O Procon do Rio de Janeiro notificou a Águas do Rio após constatar um aumento de 564% no número de queixas recebidas contra a concessionária responsável pelo abastecimento no estado. O percentual compara o início deste ano com o mesmo período do ano passado. Alguns consumidores relatam que o valor da conta de água mais que dobrou e em alguns casos até triplicou neste mês de janeiro. Além do Procon, muitas pessoas estão recorrendo à Justiça para tentar resolver o problema.
A maioria das reclamações são relacionadas ao aumento das contas de água e também à troca de hidrômetros por modelos considerados mais modernos. Há quem diga, que os novos são mais sensíveis e que isso pode justificar o aumento da fatura. Também foram encontradas reclamações sobre cobranças feitas por estimativa e contestações sobre multas aplicadas sob a acusação de fraude nos medidores.
Em nota enviada à Consumidor Moderno, a Águas do Rio afirmou que a substituição dos hidrômetros antigos por novos e a instalação do equipamento em todos os imóveis que anteriormente não tinham medição estão sendo realizadas pela concessionária, de acordo com determinação do contrato de concessão.
O equipamento, segunda a concessionária, é testado, aprovado e lacrado pelo INMETRO e mede o real consumo de água para efetivação da cobrança que é feita, por sua vez, considerando as diferentes categorias de usuários e tarifas definidas pela Agenersa – Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro.
O serviço de abastecimento de água e esgoto no Rio de Janeiro traz, historicamente, transtornos para a população do estado. Mesmo que não haja nenhuma irregularidade com os novos hidrômetros, as queixas dos consumidores têm muita relação com a qualidade do serviço prestado x o preço pago por ele. Em outubro do ano passado, a Agenersa determinou um aumento tarifário de 11,82% e com a chegada do verão, o bolso do consumidor tem sentido mais a mudança na tarifa.
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