O app SOSPS nasce com a proposta de monitor o tempo de espera de mais de 30 hospitais privados da Grande São Paulo. Disponível para Android e iOS, é gratuito e oferece a estimativa do tempo de espera para serviços de Pronto-Socorro e Pronto Atendimento Clínico Adulto e Infantil.
No entanto, o foco do SOSPS são pacientes em condições clínicas que não representam urgência ou emergência. Ou seja, uma das vantagens da plataforma, além de encontrar a opção mais rápida no atendimento ao usuário final, é a de criar uma base de dados que auxilie as áreas técnicas do hospital, de operações a marketing.
“Com dados sólidos é possível entender melhor a distribuição de pacientes, a forma que fatores externos influenciam no aumento da demanda e analisar a eficiência da escala e o dimensionamento de profissionais do hospital, por dia e horário. Nosso modelo de negócio passa por entender e traduzir esses cenários para oferecer informações e insights que facilitem a tomada de decisão”, explica Rafael Urbach co-fundador da Healthier Internet, empresa de tecnologia para a área de saúde criadora do aplicativo.
Outra vantagem é que a plataforma também integra o mapeamento de trânsito, calculando o tempo de deslocamento do paciente até o hospital. No futuro, o app também pretende oferecer mais agilidade com a pré-abertura remota de fichas e também auxiliar na migração de casos que deveriam ser tratados em consultas ambulatoriais, não em um serviço de Pronto-Socorro.
“Pretendemos expandir nossos serviços para outros hospitais nessas regiões e também para outros estados, onde o tempo de espera seja um problema relevante para o paciente. Nossos estudos mostram que o problema é frequente em todo Brasil, não uma particularidade das regiões onde já atuamos. Quanto mais longe levarmos essa tecnologia, mais podemos contribuir na conscientização do uso dos serviços de Pronto-Socorro e com a saúde do país”, finaliza Rafael Urbach.
O serviço é indicado para casos que não apresentam urgência ou emergência.