Pesquisar
Close this search box.
/
/
Automatização e humanização tornam CX mais ágil e bem-sucedido

Automatização e humanização tornam CX mais ágil e bem-sucedido

Automatização de atendimento e ferramentas de monitoramento implementados pela Total IP promoveram sucesso acima das expectativas das Lojas Colombo

Na era digital, cada vez mais, a imagem da marca é associada a um bom atendimento pelo consumidor na hora da tomada de decisão. O uso de robôs dinâmicos pelas Lojas Colombo aprimoraram a comunicação e a experiência do cliente com ferramentas desenvolvidas pela Total IP que aliaram tecnologia e atendimento humanizado. Para garantir uma experiência positiva, a comunicação deve ser assertiva, rápida e direta na mensagem. A Total IP promoveu o CX para as Lojas Colombo com três tipos de robôs: Pagamentos, Cobrança e NPS.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Estamos num momento extremamente desafiador, e a tecnologia nos ajuda, mas sem esquecer das pessoas nesse meio. Roberta Piccoli, head de cobrança das Lojas Colombo, aponta que a cobrança começa muito antes, no processo de crédito. “Dificilmente a gente cobra um crédito mal concedido. E conceder crédito não é fácil, é preciso ter cautela, mas no nosso caso é preciso vender com qualidade”.

Para isso é importante ter um cadastro bem-feito. Na Colombo foi implementada uma mesa de checagens que faz toda a qualificação cadastral. Mesmo na loja essa checagem é feita de uma forma ágil, mas segura. “De modo que nos permita cobrar de uma forma melhor no caso de inadimplência”.

A head de cobrança da Colombo ainda ressalta que um cadastro estruturado contribui em outros setores, como o marketing, ao prover informações estratégicas sobre o perfil dos clientes e ajudar em abordagens mais assertivas que atendam as expectativas dos clientes e melhorem a conversão da empresa.

Leia Mais: Tecnologia aplicada para humanizar os processos de atendimentos

Pensar rápido com foco na solução

Em um ambiente influenciado pela constante transformação, tanto econômicas como sociais e culturais, como o da cobrança é, Piccoli indica que o segredo no processo é agir rápido. “Atuar rápido frente a qualquer tipo de problema para não perder o timing do relacionamento e da solução”, recomenda a head de cobrança das Lojas Colombo.

Essa agilidade foi posta à prova durante a pandemia para a Colombo, que atua no sul do Brasil, com um público que dava preferência majoritariamente ao carnê. Após o primeiro fechamento do comércio local para evitar a disseminação do vírus da Covid-19, as lojas receberam mais de 6 mil ligações diárias com questionamentos sobre o pagamento.

Para solucionar o problema foi implementada em apenas 24 horas a modalidade de boleto express com acesso online, o que Piccoli avalia que foi uma experiência muito bem-sucedida e que garantiu a confiança dos clientes. O resultado disso foi ter os menores indicadores de inadimplência das Lojas Colombo exatamente nos anos de pandemia.

Engajamento do cliente interno é diferencial

Mesmo com a melhor ferramenta, a melhor tecnologia e a melhor estratégia, se não houver uma equipe comprometida, não há sucesso no negócio e a experiência do cliente é ruim.

Na Colombo, o recrutamento da equipe de atendimento é feita diretamente pela head de cobrança, que busca o perfil mais adequado à cultura da empresa.

Além disso, o monitoramento dos indicadores é feito em tempo real pelas equipes, que traçam planos diários de ação. Exatamente pelo fato de ter equipes engajadas, destaca Piccoli, esse plano é constantemente reavaliado para se adequar às flutuações de cada momento. Na definição de Thiago Sanches, gerente comercial Total IP, a mescla do atendimento humanizado com o bom uso da tecnologia que consolidam uma boa jornada do cliente.

“É importante não estar engessado para que a gente possa acompanhar o mercado e proporcionar ao cliente uma boa experiência”.

As equipes de control desk da Colombo trabalharam em parceria com a Total IP no desenvolvimento da solução mais adequada e personalizada ao caso específico, lembra Sanches, “o que foi fundamental para detectar a melhor escolha de produto para automatizar parte do processo que era feito por humanos”.

Uma das situações lembradas pelo gerente de vendas da Total IP foi exatamente a implantação de um modelo de pagamento online, mas também deste relacionamento surgiram insights, como a preferência dos clientes da loja pela compra pelo telefone.

Leia Mais: O futuro do canal telefônico na era da digital experience

Adequação da tecnologia focada na experiência do cliente

Para se adequar à esse perfil, a Total IP apresentou um robô de meio de pagamento para agilizar o processo de pagamento e sistemas de análise de satisfação para ao final dessa experiência identificar o engajamento do cliente.

“Nós aprendemos sobre isso e levamos para cobrança, inclusive com NPS”, avalia o gerente comercial da Total IP.

O meio de pagamento robotizado facilitou muito o processo para o cliente e criou agilidade, além de adequar à Colombo à LGPD.

No caso da cobrança, a experiência do cliente também é lembrada. Para Piccoli, existe diferença entre o cliente ser e estar inadimplente. Enquanto o primeiro não se importa de contrair uma dívida e até eventualmente ter seu nome negativado, a Colombo tem a sensibilidade, explica a head de cobrança, de entender o momento econômico que alguns clientes que atrasaram o pagamento estão passando e por isso o NPS é analisado com atenção.

“Por isso tratamos as informações e nossos clientes com muito cuidado, porque inclusive na cobrança queremos que o cliente deseje voltar a fazer negócio conosco”, avalia Piccoli.

Conheça o Mundo do CX

Desafio das mudanças regulatórias

Logo na retomada da economia, a mudança de regulamentação da Anatel em relação às chamadas ativas de telemarketing, o 0303, e a tarifação das ligações de cobranças a partir do primeiro segundo causaram espanto com o aumento do custo na Colombo.

O caminho para a solução foi se apoiar nos parceiros, como a solução THD da Total IP, que identifica, classifica e inibe as caixas postais. “A mudança na regulamentação aumentou um pouco nosso custo, mas não tanto graças às empresas parceiras como a Total IP”, revela a head de cobrança da Colombo.


+ Notícias

Bots à beira de um ataque de nervos: o que fazer para não deixar o cliente sem saída?

Cliente: o coração do empreendedor rumo ao sucesso

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]