Pesquisar
Close this search box.
/
/
A autorregulação publicitária do Conar

A autorregulação publicitária do Conar

Um dos mais quentes debates do XIII Congresso Brasileiro de Defesa do Consumidor foi o papel do Conar no controle da publicidade. Será que ele realmente funciona no país?

Lá pelos idos dos anos 1970, o Conselho Nacional da Autorregulamentação Publicitária (Conar), uma entidade não-governamental, surgia como resposta a censura imposta por um governo militar. Os propósitos eram justos e dignos de aplausos. A entidade ganhou força e, aos olhos leigos de muitas pessoas, virou órgão estatal, uma espécie de agência reguladora formada por meios de comunicação, empresas, algumas poucas entidades civis e agências de publicidade. E onde fica a população ou mesmo especialistas, tais como sociólogos, filósofos e outros nessa história?

Ao mesmo tempo, temos o Código de Defesa do Consumidos (CDC), criado há 25 anos, e que estabeleceu limites legais para a publicidade. Mais do que isso elencou duas ilicitudes: a publicidade enganosa (não corresponde a realidade do produto ou serviço oferecido) e abusiva (é contraria a moral e bons costumes).

Assim, o que queremos? Uma lei federal ou um setor regulando o próprio setor ou autorregulatório?

Autorregulação para quê?

A frase acima deu título a exposição do professor Adalberto Pasqualotto, professor de direito da PUC do Rio Grande do Sul, procurador de Justiça aposentado e ex-presidente da Brasilcon – organizadora do Congresso Brasileiro de Defesa do Consumidor, evento que acontece em Foz do Iguaçu (PR).

Pasqualotto, um especialista no direito do consumidor, traçou paralelos entre os modelos de controle da publicidade europeus e o do Brasil. No Velho Mundo, normalmente publicitário sequer participa desse debate – e se participa, ele não pode ter vínculo com anunciante ou agência. A ideia é justamente não manchar qualquer decisão desses órgãos de controle da publicidade.

“No Brasil, nós temos normas legais e ao seu lado um sistema separado (o Conar), o da autorregulamentação. Hoje, no país, ela é essencialmente corporativa. Embora haja uma aparência ou alguma minima participação social, sem dúvida, é uma atuação direta do Conar. Em outros países, os publicitários sequer participam do julgamento. Na verdade, são representantes da sociedade civil, geralmente com uma titulação acadêmica, tais como professores universitários do direito, da sociologia, da psicologia. Veja: são pessoas que estudam possíveis alterações das regras diante das alterações do mercado e que fazem aquilo que no nosso país é impensado: o controle preventivo”, afirma.

O exemplo francês

O professor da ex-procurador de Justiça citou o modelo francês de controle da publicidade, hoje formado por professores e a sociedade civil, e que julgou aproximadamente 36 mil casos no último ano – ou sete vezes o número do Conar entre 1980 e 2015, que analisou 8.911 anúncios. Esses números revelam outra diferença do Brasil: no país, julgam-se casos após a veiculação da publicidade ou a “posteriori”, segundo preferem alguns juristas.

“Aqui no Brasil só se faz o controle a posteriori e em um percentual muito pequeno. A média brasileira do Conar ano é de 251 julgamentos por ano, enquanto que países como a Franca é de 36 mil em 12 meses. E sabe por que a quantidade é maior? Porque quem faz esse controle, basicamente, é a sociedade civil representada por um órgão de controle”, afirma Pasqualotto.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]