Pesquisar
Close this search box.
/
/
Android X iOS: quanto custam os smartphones mais buscados?

Android X iOS: quanto custam os smartphones mais buscados?

Smartphones apresentam alta variação de preço: mais populares com Android oscilam em até 100% e com iOS até 83%. Conheça também as preferências nacionais

O brasileiro adora um smartphone. Também, não era para menos, o aparelho foi um dos principais responsáveis pela inclusão digital no país. Em análise recente, o eMarketer (empresa de análise de dados digitais) apontou que há muita variedade de aparelhos por aqui, por causa da questão econômica – os brasileiros não são exatamente ricos.

Segundo dados da Kantar Worldpanel, o sistema operacional Android (ou Google) é o líder do mercado de smartphones brasileiro e fechou 2015 com share de 91,8% contra apenas 2,8% do sistema da Apple, o iOS, que perdeu a segunda posição para o sistema Windows Phone, que tem 5,1% de participação no emrcado.

Agora, foi a vez do Zoom (site comparador de preços e produtos) mandar a sua pesquisa sobre as preferências dos brasileiros. Segundo levantamentos mensais do site, no ranking de aparelhos de mais buscados predominam os aparelhos com os sistemas operacionais do Google e apenas alguns da Apple. Com a crise econômica, os aparelhos da fabricante da maçã estão cada vez menos dentro das possibilidades dos brasileiros, já que o modelo mais buscado da lista de iPhones, o   iPhone 5S 32GB, custa o dobro do mais popular dos Androids mais procurados: o  Samsung Galaxy J5 J500MDS 16GB, que pode ser encontrado por R$ 791,12, enquanto o iPhone custa R$ 1.759,12.

Na lista dos mais buscados com sistema do Google, o segundo lugar fica com o  Samsung Galaxy J7 J700MDS 16GB, que pode custar entre R$ 1.055,09 e R$ 1.72.2, com oscilação de preço de 63%. Para completar o pódio, o  Lenovo Vibe K5 A6020l36 16GB varia ainda mais de preço (73%), sendo que em algumas lojas seu preço vai de R$ 749,05 até R$ 1.294.

Já no ranking dos iPhones mais buscados, os dois primeiros são aparelhos de uma geração mais antiga. O  iPhone 5S 32GB fica com o primeiro lugar e pode ser encontrado por pelo menos R$ 1.759,12, com variação de preço de 48%. Já o segundo colocado, o  iPhone 5S 16GB, apresenta preço semelhante (entre R$ 1.715,91 e R$ R$ 3.099), mas uma variação de preço mais alta ainda: 80%. Completa o top 3 o Smartphone Apple iPhone 6 16GB, este com valores que ficam entre R$ 2.789,91 e R$ 5.117,36, e é também o campeão de variação de preço: 83%.

“Nesses rankings, é interessante notar que os modelos com o sistema do Google costumam apresentar uma variação de preço muito maior porque geralmente a oferta também é maior, já que os smartphones que usam esse sistema não estão atrelados apenas a um único fabricante. Porém, surpreendentemente este ano, a variação de preço dos iPhones também estão bem altas”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “Mesmo com a chegada do iPhone SE ao mercado brasileiro com um preço menor do que vieram para cá os modelos da geração anterior, os aparelhos da Apple continuam altos: quase R$ 3 mil em um aparelho é algo que não está acessível para os brasileiros, ainda mais nesse ano de orçamento apertado”, finaliza.

O estudo da Kantar Worldpanel revela ainda que no ano anterior (2014) o Android detinha 89% do mercado, o iOS 5,5% e o Windows Phone vinha logo atrás com 4%. Os dados do primeiro semestre de 2016 ainda não foram divulgados. Apesar de não estarem no ranking geral de smartphones mais buscados, há aparelhos com o sistema operacional da Microsoft disponíveis no site e o mais buscado é o Nokia Lumia 830 16GB 4G, que custa aproximadamente R$ 2.548,88.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]