O mercado brasileiro de relacionamento com o cliente é único, reflexo da cultura de um povo diverso, mas também de uma dinâmica que obriga as empresas a estarem sempre inovando e melhorando a experiência do cliente. Não à toa, a AlmavivA, empresa italiana especializada em serviço e tecnologia que desembarcou no Brasil em 2006, tornou o país sua base de desenvolvimento em CX.
Criada em Roma há quase 40 anos pelo experiente executivo da área de “informática”, Alberto Tripi, hoje a AlmavivA possui também DNA brasileiro. No Brasil conta com mais de 37.000 colaboradores, receita de R$1,7 Bi e patrimônio líquido de R$700 milhões. Para chegar a esse patamar e continuar buscando por crescimento orgânico e inorgânico, é necessário conhecer e saber aproveitar tudo que o território oferece.
“Valorizamos fortemente a sustentabilidade e continuidade das relações com nossos clientes, colaboradores, parceiros e a sociedade onde estamos inseridos. A sólida posição financeira da companhia e a sua permanente geração de caixa operacional, dão tranquilidade aos nossos clientes e permitem o contínuo investimento na qualidade e na eficiência dos serviços prestados”, afirma Francesco Renzetti, CEO das operações Brasil e LATAM.
Mas, as características do mercado brasileiro pediam algo a mais. Por isso, Marco Tripi, atual CEO do Grupo, se estabeleceu no país e trouxe inovações. O Brasil se tornou a base de desenvolvimento Global para CX, onde a digitalização começou por dentro da companhia, nas áreas de RH, finanças e planejamento, entre outras. Hoje, são mais de 50 engenheiros e técnicos aqui, que desenvolvem soluções e produtos para o grupo e para os clientes.
No Brasil, inovar é regra
O mercado vem se transformando rapidamente, novas regulamentações da Anatel para televendas praticamente obrigou as empresas a se movimentarem para garantir uma boa experiência do cliente.
A fim de acompanhar a transformação do mercado, a AlmavivA concentrou o foco no CX, recuperação de crédito, back office e vendas multicanal. “Utilizamos nossa expertise e presença internacional para antecipar movimentos que observamos em outros países. Desenvolvemos no Brasil o Smart Office, um site conceito de trabalho híbrido; o Smart Management, uma plataforma de gerenciamento com KPIs definidos e disponibilizados 24×7 aos nossos clientes; e o aplicativo ‘RH na palma da mão’ para os nossos colaboradores”, conta Renzetti.
O executivo ainda conta que há um pipline de novos projetos. A estratégia é descartar tudo aquilo que não agrega valor e focar somente no que realmente faz a diferença, sempre com o objetivo de transformar um mercado visto como “commoditizado”.
“A empresa mantém há 40 anos a sua mesma forma de fazer negócio: valorizando a prestação de serviço com altíssima qualidade e eficiência, e a sua inabalável perseverança na superação de resultados para seus clientes e acionistas. Por outro lado, é muito dedicada à inovação e em estar à frente do mercado. Somos firmes por dentro e flexíveis por fora”, finaliza Renzetti.
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