/
/
App “traduz” confusão de rótulos de alimentos

App “traduz” confusão de rótulos de alimentos

O app Desrotulando faz o que a legislação demorou: informa sobre altos níveis de açúcar, sódio e gordura e dá sugestões mais saudáveis

Há mais de uma década, Coca-Cola é a marca preferida das pessoas. Todos os dias, são vendidas 1,9 milhões de unidades mundialmente. Mesmo assim, pare para pensar: você sabe o que tem na Coca-Cola? Talvez nunca tenha lido o rótulo; mas, se o leu… Entendeu? Consegue identificar cada uma das palavras? Sabe o que poderia ser o “E-338”?

Um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (IDEC) mostrou que 40% das pessoas não entende plenamente os rótulos de produtos, a maioria por uma apresentação gráfica ruim ou uso de termos técnicos. Mas, mesmo quando são apresentados, os dados podem ser inúteis: a Coca-Cola, por exemplo, diz que tem aromas que incluem cafeína. Quais são os outros e como são feitos? Fica para quem sabe a fórmula secreta…

Leia mais:
Rótulo x embalagem: por que o consumidor tem que ficar alerta para as diferenças?

O esforço legislativo para melhorar a qualidade de informações passadas pelo rótulo foi grande nos últimos anos. E surtiu alguns resultados: há diversas leis entrando em vigor agora que mudam a apresentação de informações de produtos. O objetivo é deixar os comparativos padronizados e ajudar os consumidores a escolher produtos de modo mais consciente..

Ajuda para entender rótulos

Neste cenário, nasceu o app Desrotulando. A proposta é justamente esta: ajudar a entender melhor o que tem dentro de cada embalagem, analisar os pontos positivos e negativos, e promover uma escolha do consumidor.

Assine a nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

O aplicativo foi um sucesso: em 2021, ultrapassou os 2 milhões de downloads, e chegou a ficar na drente do WhatsApp como app mais baixado. Ele é colaborativo e tem um retorno enorme: todos os dias, mais de 100 produtos novos são cadastrados, e bilhões de buscas se acumulam.

Muito deste retorno positivo vale-se, provavelmente, da didática e facilidade do Desrotulando. O app “traduz” os rótulos e traz informações que em muitos países são obrigatórias, mas no Brasil não são: destaque em alimentos com alérgenos comuns, avisos de alto índice de sódio e açúcar, produto sem conservantes, produtos com alto índice de aditivos… (Vale lembrar que, em 2023, passa a valer uma lei que obriga a avisar sobre excesso de gorduras, açúcares e sódio nos produtos, mas ainda há embalagens fora do conforme).

Conheça o Mundo do CX

O app ajuda a entender os rótulos justamente por isso: você talvez não saiba o que são “pirofosfato ácido de sódio” ou “protease”, mas o aplicativo vai destacá-los e informar que são aditivos numa bolacha maizena – ou seja, ingredientes adicionados não por valores nutricionais, mas para alterações químicas ou biológicas.

Além disso, o app também vai além de ajudar a entender os rótulos e explica para o consumidor, em termos mais simples, quais são as vantagens e desvantagens daquele produto. Apresenta se há níveis altos, baixos e moderados de fatores principais, como fibras, gorduras, açúcar e sódio. Este também vai além da legislação, que somente agora passa a obrigar o aviso de malefícios, mas não há um comparativo no geral.

Leia mais:
O que está acontecendo com a alimentação dos brasileiros?

Por fim, o app ainda vai além e te dá produtos equivalentes que são mais bem avaliados e melhores para a saúde, no geral. Isso pula a etapa de comparação do consumidor na gôndola – um passo essencial para escolhas mais assertivas. Assim, com clareza de conteúdo e fácil comparação, o app sai na frente da utilidade que os rótulos deveriam ter para o consumidor.



+ NOTÍCIAS
Qual é a importância dos rótulos e embalagens na experiência do cliente?

Informação no rótulo do produto sobre testes com animais vivos?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]