedor de nuvem principal e a Natura, com quem a AWS trabalha diversas soluções, entre elas, o suporte em nuvem da AWS para sua plataforma de vendas de consultoras.

“GenAI, dados e a nuvem está abrindo novos caminhos para as empresas de todos os tamanhos e segmentos aprofundarem ainda mais suas qualidades e transformarem novos produtos em novos negócios de sucesso”, frisa Philomin.  

Ferramentas como Amazon Bedrock, um serviço totalmente gerenciado e personalizável foi destacado pelo especialista como uma solução muito utilizado pelas empresas hoje. A solução permite de forma fácil o gerenciamento de dados na nuvem com segurança e recursos de IA generativa surpreendentes. Assim como o Amazon Q, um assistente baseado em IA generativa capaz para acelerar o desenvolvimento de software dentro das empresas e otimizar seus dados internos com mais agilidade.

IA precede da boa qualidade em dados

Philomin alertou também sobre a importância do mercado em entender que o foco em IA não é a tecnologia em si, mas, sim, os dados. “É fundamental entender que o dado é quem alimenta a IA. É a qualidade dos dados trabalhados que direciona os melhores casos de uso e evita aplicações indesejadas e alucinações de IA”, pontuou o especialista.

Para ele essa é a estratégia principal da AWS: garantir precisão com bons dados, e que estes gerem linguagens funcionais de Inteligência Artificial. Isso, segundo Philomin, impacta todo todo o direcionamento interno da AWS, o que garante a segurança e eficiência de suas soluções. “Todos nós temos o interesse de que a IA seja implementada de forma segura, ampla, confiável e responsável desde o seu princípio e para todos”, frisa o executivo.

Philomin deixa a mensagem que, sim, negócios modernos serão cada vez mais suportados pela nuvem e orientado por dados, e que a inteligência artificial generativa é definitivamente uma tecnologia revolucionária e decisória para a evolução dos negócios. São elementos que estabelecem um modelo irreversível na forma como as empresas se estruturarão no mundo moderno.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]