/
/
Grandes usuários de telecomunicações terão novas regras

Grandes usuários de telecomunicações terão novas regras

Anatel abrirá consulta pública em janeiro para fazer com que as regras dos serviços de telecomunicações sejam atualizadas

No contexto da Agenda Regulatória 2023-2024, a Anatel aponta a necessidade de regulamentar os deveres dos usuários de serviços de telecomunicações, conforme delineado na Lei Geral de Telecomunicações, em vigor há 26 anos. Esta medida busca uma utilização mais adequada dos serviços, equipamentos e redes de telecomunicações, refletindo as mudanças no cenário digital e as demandas crescentes dos grandes usuários e consumidores individuais.

Essa consulta pública é uma ferramenta para coletar dados, informações e evidências do público. A Tomada de Subsídios permite identificar os desafios regulatórios existentes e suas repercussões no ecossistema digital. Com a segunda Tomada de Subsídios programada para o primeiro semestre de 2024, a agência busca reunir insights valiosos para formular um regulamento atualizado que aborde questões como competição, investimento em infraestrutura e transparência.

O objetivo da Anatel com esta ação regulatória é duplo: primeiro, elaborar um conjunto de regras atualizadas que refletem os desafios contemporâneos do setor, incluindo a interação entre provedores de Serviços de Valor Adicionado e prestadores de serviços de telecomunicações; segundo, criar um ambiente digital equilibrado que promova investimentos robustos e duradouros, além de uma conectividade significativa. A agência enfatiza a importância de um acesso online seguro, enriquecedor e produtivo para a população brasileira, com preços acessíveis.

Identificação de problemas

A Tomada Pública de Subsídios é um mecanismo de consulta aberto ao público para coletar dados, informações ou evidências para reconhecer problemas regulatórios, bem como as repercussões. Com esse estudo em mãos, é possível traçar alternativas para solucionar os contratempos.

Essa será a segunda Tomada de Subsídios para a possível regulamentação. A primeira aconteceu no primeiro semestre de 2023. Na prática, os consumidores estão submetidos ao Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Porém, essa Tomada de Subsídios tem por objetivo deliberar a demanda de preceitos singulares para os grandes usuários. A regra será válida ainda aos consumidores que fazem uso massivo das redes de telecomunicações.

Prestadores de serviços de telecomunicações

A Anatel tem por objetivo, com essa ação, elaborar um Regulamento de Deveres dos Usuários atualizado. O regulamento deve ainda debater as ameaças de oscilação entre provedores de Serviços de Valor Adicionado (SVA) e prestadores de serviços de telecomunicações. A norma ainda trará respostas sobre desequilíbrio entre os agentes no ecossistema digital, proteção consumerista, investimentos em infraestrutura de redes, competição e medidas de transparência.



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]