A seleção do ponto de venda é sempre um aspecto complicado das negociações comerciais. Com o crescimento do varejo on-line e a crescente demanda dos consumidores por conveniência, fazer com que a loja opere no azul é ainda mais difícil. Buscando unir a demanda dos consumidores à oferta do varejo, o Potloc é uma plataforma social que, em algumas cidades do Canadá, facilita a conexão do lojista correto ao PDV certo.
Fundada no final de 2013 por quatro universitários (três franceses e um canadense), a Potloc está presente em Montreal e Vancouver com foco em conectar os lojistas aos espaços comerciais nos quais é maior a possibilidade de encontrar demanda. E como isso é feito? Por meio de votação popular.
Os consumidores dizem que tipo de espaço gostariam de ter nas redondezas e a Potloc leva essas informações aos varejistas listados em sua plataforma, apresentando também os dados dos PDVs vagos na região. Quanto mais pessoas acessarem o site e escolherem o que desejam ter na vizinhança, mais precisa é a informação.
Evidentemente, muitos outros fatores devem ser levados em conta na escolha da localização da loja, mas a regra de ouvir o cliente ganha um novo sentido com o uso de ferramentas digitais.
Leia mais:
As 9 varejistas mais inovadoras do mundo