Pesquisar
Close this search box.
/
/
Aviões elétricos? Companhia americana afirma que terá modelos em 2026

Aviões elétricos? Companhia americana afirma que terá modelos em 2026

Segundo a United Airlines, as aeronaves ainda estão em fase de protótipo, mas podem ser até 100 vezes mais eficientes que modelos à jato

Quando se fala em zerar a pegada de carbono, logo se pensa em reduzir a frota de carros a combustão, repensar a produção da indústria. Pouca gente lembra, entretanto, que para a locomoção, não são apenas os carros que emitem gases poluentes e nocivos à atmosfera do planeta. Os aviões, que circulam todos os dias, também são responsáveis por uma parte grande da emissão de CO2, uma vez que necessitam de muita combustão para atingirem a velocidade suficiente para se manter no ar.

Discutir maneiras de mudar esse cenário era, até então, algo que chegava a poucas conclusões. Aviões à jato são mais eficientes e, principalmente, seguros, algo que pesa bastante tanto para companhias aéreas quanto para passageiros. Além disso, é difícil imaginar a mecânica de uma aeronave que não utilize a combustível para sair do solo. Mas, segundo a United Airlines, esse modelo em breve terá uma nova alternativa: aviões elétricos.

Em 2026, a empresa pretende deixá-los disponíveis como opção aos passageiros, fator que contribui para reduzir as emissões de poluentes da companhia — que pretende zerar sua pegada de carbono até 2050. A empresa já encomendou 100 aeronaves ES-19, da startup sueca Heart Aerospace, que produz modelos elétricos. Ainda em fase de protótipo, a startup pretende entregar a demanda até o final de 2024, ainda que a certificação saia somente em 2026.

Aviões elétricos: uma alternativa sustentável e… viável?

Além de reduzir a pegada de carbono, a chegada de aeronaves elétricas fará uma mudança e tanto no mercado aéreo. De acordo com o fabricante dos aviões, o modelo ES-19 é até 20 vezes mais econômico que as aeronaves comuns e 100 vezes mais eficiente que motores a jato que utilizam o estilo turbofan. Se não bastasse ser sustentável e eficaz, o ES-19 também terá uma manutenção mais barata que os modelos à jato.

Quanto aos detalhes, as aeronaves serão pequenas, com uma capacidade reduzida de passageiros. Terão pressurização da cabine e capacidade para até 19 pessoas, dispostos em oito fileiras de assentos individuais — o que por si só moderniza a parte interna de um avião comum. Os comandos são fly-by-wire, ou seja, eletrônicos, e o modelo pode decolar em pistas com até 750 metros.

A energia que possibilita fazer o avião decolar e se manter no ar é feita por meio de um conjunto de baterias de íons de lítio, muito semelhantes às usadas em carros e celulares. O ES-19 terá autonomia para sobrevoar 400 quilômetros, o que o configura para viagens regionais, e terá também quatro motores com sete hélices, montados na asa. Segundo a Heart Aerospace, a recarga é feita em apenas 40 minutos.

Interesses econômicos

Com o pedido de 100 aeronaves, a United Airlines sai à frente da inovação, mas outras companhias aéreas já demonstraram interesse nos modelos elétricos. A finlandesa Finnair já confirmou a intenção de comprar 20 unidades e o fundo Breakthrough Energy Ventures, alternativa criada por Bill Gates para reduzir a pegada de carbono, também anunciou investimentos no projeto.

A questão é: será essa uma alternativa sustentável e segura? Mecanicamente falando, é necessário aguardar as próximas etapas da startup para assegurar se o ES-19 será, de fato, uma nova realidade para o mercado de aviação.


+ Notícias

Startup brasileira lança embalagem sustentável para envasar água mineral

Como construir uma operação comercial mais sustentável

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]