Consumidores e bancos atuam em uma novela já de longa data. Em 2013, as reclamações contra as instituições feitas ao Banco Central tiveram alta de 97,4% comparado a 2012, principalmente por débitos não autorizados e cobranças irregulares. Aparentemente, o enredo continua.
Por má prestação de serviço, 28 agências bancárias serão autuadas pelo Procon-SP. As 82 unidades selecionadas foram monitoradas durante o mês de maio, escolhidas com base nos atendimentos computados pelo órgão.
Durante a fiscalização, o órgão considerou: quantidade de guichês disponíveis, caixas em funcionamento, quantidade de consumidores na fila, quantidade de terminais existentes no autoatendimento e presença de orientadores.
As autuações se baseiam no compromisso firmado entre as instituições financeiras e a Federação Brasileira de Bancos, que indica o tempo máximo de espera para o atendimento de 20 minutos para dias normais e de 30 minutos para dias de pico. O máximo registrado pela fundação foi de uma hora e dois minutos, na agência Santander de Vila Prelado, zona sul paulista. A lista completa foi disponibilizada pela entidade.
Leia mais:
Vazamento de dados na internet: a culpa é de quem?
Brasil é o único latino-americano em lista de empresas sustentáveis
Débitos não autorizados ainda são principal reclamação de clientes bancários