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Mercado de pagamentos mobile pode atingir US$ 607,9 bi até 2030

Mercado de pagamentos mobile pode atingir US$ 607,9 bi até 2030

Com o crescimento dos aplicativos financeiros, previsão é de que modalidade represente 79% de todas as transações digitais até 2025.

Nos últimos anos, o setor de fintechs e aplicativos financeiros têm transformado radicalmente a forma como gerenciamos nosso dinheiro. Com a crescente adoção de tecnologias móveis, esses aplicativos se tornaram essenciais para milhões de consumidores ao redor do mundo, oferecendo conveniência, segurança e inovação. De acordo com estatísticas recentes, o mercado global de fintechs está projetado para crescer a uma taxa anual de 23,84% entre 2021 e 2026.

Segundo o relatório “Mobile app trends: edição de 2024”, da Adjust com a AppLovin, os aplicativos de fintechs registraram um crescimento significativo em 2023, com um aumento de 42% nas instalações e 24% nas sessões em comparação com o ano anterior. O período de maior crescimento nas instalações ocorreu entre abril e maio, com um aumento de 28% em relação à média anual e um impressionante crescimento anual de 95%.

Em termos regionais, a região da Ásia-Pacífico (APAC) liderou com 48% do total de novas instalações. Já o maior aumento nas sessões foi observado na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), com um crescimento de 31%. Em contraste, a América do Norte foi a única região a apresentar uma queda, registrando 12% a menos em instalações e 16% a menos em sessões, reflexo da significativa redução nos investimentos em fintech ao longo do ano.

Já as instalações e sessões de aplicativos de fintech aumentaram, com uma taxa anual de 42% e 24%, respectivamente. A receita in-app dos aplicativos de fintech aumentou 118% ano a ano e o lifetime value (LTV) do mês 0 chegou a US$ 4,45 para o iOS e US$ 2,05 para o Android.

Tendências e previsões do mercado

Diante do cenário, os pagamentos mobile têm a previsão de chegar a 79% de todas as transações digitais até 2025, e o mercado está projetado para atingir o valor de US$ 607,9 bilhões até 2030. O mercado de serviços bancários mobile, por sua vez, está projetado para chegar ao valor de US$ 7 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16,8% em 2023

Além disso, os usuários de serviços bancários mobile estão aumentando globalmente, e espera-se que ultrapassem os 3,6 bilhões neste ano. Enquanto isso, 70% dos usuários nos EUA dizem que esses serviços são sua principal forma de gerenciamento de contas. Negociação de ações mobile está atualmente avaliada em US$ 34,98 bilhões, e espera-se que ela tenha um aumento na CAGR de 21,1% de 2023 até 2033.

Em 2023, os aplicativos de fintech mantiveram uma média de quatro parceiros por aplicativo. Os aplicativos de serviços bancários destacaram-se com um aumento significativo nos canais de parceria, passando de uma média de 3,3 para 4. Em contraste, os aplicativos de negociação de ações viram uma redução no número médio de parceiros, caindo de 5,5 para 3,5. Além disso, a receita global dos aplicativos de fintech também experimentou um crescimento notável, aumentando 118% em relação ao ano anterior.

Comportamento do usuário e adesão

Em 2023, a duração média das sessões em aplicativos de fintech registrou um aumento global, passando de 6,1 minutos em 2022 para 6,4 minutos. Este padrão se manteve consistente em todas as regiões, incluindo APAC, Europa, América Latina, Oriente Médio e África, e América do Norte, o que mostrou a a importância de criar experiências envolventes que incentivem o uso contínuo dos aplicativos após o primeiro dia. Mesmo um pequeno aumento na duração das sessões pode ter um impacto significativo no potencial de monetização dos aplicativos.

Apesar do aumento nas sessões e instalações de aplicativos fintech em 2023, a taxa de retenção sofreu uma queda, sublinhando a importância da personalização para garantir a fidelidade dos usuários a longo prazo. Ao mesmo tempo, a taxa de retenção no primeiro dia subiu 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, passando de 22% para 24%, mas diminuiu ao longo dos 30 dias seguintes, finalizando em 7%, em comparação com 9% em 2022.

Embora a taxa de retenção tenha caído, a adesão a aplicativos de fintech, especialmente nos serviços bancários, aumentou globalmente. Por outro lado, os aplicativos de pagamentos experimentaram uma queda de um ponto percentual na adesão. Os dados indicam que, entre as instalações que se convertem em usuários ativos diários, uma proporção crescente também se transforma em usuários ativos mensais. Com melhorias na retenção, espera-se que esses números cresçam ainda mais.

Foto: Shutterstock.com

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