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ASSAÍ celebra 50 anos com nova identidade visual da marca

ASSAÍ celebra 50 anos com nova identidade visual da marca

Batizada de “Sol do Amanhã”, a nova identidade visual homenageia a história do atacadista e traz protagonismo ao principal símbolo da companhia

A identidade visual é muito mais do que apenas um logotipo bonito ou uma paleta de cores atraente; é o “rosto” visual de uma marca, onde se tem a oportunidade de criar um posicionamento e uma conexão com o público. Não à toa, muitos brasileiros levam em consideração a importância da identidade visual na hora de consumir um produto ou serviço, essa é uma das constatações da pesquisa recente, Guia dos Melhores (plataforma de avaliação de produtos online), onde mostrou que para 54% dos consumidores, os valores, mensagens e a identidade visual de uma marca são decisivas para a escolha.

 Nos últimos anos, temos testemunhado diversas empresas comunicando a nova identidade e um novo posicionamento da marca. Isso porque onde a concorrência acirrada e a atenção do consumidor são cada vez mais disputadas, uma identidade visual forte pode ser o diferencial para o sucesso de uma empresa.

De acordo com Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes da Companhia, a evolução do logo reflete o crescimento da marca ao longo das últimas décadas. Entre 2011 e 2023, o Assaí Atacadista expandiu, passando de  59 para 288 lojas em todo o Brasil, com um aumento de quase 20 vezes no faturamento e uma equipe com mais de 80 mil colaboradores. Tornando-se o primeiro Cash & Carry puro listado na B3 e na NYSE, alcançando o status de Corporation, uma empresa de capital pulverizado, sem um único controlador.

“São 50 anos de uma trajetória de sucesso, atualmente, o Assaí está presente em 1 a cada 4 lares do país. Orgulhando-nos de nossas conquistas, este momento histórico marcou a escolha certa para a modernização da nossa marca. O novo logotipo representa o desenvolvimento contínuo de uma marca que trabalha incansavelmente, de Sol a Sol, para fazer parte do cotidiano de mais de 35 milhões de clientes que nos visitam mensalmente”, comenta Yamamoto.

A cadência das cores quentes e a geometria das linhas projetam um Sol mais evidente, vibrante e acolhedor. Este Sol surge acima da palavra Assaí, combinada a uma tipografia forte, moderna e imponente, que sustenta, com equilíbrio, o principal símbolo da marca. “Ao longo do período de construção do novo logotipo, compreendemos que todas as composições que comunicam a marca Assaí precisam transmitir uma mensagem objetiva e transparente sobre nosso negócio. É essencial que sejam verdadeiras com a realidade do nosso público e autênticas em expressar nossa brasilidade”, explica Yamamoto.

Em colaboração com a Troiano Branding, empresa especialista em construção de marca, e a StarMKT, house agency do Assaí, foi realizado um estudo completo da marca anterior para entender as suas fortalezas e aprimorá-las para o novo logotipo. A partir de um diagnóstico detalhado, a consultoria identificou seis elementos-chave do Assaí, que foram contemplados em uma tradução do propósito da Companhia, os quais foram traduzidos visualmente, representando fielmente o propósito da Companhia.

Ao incorporar elementos simbólicos que remetem à sua história e valores, o novo logo não só revitaliza a imagem da empresa, mas também fortalece sua conexão emocional com os consumidores.

“Chegamos a um novo logo que representa um sol simples, que enxerga o futuro e homenageia os 50 anos de história do Assaí, com uma tipografia confortável e mais presença”, finaliza a executiva.



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