Pesquisar
Close this search box.
/
/
Além do entre-pernas

Além do entre-pernas

A questão de gênero é muito mais do que feminino e masculino

Passei muitas das noites dos últimos quatro anos em uma faculdade de comunicação. Como meu RG indica (e minhas preferências musicais contestam), faço parte da geração Z. Porém, em muitos, muitos, muitos momentos eu me sinto diferente dos padrões indicados por matérias e pesquisas sobre a minha geração. Mas, é inegável que, principalmente durante a faculdade, descobri muito sobre os meus ?iguais?.

Na faculdade, também, convivi com alguns conceitos e valores que, para alguns, viraram quase religião. O feminismo é um exemplo disso. Depois de algum tempo de curso, alguns temas começaram a ser corriqueiros entre grande parte das moças: machismo, opressão etc.

Também depois de algum tempo, grande parte das feministas começaram a usar termos como ?amigues? ou ?amigxs? para evitar o uso do ?o?. Tenho certeza de que elas conseguiriam explicar esse uso com muito mais propriedade do que eu, mas entendo que essa é uma forma de lutar contra a opressão dos termos masculinos ? afinal, termos que indicam maioria terminam com ?o?, como ?amigos?, ?funcionários?, etc. A mulher, nesses casos, é vista como coadjuvante e, para muitos, essa é também uma forma de opressão.

Foi na faculdade de comunicação que ouvi, também, que a revista Veja não deve ser usada como exemplo de bom jornalismo. Ao contrário, a publicação sempre foi criticada na sala de aula.

Pois bem. Imaginem a minha surpresa quando vi, neste sábado, o título da matéria de capa de Veja: ?Amigues para sempre?. A revista traz uma matéria sobre a sexualidade da geração Z, a forma como os jovens enxergam a questão de gênero, etc. E a reportagem começa justamente comentando sobre o uso do ?x? e do ?e? em substituição ao ?o?.

Ou seja, não somos mais meninas e meninos, mas o que quisermos/pudermos ser. A questão de gênero é bastante complexa e vai muito além do interesse por pessoas de determinado sexo. Para ser compreendida de fato, demanda tempo, paciência e força de vontade. Quem está engajado, naturalmente, se dispõe a compreender o tema de forma plena.

Talvez, a Veja tenha exagerado no alcance do tema. Ainda imagino que a questão de gênero esteja restrita a grupos de humanas e às classes média e alta. Tomara que eu esteja errada, afinal, essa é uma discussão importante.

O Censo de 2010 mostrou que existem quase quatro milhões de mulheres a mais do que homens no Brasil. Porém, cito-as como minoria, pois são oprimidas justamente pelo machismo ? o ?o? no fim das palavras. Apesar disso, é muito bom saber (e a Veja mostra isso em sua reportagem) que a intolerância diminuiu. Apesar de muitas vezes parecer que não, tenho a impressão de que a humanidade está evoluindo.

O único ponto que me preocupa é justamente a transformação das questões das minorias em temas que só tais grupos compreendem. Se as discussões não saírem da caixa, se não forem colocadas em linguagem clara, dificilmente serão compreendidas pela maioria – ou pelos “opressores”, como muitos diriam.

A questão LGBT evoluiu nesse sentido. Um casal homossexual pode andar pelas ruas de São Paulo, por exemplo, com mais liberdade do que podia há poucos anos. A questão de gênero, porém, ainda é ?nova?. Os ?amigues? e os ?amigxs? são novidade para muita gente. E Veja, do meu ponto de vista, deu um passo de sucesso ao tirar esse tema dos nichos e levá-lo ao grande público leitor de uma das principais publicações do Brasil.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]