Pesquisar
Close this search box.
/
/
App “traduz” confusão de rótulos de alimentos

App “traduz” confusão de rótulos de alimentos

O app Desrotulando faz o que a legislação demorou: informa sobre altos níveis de açúcar, sódio e gordura e dá sugestões mais saudáveis

Há mais de uma década, Coca-Cola é a marca preferida das pessoas. Todos os dias, são vendidas 1,9 milhões de unidades mundialmente. Mesmo assim, pare para pensar: você sabe o que tem na Coca-Cola? Talvez nunca tenha lido o rótulo; mas, se o leu… Entendeu? Consegue identificar cada uma das palavras? Sabe o que poderia ser o “E-338”?

Um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (IDEC) mostrou que 40% das pessoas não entende plenamente os rótulos de produtos, a maioria por uma apresentação gráfica ruim ou uso de termos técnicos. Mas, mesmo quando são apresentados, os dados podem ser inúteis: a Coca-Cola, por exemplo, diz que tem aromas que incluem cafeína. Quais são os outros e como são feitos? Fica para quem sabe a fórmula secreta…

Leia mais:
Rótulo x embalagem: por que o consumidor tem que ficar alerta para as diferenças?

O esforço legislativo para melhorar a qualidade de informações passadas pelo rótulo foi grande nos últimos anos. E surtiu alguns resultados: há diversas leis entrando em vigor agora que mudam a apresentação de informações de produtos. O objetivo é deixar os comparativos padronizados e ajudar os consumidores a escolher produtos de modo mais consciente..

Ajuda para entender rótulos

Neste cenário, nasceu o app Desrotulando. A proposta é justamente esta: ajudar a entender melhor o que tem dentro de cada embalagem, analisar os pontos positivos e negativos, e promover uma escolha do consumidor.

Assine a nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

O aplicativo foi um sucesso: em 2021, ultrapassou os 2 milhões de downloads, e chegou a ficar na drente do WhatsApp como app mais baixado. Ele é colaborativo e tem um retorno enorme: todos os dias, mais de 100 produtos novos são cadastrados, e bilhões de buscas se acumulam.

Muito deste retorno positivo vale-se, provavelmente, da didática e facilidade do Desrotulando. O app “traduz” os rótulos e traz informações que em muitos países são obrigatórias, mas no Brasil não são: destaque em alimentos com alérgenos comuns, avisos de alto índice de sódio e açúcar, produto sem conservantes, produtos com alto índice de aditivos… (Vale lembrar que, em 2023, passa a valer uma lei que obriga a avisar sobre excesso de gorduras, açúcares e sódio nos produtos, mas ainda há embalagens fora do conforme).

Conheça o Mundo do CX

O app ajuda a entender os rótulos justamente por isso: você talvez não saiba o que são “pirofosfato ácido de sódio” ou “protease”, mas o aplicativo vai destacá-los e informar que são aditivos numa bolacha maizena – ou seja, ingredientes adicionados não por valores nutricionais, mas para alterações químicas ou biológicas.

Além disso, o app também vai além de ajudar a entender os rótulos e explica para o consumidor, em termos mais simples, quais são as vantagens e desvantagens daquele produto. Apresenta se há níveis altos, baixos e moderados de fatores principais, como fibras, gorduras, açúcar e sódio. Este também vai além da legislação, que somente agora passa a obrigar o aviso de malefícios, mas não há um comparativo no geral.

Leia mais:
O que está acontecendo com a alimentação dos brasileiros?

Por fim, o app ainda vai além e te dá produtos equivalentes que são mais bem avaliados e melhores para a saúde, no geral. Isso pula a etapa de comparação do consumidor na gôndola – um passo essencial para escolhas mais assertivas. Assim, com clareza de conteúdo e fácil comparação, o app sai na frente da utilidade que os rótulos deveriam ter para o consumidor.



+ NOTÍCIAS
Qual é a importância dos rótulos e embalagens na experiência do cliente?

Informação no rótulo do produto sobre testes com animais vivos?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]