Ações diferenciadas de atendimento criam vínculos com os consumidores que vão muito além da compra de um produto. Uma iniciativa da Ambev exemplifica a estratégia: nesta sexta-feira, 17, os clientes da marca podem ligar para um canal específico no qual serão atendidos por profissionais de saúde, que indicarão níveis ideais de consumo de álcool baseado em um questionário.
O canal “0800 Disque Responsa” ficará ativo por 24 horas nesta sexta-feira, tem participação gratuita e é focado em clientes maiores de 18 anos. O número é o 0800 033 0305. Os resultados obtidos com a análise do questionário indicarão os níveis de consumo de cada pessoa e todo o processo será realizado durante a ligação de forma confidencial.
Se a análise demonstrar um risco elevado no consumo, a Ambev direcionará o consumidor para uma teleconsulta especializada, na plataforma ZenKlub, onde será feita uma análise individual mais profunda e detalhada da situação. “O nosso objetivo é que as pessoas tenham seus momentos de celebração, mas com moderação. Para isso, o autoconhecimento é palavra-chave”, destaca Carla Crippa, vice-presidente de Relações com a Sociedade da Ambev.
Esse protocolo foi testado em cooperação com o Governo do Distrito Federal desde 2016, por meio do Programa Brasília Vida Segura. O AUDIT e SBI, como os questionários são conhecidos por especialistas, eram aplicados por agentes de saúde da família de forma presencial e, durante a pandemia, por teleatendimento. Mais de 20 mil pessoas foram atendidas na capital federal em cooperação com a Secretaria de Saúde. Agora, a Ambev, amparada por especialistas, direciona o serviço diretamente aos consumidores.
Data de conscientização
O canal de atendimento faz parte do Dia de Responsa, uma data simbólica criada pela marca com o propósito de promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Em 2021, a iniciativa chega à 13ª edição. A empresa vai promover conversas sobre autoconhecimento e uma série de ações com todo o seu ecossistema, desde colaboradores, bares, restaurantes e parceiros.
“O Dia de Responsa é uma tradição para a Ambev e uma das datas mais aguardadas do nosso calendário. Há mais de 20 anos, promovemos ações que estimulam o consumo responsável porque entendemos que é um tema fundamental para todo o nosso ecossistema. Todo os nossos funcionários estão engajados neste propósito, mas consideramos que é necessário ir além dos muros”, explica a executiva.
Além do Disque Responsa, a Ambev oferecerá um curso de formação em serviço responsável para bares e restaurantes em formato 100% digital, via plataforma BEES, e 100% gratuito. Os quatro módulos têm duração total de 30 minutos.
Ações de consumo consciente
As iniciativas ligadas ao consumo responsável da Ambev já envolveram parceiros de diversos segmentos. Entre 2009 e 2015, a companhia realizou parceria com órgãos públicos, ONG’s, bares e restaurantes para o combate do consumo de bebidas alcóolicas por menores de 18 anos. Projetos foram realizados gerando a conscientização da população, além do aumento nas restrições dificultando o acesso às bebidas por esta faixa etária.
A partir de 2013, outra iniciativa em parceria com órgãos públicos e privados teve como objetivo a prevenção de acidentes de trânsito ligados à alcoolemia. Somente no Distrito Federal, o projeto alcançou redução de 61% dos acidentes de trânsito. Em São Paulo, a parceria com o Governo do Estado possibilitou a criação do projeto Infosiga. E, conectando órgãos do sistema de trânsito brasileiro, a parceria com o Ministério de Infraestrutura resultou na criação da plataforma RENAEST, que unificará dados de trânsito de todo o país.
Em 2020, a Ambev também lançou o compromisso público de impactar 2,5 milhões de consumidores na redução do consumo abusivo até 2022 e lançou a plataforma da moderação. Segundo a empresa, mais de um milhão de pessoas foram impactadas.
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