A atividade produtiva do País registrou elevação de 0,4% em janeiro deste ano, em relação a dezembro de 2014, já com os devidos ajustes sazonais, depois de três meses consecutivos de queda. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), o crescimento não foi suficiente para produzir crescimento em termos anuais. Com relação ao mês de janeiro de 2014, a queda foi de 0,3%.
Pelo lado da oferta agregada, o aumento registrado no primeiro mês deste ano foi influenciado pelos avanços de 1,9% nas atividades industriais e de 1,5% na agropecuária. O setor de serviços teve um avanço bem mais tímido, de 0,3% frente a dezembro de 2014, ajustado sazonalmente.
Do ponto de vista da demanda agregada, todos os componentes registraram aumento, o maior deles nos investimentos, que cresceram 5,8% em janeiro. As exportações de bens e serviços também registraram bom desempenho no mês: avanço de 5,2%. O consumo do governo registrou elevação de 1,1% e o das famílias, atingido por uma série de reajustes de preços neste início de ano, cresceu apenas 0,1%. Por fim, as importações de bens e serviços subiram 1,9% em janeiro em comparação a dezembro de 2014, descontando-se os fatores sazonais.
Segundo os economistas da Serasa, a alta mensal das atividades produtivas não reverte a estagnação que a economia brasileira vem enfrentando desde o ano passado devido as pressões das políticas monetárias e fiscal restritivas, o que não deve mudar no curto prazo.
Leia mais
Varejo recua 2,8% em fevereiro, diz Serasa





