Pesquisar
Close this search box.
/
/
Apps: tecnologia também a favor das bicicletas

Apps: tecnologia também a favor das bicicletas

Estabelecimentos receptivos com ciclistas, mapeamento de rotas, manutenção, redes sociais. Conheça apps que auxiliam ciclistas a ter uma viagem mais segura e interativa

Com o investimento em ciclofaixas em alguns lugares do país, o número de pessoas que vão para o trabalho, para a casa ou praticar exercício com a magrela aumentou em alguns lugares.

Algumas empresas disponibilizam bicicletas para os funcionários, outras fizeram uma espécie de estacionamento para quem vai trabalhar se exercitando. Algumas pessoas montaram negócios em torno desse novo momento para as bikes e até mesmo a moda pegou carona nessa transformação do transporte.

Claro que o universo tecnológico não ficaria para trás. Inúmeros aplicativos foram criados para facilitar a vida do ciclista. Confira alguns deles abaixo.

Pedalando em Rede
Muitos aplicativos apostam na criação de um ambiente virtual para que haja interação entre eles. Este é o caso do Strava, Endomondo e Sport-Tracker.

Leia também: Mobilidade: a responsabilidade é pública, privada e do cidadão

Atualmente, o Strava é o mais popular. Ao invés de simplesmente registrar o percurso e mostrar algumas informações, ele cria um ambiente virtual para que ciclistas interajam e compartilhem dados, rotas e estatísticas. Esta interação acabou gerando uma competição mundial, onde ciclistas batalham para elevar a posição no ranking de quilômetros percorridos.

Uma ferramenta dentro da plataforma, porém, faz ainda mais sucesso: a Segmentos. Ela permite que usuários escolham rotas determinadas, como uma subida ou um terreno acidentado, para criar uma competição de quem a completa mais rapidamente. Isso cria um ranking específico, fomentando a competição entre amigos e conhecidos.

O app dinamarquês Endomondo possui a mesma função: identificar informações da rota e, depois, compartilhar com outros usuários da rede. A diferença é que ele permiti que, durante o percurso, os usuários mandem mensagem para amigos pela plataforma e criem competições em determinados trechos da rota.

Leia também: O uso das bicicletas caiu em SP de 2007 a 2012

Já o Sport-Tracker se popularizou muito no Brasil. Criado por ex-funcionários da Nokia, ele possibilita, além da divulgação de informações e estatísticas, que o usuário poste fotos ou compartilhe quais músicas foram ouvidas no percurso.
 
Quebrou? Conserta!
Alguns aplicativos visam criar uma maior segurança para ciclistas. Bike Repair (iOS e Android) e Bike Doctor (iOS), por exemplo, apresentam soluções para problemas mecânicos. Assim, caso aconteça algo quando o ciclista está longe de uma oficina, o app pode ajudar na resolução do problema.

O Bike Doctor possui a facilidade de ter um banco de dados com soluções mecânicas, que pode ser acessado mesmo se o ciclista estiver sem acesso à rede de dados. Além disso, traz dicas de limpeza e conservação da bike, ensina os consertos mais comuns e também ajuda a identificar problemas mais complexos.

Já o Bike Repair é mais parecido com um guia prático. Com 58 tutoriais de reparo, o guia possui fotos detalhadas que auxiliam a resolver problemas graves de mecânica.

Onde Ir
O BikeIT é um serviço ideal para saber quais os melhores lugares para você e sua bike. O site indica estabelecimentos que possuem boa estrutura e são gentis com ciclistas através de um sistema de votação e comentários de usuários. Locais mal avaliados ficam marcados com sinal amarelo, os mais queridos ficam verdes.

Já o Warm Showers é uma rede que interliga hóspedes e anfitriões que andam de bicicleta em todo o mundo. Está viajando de bike e não tem onde parar? É só buscar um ?anfitrião? mais próximo e solicitar a estadia. Segundo o site, a estadia pode ser ?um sofá, um quarto ou um lugar para acampar?.

Leia também: Conheça a propaganda de carro que incentiva o uso da bicicleta
 
Por Onde Ir
Traçar rotas antecipadamente é algo de extrema importância para quem fará longos trajetos. Aplicativos e sites como o Map My Ride, por exemplo, usa o GPS para antecipar novas rotas e prever qual será o consumo calórico do percurso.

Com um banco gigantesco de rotas oficiais e de usuários, o site e aplicativo BikeMap (Android, iOS e Windows Phone) oferece ampla gama de opções para o ciclista ter em mente qual o melhor percurso a ser realizado e a variedade é imensa. Só na cidade São Paulo, por exemplo, são mais de 1000 rotas cadastradas.

Com informações do portal Estadão.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]