Pesquisar
Close this search box.
/
/
Apple, Amazon e Google se unem para criar padrão universal para “casas inteligentes”

Apple, Amazon e Google se unem para criar padrão universal para “casas inteligentes”

Objetivo do novo protocolo é garantir segurança e tornar dispositivos inteligentes compatíveis entre si

Atualmente, se você deseja transformar sua residência em uma “casa inteligente“, é recomendado escolher um sistema – Amazon Echo ou Google Home, por exemplo – e seguir com ele até o fim, uma vez que aparelhos e serviços de diferentes marcas não se integram. Agora, Amazon, Apple e Google se uniram para criar um padrão de código aberto para aparelhos de “casa inteligente”, que poderão conversar entre si e acessar os mesmos serviços de maneira única.

O protocolo, batizado de Connected Home Over IP, ou apenas CHIP, será um padrão aberto para dispositivos domésticos inteligentes.

Com ele, o consumidor terá garantia de que qualquer acessório, como fechaduras ou luzes controladas remotamente, funcionará independentemente do smartphone ou assistente de voz que estiver usando.

Dessa forma, será possível configurar e utilizar qualquer dispositivo a partir da Siri ou da Alexa, por exemplo, uma vez que o protocolo de conexão da Apple e da Amazon será o mesmo.

“O projeto é construído em torno de uma crença comum de que dispositivos domésticos inteligentes devem ser seguros, confiáveis e fáceis de usar”, disseram as empresas em um comunicado conjunto à imprensa. “Com base no Internet Protocol (IP), o projeto visa permitir a comunicação entre dispositivos domésticos inteligentes, aplicativos móveis e serviços em nuvem e definir um conjunto específico de tecnologias de rede baseadas em IP para certificação de dispositivos”, diz o comunicado.

Um único protocolo significa também que o desenvolvimento de dispositivos inteligentes se tornará mais fácil. Os desenvolvedores não precisarão mais considerar métodos de acesso específicos para Amazon Echo, Google Home e Siri da Apple. Todos os três usarão o mesmo método. Isso reduzirá o limite de entrada para novos desenvolvedores e abrirá o mundo da tecnologia de “casa inteligente” para dispositivos novos e criativos.

“Embora os dispositivos domésticos inteligentes sejam abundantes, a falta de um padrão de conectividade em todo o setor deixa as pessoas confusas e frustradas ao tentar entender quais dispositivos funcionam com cada sistema doméstico inteligente. Isso também aumenta a carga de trabalho sobre fabricantes, que buscam garantir que todos os dispositivos sejam compatíveis uns com os outros”, escreveu Nik Sathe, vice-presidente de engenharia do Google, no post em que anuncia a iniciativa.

casas inteligentes
Foto Unsplash

O CHIP usará como base as tecnologias que já estão sendo usadas no mercado pela Apple, Google e Amazon. Com isso, as empresas esperam que o desenvolvimento seja rápido e a primeira versão deve ser lançada até o fim de 2020.

Mercado em expansão

O mercado de “casas inteligentes” deve continuar crescendo pelos próximos anos. Segundo a consultoria Strategy Analytics, que publicou o relatório 2019 Global Smart Home Market, os gastos do consumidor com hardware, serviços e taxas de instalação relacionados a “residências inteligentes” chegarão a US$ 103 bilhões em 2019, e devem crescer para US$ 157 bilhões até 2023.

De acordo com o relatório, no fim de 2018 havia mais de 200 milhões de lares em todo o mundo com pelo menos um dispositivo doméstico inteligente.

Até 2023, haverá mais 100 milhões de residências inteligentes à medida em que o mercado atingir 30% de todos os lares de banda larga em todo o mundo.

Segundo a o relatório, até o final de 2023 haverá mais de 6,4 bilhões de dispositivos domésticos inteligentes em uso, ou uma média de 21 por casa inteligente.

Casas inteligentes

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]