/
/
Hinge chega ao Brasil buscando conexões duradouras

Hinge chega ao Brasil buscando conexões duradouras

Hinge aposta em conexões profundas para enfrentar o desgaste emocional dos usuários e o "dating burnout" que afeta a Geração Z.
O Hinge aposta em conexões profundas para enfrentar o desgaste emocional dos usuários e o "dating burnout" que afeta a Geração Z.
Foto: Shutterstock.
O Hinge chega ao Brasil com uma proposta mais profunda para relacionamentos, limitando interações e incentivando conversas significativas, em contraste com a superficialidade dos apps tradicionais. A mudança responde ao “dating burnout”, que afeta principalmente a Geração Z. Em meio à reinvenção do setor, alternativas como Hinge e Happn mostram caminhos diferentes para conexões mais humanas no ambiente digital.

Muitos usuários de aplicativos de namoro dizem que já passaram por algum tipo de crise emocional por conta do uso dessas plataformas. Agora, a chegada do Hinge ao Brasil propõe uma abordagem diferenciada para as conexões virtuais.

Controlado pela Match Group, dona também do Tinder, o Hinge foca em pessoas que buscam relações sérias e duradouras, oferecendo um formato que limita os likes diários e incentiva conversas mais significativas, com até 10 interações simultâneas permitidas.

Diferencial está na inclusão de Prompts

Hinge foi o primeiro aplicativo de relacionamento a disponibilizar a inclusão de Prompts (quebra-gelos) em seus perfis, e esse recurso continua sendo um dos principais diferenciais do app. São perguntas ou frases criativas que facilitam compartilhar mais sobre quem você é e iniciar conversas mais profundas com quem você der um match.

Cada usuário deve incluir três respostas aos quebra-gelos em seu perfil, como por exemplo “A gente vai se dar bem se…” ou “Eu poderia passar a noite toda conversando sobre…”. Além de texto e fotos, é possível adicionar áudios e vídeos nos quebra-gelos, permitindo que sua personalidade ganhe vida para além das imagens.

Além dos quebra-gelos e fotos, o Hinge possui diversos recursos pensados para incentivar conexões com intenção como Metas de relacionamento, onde os usuários deixam claro o tipo de relacionamento que procuram. Áudios, que possibilitam conversas mais naturais por mensagem e, Sua vez, espécie de mediador que lembra o usuário quando é sua vez de responder, mantendo o fluxo da conversa com esforço mútuo. Há também o ‘Limites do “Sua vez”’, que ajudam os usuários a se concentrarem, exigindo que respondam ou encerrem conversas antes de se conectarem com novas pessoas, promovendo interações mais intencionais e um aumento de 20% na taxa de resposta. Outra ferramenta é “A gente se conheceu”, uma pesquisa dentro do app que aparece após um encontro, para saber se ambos gostariam de se ver novamente. O Hinge foi o primeiro aplicativo de relacionamento a oferecer esse recurso, que agora é amplamente replicado na indústria.

Diversidade e Segurança

No Brasil, o aplicativo contará com mais de 50 opções de identidade de gênero e 21 de orientação sexual, permitindo que cada pessoa se apresente da forma mais autêntica possível. Além da identidade, os usuários podem expressar o que buscam por meio de Quebra-gelos personalizáveis em seus perfis e preferências que refletem seus valores, religião, objetivos de vida ou até signos do zodíaco, ajudando as pessoas a se conectarem com base no que realmente importa para elas.

A segurança é uma prioridade na plataforma. O aplicativo oferece recursos como Verificação de selfie, lembretes que incentivam comportamentos positivos e o Filtro de comentários, todos projetados para dar mais controle aos usuários Com sua chegada ao Brasil, o Hinge apresenta um novo padrão para aplicativos de relacionamento, baseado em empatia, respeito e confiança, princípios que considera essenciais para criar um ambiente seguro e positivo.

Crise nos relacionamentos?

Um a pesquisa da Forbes Health indica que 79% da Geração Z sofre de esgotamento emocional – chamado “dating burnout” –, causado por frustrações e conexões superficiais na vida digital com os apps de relacionamento. Mulheres representam 80% dos mais afetados.

Em resposta, o Hinge aposta na restrição intencional do número de perfis diários e o estímulo a conversas em profundidade como caminhos para mitigar a fadiga da experiência digital. Trazendo, assim, uma nova alternativa para quem busca o online como meio de encontro entre pessoas. Em comunicado oficial, Jackie Jantos, presidente e CMO do Hinge, enfatizou que o app chega ao Brasil com a missão de “ajudar as pessoas a encontrarem relacionamentos pelos quais valha a pena deletar o app”.

Por outro lado, apps como o francês Happn fazem sucesso no mundo todo. Só no Brasil, um dos seus maiores mercados globais, ele conta com cerca de 30 milhões de usuários. O app é conhecido por seu diferencial de geolocalização, que conecta pessoas que cruzaram fisicamente seus caminhos na vida real, ou frequentam o mesmo local, promovendo encontros mais orgânicos.

Em resumo, os apps de namoro estão em busca de uma abordagem mais cuidadosa e reflexiva. Se isso será um benéfico emocional e o início para relacionamentos duradouros, só o tempo dirá. A única certeza é que num momento crítico em que o mercado de apps de relacionamento precisa se reinventar frente não só ao esgotamento emocional dos usuários e a crise da superficialidade nas conexões digitais, mas também ao crescimento da Inteligência Artificial (IA) para fins emocionais, a vida digital segue sendo mais um reflexo das interações humanas: complexa.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas
MAIS +
Para a Sprinklr, o CX conversacional tornará aplicativos e sites obsoletos, transformando a experiência em jornadas fluidas, guiadas por IA.
Para a Sprinklr, o futuro é do CX conversacional
O CX conversacional tornará aplicativos e sites obsoletos, transformando a experiência em jornadas fluidas, guiadas por IA.
Ana Maria Vailati, diretora de Marketing e Relacionamento do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
CM Entrevista: Experiência do paciente é ativo estratégico no Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Além de alta tecnologia, o impacto emocional na experiência do cliente define a excelência em saúde no Oswaldo Cruz.
Suzano aposta em IA, pesquisas e narrativas sensíveis para criar conexões reais em um mercado cada vez mais emocional.
"Não comunicamos apenas produtos, mas valores e experiências", diz CMO da Suzano
Suzano aposta em IA, pesquisas e narrativas sensíveis para criar conexões reais em um mercado cada vez mais emocional.
Na segunda edição CX Connect, Heineken, Nubank e Vivo mostram que a IA só gera vantagem competitiva quando existe estratégia, curadoria e humanidade.
CX Connect 2025: Como a IA está redesenhando a experiência do cliente  
Na segunda edição CX Connect, Heineken, Nubank e Vivo mostram que a IA só gera vantagem competitiva quando existe estratégia, curadoria e humanidade.
SUMÁRIO – Edição 295

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
jacques@gpadrao.com.br

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
lucimara@gpadrao.com.br

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
daniela.calvo@gpadrao.com.br

Elisabete Almeida
elisabete.almeida@gpadrao.com.br

Érica Issa
erica.issa@gpadrao.com.br

Gustavo Bittencourt
gustavo.bittencourt@gpadrao.com.b

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
larissa.santana@gpadrao.com.br

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
julia.fregonese@gpadrao.com.br

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
camila@gpadrao.com.br

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
comercial@gpadrao.com.br