Pesquisar
Close this search box.
/
/
Ásia ganha espaço em ranking de inovação; Alemanha e EUA caem

Ásia ganha espaço em ranking de inovação; Alemanha e EUA caem

Levantamento feito pela GE Reports mostra que executivos enxergam crescimento da importância de Japão e China na inovação global

É difícil admitir, mas 2013 já passou há muito tempo. Prova disso é que naquela época a seleção brasileira não sabia o que era tomar sete gols em um jogo, Dilma Rousseff ainda estava em seu primeiro mandato como presidente do País, assim como crise econômica não era uma palavra tão comum do brasileiro. No mercado da inovação, cinco anos podem representar séculos de transformação.

Logo, aqueles que foram protagonistas há cinco anos podem não estar em cima atualmente. E foi exatamente o que aconteceu. Um levantamento feito pela GE Reports, braço de estudos da multinacional GE, mostra que países como Estados Unidos e Alemanha, antes vistos como a merca da inovação, vêm perdendo espaço para potências asiáticas como Japão e China.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Cerca de 2 mil executivos foram questionados sobre qual país está liderando a inovação no mundo. Os EUA continuam liderando, mas a sua participação, de 2013 até 2018, caiu de 38% para 28%. A vice-liderança, agora, é do Japão com 21% da preferência. O pódio é completado pela China, com 14%.

A queda mais acentuada nesse levantamento foi a da Alemanha. Há apenas cinco anos, o país era visto como o segundo maior motor de inovação do planeta de acordo com os executivos entrevistados pela GE. Atualmente, com 9% dos votos, está bem longe do percentual de 16% alcançado em 2014. Como alento aos europeus, a Suécia saltou de 1% para 3% no mesmo período.

Ao mesmo tempo, o ambiente de inovação parece estar mais aberto em todo o planeta. Executivos de todas as nacionalidades afirmaram que o seu país conseguiu desenvolver o tema dentro das fronteiras. Os destaques foram China, que saiu de 24% para 73% de avaliação positiva de 2014 a 2018, e Índia, de 28% para 67% no mesmo período. O Brasil vem logo atrás: saiu de 14% para 43%.

Executivos protecionistas

Por outro lado, mesmo sendo questionados a respeito de inovação, os executivos ainda estão muito protecionistas. Para 55% deles, políticas protecionistas beneficiam os negócios em inovação. Um paradoxo, no entanto, é que a maioria também admite os benefícios da globalização e dos mercados abertos.

Outra questão interessante é que 68% dos executivos afirmaram que os governos de seus países não são capazes de regular a inovação. Segundo eles, o sistema público não é capaz de acompanhar o ritmo de inovação.

Mais lento e eficaz

A cabeça dos executivos também vem mudando em alguns temas, como a questão da velocidade da inovação. Se há poucos anos a tendência era lançar tudo o que pudessem no mercado, agora a ordem é ser comedido e assertivo. Por isso, testes e mais testes estão sendo feitos antes do lançamento de qualquer produto – muito mais do que antes.

Isso pode ser visto na expectativa de retorno. Se antes o retorno sobre o investimento (ROI) tinha que ser rápido, agora 84% dos profissionais afirmam que estão dispostos a aguardar um ROI de longo prazo para um avanço inovador.

E a próxima tecnologia disruptiva, segundo eles, será a impressão 3D. Para 91%, o avanço dessa técnica aumentará a criatividade – e ajudará a levar os produtos de maneira mais rápida para o mercado, pelo menos para 89% deles. Além da impressão 3D, os executivos também estão de olho nas transformações em redes de energia, saúde virtual e cidades inteligentes.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]