Lançado nesta semana (2), o OPTe+ está sendo anunciado pelo Grupo CSU como um marketplace único no Brasil. Isso porque ele reúne entre seus benefícios um programa de fidelidade, cartão de crédito próprio e resgate de bônus facilitado.
O consumidor que comprar no site acumulará pontos ? se resolver aderir ao cartão de crédito próprio, os pontos serão dobrados ?, que poderão ser trocados por produtos, passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagem.
Depois de um período de gestação relativamente curto ? três meses (incluindo o tempo de estudo, negociação com parceiros, desenvolvimento da plataforma e estratégias de marketing) ?, o OPTe+ nasceu com 50 e-commerces parceiros que oferecem um milhão de produtos e dois mil pacotes de viagem.
A empresa, que promete ainda oferecer uma política de frete diferente, foi buscar uma especialista em e-commerce, marketing digital e comportamento do consumidor para comandar a operação. Fátima Bana garante que fará seu marketplace valorizar a ?experiência de compra ideal? para o cliente do mundo virtual.
?Atualmente, os consumidores não estão apenas em busca de bons preços, mas sim de outras facilidades e benefícios. Nosso diferencial é oferecer tudo em um único ambiente de compra, mas sem deixá-los amarrados neste sistema, como é a opção das compras em outros ambientes com o cartão de crédito da empresa?, afirmou em nota a gerente executiva sênior.
O oba-oba do marketplace
Consagrado pela Amazon, maior e-commerce do planeta, o marketplace é um modelo de negócio que congrega várias lojas de diferentes segmentos de produtos em um só site e permite que o consumidor adquira tudo em um só lugar, como um Shopping Center online.
Em troca da exposição de marcas, geralmente os marketplaces cobram um ?aluguel? das empresas. É desse fator que surgiu o lema da Amazon: sua margem é minha oportunidade, a obsessão por vender mais barato que todo mundo.
Detectada a tendência, nos últimos anos grandes varejistas (como Submarino, Walmart, Alibaba e Extra) já adotaram esse modelo de negócio no Brasil. O Mercado Livre (empresa com maior marketshare do segmento no País) e a Rakuten (genuinamente marketplace) também operam desse modo.
Para aumentar os ganhos de seus clientes, a Rakuten anunciou em outubro a construção de um Centro de Distribuição comum para suas lojas virtuais. A estimativa é que quando o local estiver funcionando, os custos com entrega serão reduzidos em 50%.
Leia mais:
Rakuten sonha com 10% do marketshare nacional