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Ambev lança canal de atendimento para conscientização do consumo de álcool

Ambev lança canal de atendimento para conscientização do consumo de álcool

Canal telefônico ficará disponível nesta sexta-feira para clientes avaliarem seus hábitos de consumo com profissionais de saúde da Ambev

Ações diferenciadas de atendimento criam vínculos com os consumidores que vão muito além da compra de um produto. Uma iniciativa da Ambev exemplifica a estratégia: nesta sexta-feira, 17, os clientes da marca podem ligar para um canal específico no qual serão atendidos por profissionais de saúde, que indicarão níveis ideais de consumo de álcool baseado em um questionário.

O canal “0800 Disque Responsa” ficará ativo por 24 horas nesta sexta-feira, tem participação gratuita e é focado em clientes maiores de 18 anos. O número é o 0800 033 0305. Os resultados obtidos com a análise do questionário indicarão os níveis de consumo de cada pessoa e todo o processo será realizado durante a ligação de forma confidencial.

Se a análise demonstrar um risco elevado no consumo, a Ambev direcionará o consumidor para uma teleconsulta especializada, na plataforma ZenKlub, onde será feita uma análise individual mais profunda e detalhada da situação. “O nosso objetivo é que as pessoas tenham seus momentos de celebração, mas com moderação. Para isso, o autoconhecimento é palavra-chave”, destaca Carla Crippa, vice-presidente de Relações com a Sociedade da Ambev.

Esse protocolo foi testado em cooperação com o Governo do Distrito Federal desde 2016, por meio do Programa Brasília Vida Segura. O AUDIT e SBI, como os questionários são conhecidos por especialistas, eram aplicados por agentes de saúde da família de forma presencial e, durante a pandemia, por teleatendimento. Mais de 20 mil pessoas foram atendidas na capital federal em cooperação com a Secretaria de Saúde. Agora, a Ambev, amparada por especialistas, direciona o serviço diretamente aos consumidores.

Data de conscientização

O canal de atendimento faz parte do Dia de Responsa, uma data simbólica criada pela marca com o propósito de promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Em 2021, a iniciativa chega à 13ª edição. A empresa vai promover conversas sobre autoconhecimento e uma série de ações com todo o seu ecossistema, desde colaboradores, bares, restaurantes e parceiros.

“O Dia de Responsa é uma tradição para a Ambev e uma das datas mais aguardadas do nosso calendário. Há mais de 20 anos, promovemos ações que estimulam o consumo responsável porque entendemos que é um tema fundamental para todo o nosso ecossistema. Todo os nossos funcionários estão engajados neste propósito, mas consideramos que é necessário ir além dos muros”, explica a executiva.

Além do Disque Responsa, a Ambev oferecerá um curso de formação em serviço responsável para bares e restaurantes em formato 100% digital, via plataforma BEES, e 100% gratuito. Os quatro módulos têm duração total de 30 minutos.

experiência-do-cliente

Ações de consumo consciente

As iniciativas ligadas ao consumo responsável da Ambev já envolveram parceiros de diversos segmentos. Entre 2009 e 2015, a companhia realizou parceria com órgãos públicos, ONG’s, bares e restaurantes para o combate do consumo de bebidas alcóolicas por menores de 18 anos. Projetos foram realizados gerando a conscientização da população, além do aumento nas restrições dificultando o acesso às bebidas por esta faixa etária.

A partir de 2013, outra iniciativa em parceria com órgãos públicos e privados teve como objetivo a prevenção de acidentes de trânsito ligados à alcoolemia. Somente no Distrito Federal, o projeto alcançou redução de 61% dos acidentes de trânsito. Em São Paulo, a parceria com o Governo do Estado possibilitou a criação do projeto Infosiga. E, conectando órgãos do sistema de trânsito brasileiro, a parceria com o Ministério de Infraestrutura resultou na criação da plataforma RENAEST, que unificará dados de trânsito de todo o país.

Em 2020, a Ambev também lançou o compromisso público de impactar 2,5 milhões de consumidores na redução do consumo abusivo até 2022 e lançou a plataforma da moderação. Segundo a empresa, mais de um milhão de pessoas foram impactadas.


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