Companhias sediadas nas mais variadas regiões do planeta têm, cada uma à sua maneira e em seus contextos, a inovação em seu DNA. Segundo o ranking da Forbes das 100 empresas mais inovadoras do mundo, entre elas, pelo menos 10 do ramo varejista se destacam.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Nosso método baseia-se na capacidade dos investidores de identificar empresas que esperam ser inovadoras no momento atual e no futuro. As empresas são classificadas pelo que a Forbes chama de “prêmio de inovação”, que é a diferença entre a capitalização de mercado e o valor presente líquido dos fluxos de caixa dos negócios existente. Um algoritmo desenvolvido pelo banco Credit Suisse faz esse trabalho.
A diferença calculada, em porcentagens com escala que vai até o máximo de 100%, é o saldo final de inovação de cada empresa. Confira abaixo quem se destacou:
1) Amazon (EUA) – 77.4%
A empresa de Jeff Bezos, conhecida por revirar os modelos de negócio do varejo com sua forte presença no e-commerce, ficou em quinto lugar no ranking geral.
2) Amorepacific (Coréia do Sul) -60.81%
O conglomerado sul-coreano que detém empresas no ramo varejista de cosméticos e estética na Ásia ficou em 18º lugar no ranking geral da Forbes.
3) CP All (Tailândia) – 57.32%
O grupo cujo o dono é o empresário Dhanin Chearavanont, homem mais rico da Tailândia e detentor das operações da icônica loja 7-Eleven, ficou na 23ª posição no ranking geral da publicação norte-americana.
4) Hermés (França) – 52.38%
A grife de luxo francesa, renomada no mercado de moda por suas bolsas, figurou na 29ª posição na lista da Forbes.
5) Starbucks (EUA) – 50.77%
A maior rede de cafeterias do mundo também se destacou. A marca é a 30ª empresa entre as 100 listadas pela revista norte-americana.
6) Fast Retailing (Japão) – 50.57%
A companhia japonesa, holding da marca de vestuário UNIQLO, patrocinadora do tenista ex-número 1 do mundo Novak Djokovic, é a 32ª empresa mais inovadora, segundo a Forbes.
7) Falabella (Chile) – 44.09%
Um dos maiores e-commerces da América Latina, a Falabella, sediada no Chile, conseguiu ficar entre as 50 empresas mais inovadoras, de acordo com a Forbes. A companhia ficou na 47ª posição no ranking geral.
8) Inditex (Espanha) – 42.64%
O grupo espanhol Inditex, maior varejista de vestuário do mundo que controla a rede de fast fashion Zara, se posicionou na 54º lugar da lista da Forbes.
9) Luxottica (Itália) – 41.54%
Dona da brasileira Óticas Carol e da americana Sunglass Hut, empresas líder em seus países, o conglomerado ótico da Luxottica é a 61ª companhia mais inovadora do mundo.
10) Shiseido (Japão) – 36.76%
A gigante japonesa do ramo de cosméticos foi considerada pela Forbes a 87ª empresa que mais inova atualmente.
Leia também:
As 25 marcas mais valiosas do varejo mundial