/
/
ANS cria certificação para estimular “parto adequado”

ANS cria certificação para estimular “parto adequado”

Levantamento da ANS aponta que, em 2021, mais de 80% dos partos realizados nas redes credenciadas dos planos de saúde foram via cesariana

A Agência Nacional de Saúde aprovou uma medida que tem como objetivo estimular que as operadoras de planos de saúde e suas redes assistenciais adotem medidas que garantam às mulheres um parto adequado.

Dados apurados pela ANS indicam que 81,76% dos partos realizados na saúde suplementar, em 2021, foram via cesariana. Esse percentual, segundo a diretoria da agência, não está de acordo com o que vem acontecendo no resto do mundo.

Nesse sentido, em busca de garantir um pré-natal, um parto e um pós parto de qualidade e seguros, proporcionando uma melhor experiência às mães e aos bebês, a ANS criou a Certificação de Boas Práticas na Linha de Cuidado Materna e Neonatal. A CBP Parto Adequado se baseia basicamente em quatro pilares:

  • Organização da jornada da gestante;
  • Enfase no cuidado pré-natal;
  • Adoção de boas práticas baseadas em evidências científicas;
  • Coordenação da Linha de Cuidado Materna e Neonatal.

A Certificação será concedida às operadoras que atendam aos critérios estabelecidos pela ANS no Manual de Certificação de Boas Práticas na Linha de Cuidado Materna e Neonatal como a realização de práticas clínicas adequadas, a disponibilidade de recursos humanos e materiais, além de outros aspectos relacionados à infraestrutura, letramento, experiência da beneficiária e qualidade do atendimento.

A verificação será feita por meio de auditorias realizadas por entidades acreditadoras em saúde independentes, reconhecidas pela ISQua (The International Society for Quality in Health Care) ou pelo Inmetro e homologadas pela ANS. Para solicitar a certificação, a operadora deverá preencher requisitos como: não estar em plano de recuperação assistencial; não estar em regime especial de direção técnica ou fiscal; ter um desempenho mínimo do IDSS igual ou maior que 0,5; e apresentar uma cobertura populacional mínima baseada no total de partos cobertos no período de 12 meses anteriores.

O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, afirma que a garantia de um parto seguro, de qualidade e com um atendimento humanizado para as gestantes ainda é uma área sensível, que precisa ser trabalhada com prioridade pela Agência junto aos planos de saúde. Segundo ele, a alta proporção de cirurgias cesarianas elevadas é só uma das questões que precisam ter uma atenção especial. “Ainda vemos uma rede de atenção desarticulada, a ausência de coordenação do cuidado e necessidade de incremento no monitoramento e avaliação dos resultados em saúde”, destaca Nunes.

Já a gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial, Ana Paula Silva Cavalcante, acredita que a certificação chega como mais uma ação importante do Movimento Parto Adequado, que está entrando agora na terceira fase. “Desde o lançamento, o Movimento Parto Adequado já evitou mais de 20 mil cesáreas desnecessárias, com uma redução de 16% nas internações em UTI neonatal”, explica Ana Paula.

Quem também comemorou a aprovação da CBP Parto Adequado foi Angélica Carvalho, diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS. Para ela é importante fornecer às mulheres informações de saúde para que possam adotar o melhor autocuidado possível e disponível: “É de suma importância divulgar e informar que o parto vaginal espontâneo, é considerado mais eficiente pela literatura científica e ciência médica, podendo gerar maiores e melhores benefícios às gestantes e aos recém-nascidos”.

O Movimento Parto Adequado é fruto de uma participação de diversas instituições e órgãos públicos e hospitais, entre eles o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI). O Ministério da Saúde também está envolvido na iniciativa em busca de promover práticas seguras e de qualidade nesse momento tão importantes para as mulheres e para toda a família.


+Notícias

Experiência sensorial ajuda gestantes a escolherem local do parto

Procon envia equipe para combater abusos contra vítimas das chuvas

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]