Pesquisar
Close this search box.
/
/
Automação: tendências e formas de se manter eficiente

Automação: tendências e formas de se manter eficiente

A automação já é uma realidade. No entanto, ainda é preciso compreendê-la para garantir uma efetiva utilização

A era da automação, sem dúvida, chegou. Cada vez mais vivemos em conjunto com as máquinas e é inegável perceber o quanto o uso delas facilitou a atividades cotidianas para os negócios. Acelerada pela pandemia, a automação ocupou o centro das atenções em 2020, permitindo às organizações simplificar tarefas e processos tediosos e repetitivos, bem como melhorar o trabalho geral em casa.

Essa tendência, iniciada no ano passado, segue ativa para 2021 e deve revolucionar a maneira de usar a tecnologia dentro das empresas. Hoje, temos novos desenvolvimentos em inteligência artificial e aprendizado de máquina, um investimento mais significativo em tecnologia e uma vivência, portanto, mais constante com a inovação.

O importante, agora, é estar por dentro das tendências. O que 2022 reserva para essa ferramenta de tecnologia? Essa pergunta foi analisada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), que destacou quatro tendências para o uso da automação nas empresas e indústrias. Confira:

1. O uso das máquinas no pós-covid será uma realidade

Se em 2020 a automação veio para suprir a falta de contato humano — imposta pelo isolamento social —, nos próximos anos, ela virá para facilitar os processos de atendimento, direcionando os profissionais a tarefas menos repetitivas. 2020 trouxe limitações na interação entre humanos devido a problemas de saúde imprevistos, que abalaram as bases da interação humana antes do Covid-19.

Mecanismos sem contato do consumidor e do funcionário, portanto, ganharão mais adoção em 2021. Essa tendência pode refinar a experiência geral do cliente, uma vez que o suporte ocorrerá tanto por meio da automação quanto, em último caso, por meio do contato humano.

Vale dizer que a automação também atua como um catalisador, acelerando a automação de tarefas repetitivas e rotineiras dentro e em toda a rede estendida de empresas.

2. Um grande empurrão para reduzir a complexidade

Visto que 2020 foi um ano desafiador — e 2021 tem seguido na mesma linha —, a automação vem não apenas para suprir o contato humano, mas também para reduzir as fricções e complexidades. Assim, a tendência é que isso alimente estratégias de automação e arquitetura no próximo ano. Haverá um grande impulso para alavancar a automação para remover a complexidade sempre que possível, em parte para lidar com as realidades do trabalho remoto e muitas incertezas contínuas, em parte também porque a TI está fundamentalmente mais complexa do que nunca.

Vale lembrar que, conforme o ecossistema nativo da nuvem explodiu, o mesmo ocorreu com a quantidade de opções. No fim, o ditado da ciência da computação é verdadeiro: estamos apenas movendo a complexidade.

3. Não somente mais automação, mas mais orquestração

2021 é o ano da orquestração de fluxos de trabalho automatizados entre domínios — para preencher uma das lacunas restantes de uma organização totalmente transformada digitalmente. Destaque para entender que a orquestração é a configuração, gerenciamento e coordenação automatizados de sistemas de computador, aplicativos e serviços.

4. Lições dolorosas que ficam para aprendizagem

A pandemia, querendo ou não, serviu como um grande conglomerado de processos voltados à automação, todos movimentados de uma hora para a outra, com pouco tempo para maturação e amadurecimento da capacidade das máquinas. Para alguns, isso foi um esforço positivo. Para outros, no entanto, algumas lições ficaram marcadas.

O ano da pandemia ficou marcado, tecnologicamente falando, por líderes de negócios que se voltaram para a automação como uma forma de complementar e aprimorar os esforços de transformação digital. Ou seja, os avanços os avanços que foram projetados para aplicação em anos foram reduzidos para aplicação em semanas, e vieram, sobretudo, para dar sustentabilidade aos processos mais consolidados.

Isso tem com consequência os futuros impactos para o pós-pandemia, que podem ser tanto bons quanto ruins. O CIP observou que, anteriormente, a maioria das formas de automação — como RPA, por exemplo — não melhora os processos por conta própria. Essas formas apenas os ajudam a correr mais rápido e com mais frequência. Isso não é bom se o processo subjacente for interrompido.

Assim, nos próximos anos, ficará mais evidente uma delimitação clara entre aqueles que automatizaram de forma eficaz e aqueles que não o fizeram, ditado pelo quão bem a empresa entende os processos subjacentes que está automatizando. Automatizar processos interrompidos costuma ser muito mais prejudicial do que não automatizar.


+ Notícias

A era da voz e a consolidação dos assistentes virtuais

Os caminhos para uma automação eficiente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]