A internet estava em polvorosa com as possíveis novidades que a Apple anunciaria em evento realizado nesta segunda-feira, 25, no Teatro Steve Jobs, em Cupertino (EUA). Aos curiosos de plantão, o mistério chegou ao fim. Trata-se da criação de novos produtos: um cartão de crédito digital, o Apple Card; Apple TV+ plataforma de conteúdos originais que chega para concorrer com o Netflix e, também, um serviço de compartilhamento de notícias, o Apple News+. As novidades devem ficar disponível para compra no segundo trimestre de 2019.
O cartão de crédito terá interface intuitiva e vai fornecer informações e dados relevantes de consumo do usuário por meio de um aplicativo. Diferentemente dos processos bancários atuais, onde o cliente demora para ter respostas de seu gerente sobre dados de sua conta, o dispositivo terá proposta simples e instantânea, como se fosse uma troca de mensagens.
Para esclarecer dúvidas sobre suas transações, o aplicativo utiliza Machine Learning para “traduzir” os nomes fantasia dos estabelecimentos, de modo que o consumidor receberá um nome mais reconhecido. Seguindo a tendência de fintechs, o cartão permite dividir os gastos por categorias, como alimentação, lazer, viagens, entre outros.
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Uma tendência praticada no segmento de bancos digitais que está presente no cartão é a premiação de usuários. O Daily Cash vai funcionar como uma espécie de cash back, onde o cliente costuma receber uma média de 2% do valor gasto de volta. Em caso de compras feitas em lojas oficiais da Apple, o valor retornado é ainda maior, com 3%.
Na contramão dos banco tradicionais que costumam mandar o montante gasto por mês ao cliente, o diferencial do Apple Card é a flexibilização de acordo com a preferência do cliente, de modo que o usuário também consegue dividir sua fatura para pagamentos semanais ou quinzenais.
Outro diferencial do cartão, que também poderá ser adquirido em sua forma física, é que ele não apresenta um número que tradicionalmente marca os cartões. Data de vencimento e código de segurança também não estão inseridos no cartão. O processamento dos pagamentos será feito pela Mastercard, de modo que a empresa realizou uma parceria com o banco Goldman Sachs para a expansão do Apple Pay.
Serviço de notícias e TV
Outras novidades anunciadas durante o evento foram a plataforma de notícias que funcionará no formato de assinatura e, seguindo a tendência de conteúdos de streaming, a criação da Apple TV+. “Sentimos que podemos contribuir com algo importante para a nossa cultura e sociedade através das narrativas”, disse Tim Cook, CEO da Apple.
O serviço de streaming chega em um momento de domínio do Netflix e, para iniciar a disputa, já anunciou algumas produções originais como “For All Manking”, protagonizado por Joel Kinnaman, e “See”, com Jason Momoa e Alfre Woodard.
O Apple News+ terá um custo fixo de US$ 9,90 mensais e contará com mais de 300 veículos, incluindo alguns nomes como Wall Street Journal, Los Angeles Times, além de revistas como Rolling Stone, The New Yourker, Wired, entre outras.