Investimentos em diversidade e inclusão trazem resultados. Isso é um fato comprovado tanto por dados quanto por cases mundo afora. Inclusive, ao contrário do que alguns podem supor, esses resultados não são apenas intangíveis – ou seja, não estão relacionados apenas a reputação, marca, posicionamento etc. De acordo com dados da McKinsey, a diversidade étnica e racial pode ampliar em 35% as chances de uma empresa ter rendimentos acima da média do setor; a diversidade de gênero pode aumentar em 15% esse potencial. Além disso, nos EUA, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe de executivos, os lucros aumentam 0,8%
Do ponto de vista do relacionamento com clientes, a perspectiva também é positiva. e acordo com o Relatório Orgulho LGBTQIA+ 2023, publicado pela Opinion Box, 38% do público heterossexual e cisgênero também dão preferência a empresas que apoiam a diversidade e, segundo um estudo da Ipsos, no Brasil os consumidores LGBTQIA+ movimentaram R$10,9 bilhões em compras no varejo e comércio eletrônico em 12 meses. Esse público já representa 5,5% do consumo dos lares brasileiros.
Diversidade e poder econômico
Não é por acaso, portanto, que o Assaí Atacadista, um dos maiores empregadores do Brasil, tem valorizado a diversidade. Presente nas cinco regiões do país com mais de 260 lojas distribuídas em 23 estados (além do Distrito Federal), a companhia possui mais de 70 mil colaboradores(as) e registrou um aumento de 41% nas pessoas trans que integram o seu time de colaboradores(as) em todo o país já no início deste ano.
O indicador tem como base a opção autodeclarada pelo uso de crachá social e considera o primeiro trimestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. Já no comparativo anual entre 2022 e 2021 o aumento foi ainda mais expressivo: mais de 48%.
Leia mais:
Diversidade faz bem para o negócio e para a sociedade
Programa de Diversidade do Assaí
Esse crescimento está em linha com as ações da companhia que busca por meio de parcerias uma valorização ainda maior da diversidade dentro da empresa. Uma delas é com a TransEmpregos para conectar mais profissionais trans a oportunidades de trabalho no Assaí. Outro passo foi tornar a companhia signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e patrocinadora da Feira DiverS/A, além de ser uma das empresas apoiadoras da 5ª edição da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo.
Todas essas iniciativas fazem parte do Programa de Diversidade do Assaí. A iniciativa conta com cinco temas prioritários (Raça, LGBTQIA+, Equidade de Gênero, Pessoa com Deficiência e Gerações) com diversas ações para a promoção da inclusão, respeito e valorização a todas as pessoas, além de combater quaisquer atitudes que levam a violência e discriminação.
Especificamente na promoção dos direitos LGBTQIA+, dentre as ações lideradas pela companhia estão: a isonomia em todos os benefícios, a disponibilização do crachá social e o uso do banheiro conforme a identidade de gênero; além de oferecer diferentes recursos como treinamentos, guias inclusivos e uma trilha exclusiva sobre como as pessoas podem se nos tornar aliados do tema e ter atitudes que combatam a LGBTfobia, disponibilizados na Universidade Assaí – plataforma de educação e desenvolvimento exclusiva para os(as) colaboradores(as) do Atacadista.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Clientes no centro (e internamente)
Adotar políticas inclusivas dentro de uma empresa, demonstra não apenas apoio à diversidade, mas, denota uma visão atual sobre busca por melhores resultados e competitividade. Além disso, contar com a atuação de uma equipe plural e diversificada (mulheres, Trans, negros, LGBTQPIA+, com deficiência, acima de 50 anos etc) é hoje um grande diferencial estratégico para as organizações.
Por quê? Porque se ter o cliente no centro dos negócios é o que torna uma empresa mais competitiva, e com melhores resultados, estratégias construídas em squads plurais tendem a trazer um olhar mais inclusivo e amplo para clientes de todos os públicos. Uma liderança atenta a esse fator certamente obterá não só uma maior possibilidade de ampliação de receita como encontrará soluções para problemas internos e externos também.
+ NOTÍCIAS
O propósito do bem-estar e a Chilli Beans
Por que o C-Level passou a defender o bem-estar dos colaboradores?