O poder de transformação para os negócios e para a experiência do cliente tem sido impulsionado diariamente após a chegada da IA generativa. Para Vasi Philomin vice-presidente de Inteligência Artificial Generativa na AWS, os avanços com GenAI dentro das organizações está transformando a forma de se fazer negócios e elevando a capacidade de modernização da infraestrutura das companhias.
Durante sua apresentação no AWS Summit São Paulo 2024, na manhã do dia 15 de agosto, o executivo compartilhou seu entusiasmo como a IA generativa e como ela está obtendo mais relevância dia após dia no cenário global.
“Fico muito entusiasmado de perceber que no Brasil todos que estão usando soluções da AWS estão tendo a oportunidade de realizar transformações mais rápidas e seguras em seus negócios, e como isso impacta todos nós”, diz Philomin.
Para onde estamos caminhando com GenAI
Ao longo da história, as transformações tecnológicas impactaram sociedades de forma contundente. Para Philomin, além de tonar o mundo mais conectado, a chegada da internet e dos smartphones abriu caminho para que tecnologias como a IA generativa proporcionem à sociedade e empresas uma produtividade ainda maior. Do ponto de vista do Customer Experience, essa afirmação é acertada e uma qualidade almejada por toda empresa que aposta em IA hoje.
“Essa capacidade de conexão foi impulsionada pela Inteligência Artificial e aliada ao poder dos dados, Machine Learning e, sobretudo, ao cloud computing, vemos empresas de todos os tamanhos se tornarem mais produtivas e orientadas ao cliente”, pontua Philomin.
Vasi Philomin citou alguns exemplos como a Netflix, que mudou a experiência com o entretenimento com o poder da nuvem para suportar conteúdos e alcançar milhares de consumidores ao redor do mundo, a Moderna, empresa de biotecnologia, que usa AWS como seu provedor de nuvem principal e a Natura, com quem a AWS trabalha diversas soluções, entre elas, o suporte em nuvem da AWS para sua plataforma de vendas de consultoras.
“GenAI, dados e a nuvem está abrindo novos caminhos para as empresas de todos os tamanhos e segmentos aprofundarem ainda mais suas qualidades e transformarem novos produtos em novos negócios de sucesso”, frisa Philomin.
Ferramentas como Amazon Bedrock, um serviço totalmente gerenciado e personalizável foi destacado pelo especialista como uma solução muito utilizado pelas empresas hoje. A solução permite de forma fácil o gerenciamento de dados na nuvem com segurança e recursos de IA generativa surpreendentes. Assim como o Amazon Q, um assistente baseado em IA generativa capaz para acelerar o desenvolvimento de software dentro das empresas e otimizar seus dados internos com mais agilidade.
IA precede da boa qualidade em dados
Philomin alertou também sobre a importância do mercado em entender que o foco em IA não é a tecnologia em si, mas, sim, os dados. “É fundamental entender que o dado é quem alimenta a IA. É a qualidade dos dados trabalhados que direciona os melhores casos de uso e evita aplicações indesejadas e alucinações de IA”, pontuou o especialista.
Para ele essa é a estratégia principal da AWS: garantir precisão com bons dados, e que estes gerem linguagens funcionais de Inteligência Artificial. Isso, segundo Philomin, impacta todo todo o direcionamento interno da AWS, o que garante a segurança e eficiência de suas soluções. “Todos nós temos o interesse de que a IA seja implementada de forma segura, ampla, confiável e responsável desde o seu princípio e para todos”, frisa o executivo.
Philomin deixa a mensagem que, sim, negócios modernos serão cada vez mais suportados pela nuvem e orientado por dados, e que a inteligência artificial generativa é definitivamente uma tecnologia revolucionária e decisória para a evolução dos negócios. São elementos que estabelecem um modelo irreversível na forma como as empresas se estruturarão no mundo moderno.