Pesquisar
Close this search box.
/
/
4 motivos que fazem do Airbnb uma das melhores empresas em CX

4 motivos que fazem do Airbnb uma das melhores empresas em CX

Airbnb é uma das melhores empresas do mundo quando o assunto é experiência do cliente; conheça 4 motivos que fazem o sucesso do seu modelo de negócio

Airbnb foi a empresa que transformou completamente a indústria hoteleira desde o seu surgimento em 2007. Ela não só mudou a forma como as pessoas viajam e aproveitam o tempo longe de casa, mas deram a outras empresas o melhor exemplo de como é uma boa experiência do cliente.

Laura Krajewski, cliente assídua do Airbnb, que escreve para a Sharpen Technologies Inc, elencou 4 motivos pelos quais o Airbnb está na sua lista de empresas com a melhor experiência do cliente. Confira!

#1: Eles constroem confiança ampliando a confiança

Todo o modelo de negócio do Airbnb é construído com confiança. E confiança é incrivelmente importante para a fidelização do cliente e para o crescimento de qualquer marca ou empresa que opta por práticas CX. De acordo com Khronos, 53% dos clientes dizem que não comprarão de uma empresa em que não confiam e 56% criticarão abertamente empresas em quem não confiam.

O Airbnb soube lidar com isso quando construiu uma incrível rede de confiança. Nela, o Airbnb tem que confiar que os anfitriões seguirão com as promessas e fornecerão hospedagem segura e confortável para os hóspedes (após a devida avaliação, é claro). E os hóspedes, por sua vez, têm que respeitar e cuidar dos espaços que visitam. Há certamente muito risco envolvido, mas o Airbnb encontrou um equilíbrio nessa lógica.

Como ferramenta, ele usa um sistema de “prova social” para construir essa confiança com seus usuários. Com um sistema de revisão robusto, mas simples, a plataforma incentiva todos os seus hóspedes a deixar as avaliações após uma estadia. A pesquisa pede que eles classifiquem 6 elementos de sua estadia: precisão das informações, comunicação do host, limpeza, conveniência da localização, facilidade de check-in e o valor geral. Os resultados dessas revisões são públicos, dando aos futuros hóspedes uma sensação de segurança em suas transações. Foi com esse sistema que o Airbnb ganhou a confiança de milhões de usuários em todo o mundo.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

#2: Eles incluem seus clientes na tomada de decisões

Todos os anos, funcionários e anfitriões do Airbnb se reúnem em um evento de três dias chamado “One Airbnb” para ouvir palestras, construir comunidade e discutir os sucessos e desafios do ano anterior. Este espaço é um momento de troca e aprendizado para os desenvolvimentos futuros.

Nesses eventos, o Airbnb consegue compreender o que seus clientes pensam de suas políticas. Todos os níveis de liderança têm a chance de ouvir reações e feedbacks de clientes e funcionários. E, naturalmente, seus clientes passam a fazer parte da missão da marca.

Essa estratégia se concentra no principal cliente do Airbnb, seus anfitriões. Eles conseguem construir um entendimento maior da empresa, passam a apoiá-la e a crescer juntos. Essa estratégia também está claramente funcionando para os funcionários, pois 92% deles recomendam o Airbnb como um bom lugar para trabalhar.

#3: Eles estão sempre disponíveis

É um pesadelo pensar em todos os possíveis problemas que os agentes de suporte do Airbnb devem lidar. Seu modelo de negócios é um grande desafio e a empresa sabe como enfrentá-lo.

Ela usa uma equipe global de CX para oferecer uma experiência positiva ao cliente que começa em seu site e continua durante a estadia de cada hóspede. Usando tecnologia omnichannel, o Airbnb oferece formas ágeis e modernas para que os clientes se comuniquem quando precisam de ajuda. Bots e agentes ao vivo oferecem suporte 24X7 por telefone, e-mail, redes sociais e mensagens no aplicativo.

De acordo com a Zendesk, parceira tecnológica do Airbnb, a empresa recebe mais de 7 milhões de interações de atendimento ao cliente em um ano . Eles são conhecidos por atender chamadas em menos de um minuto e responder a maioria dos e-mails em até 24 horas. Eles são rápidos e ansiosos para responder perguntas, ao mesmo tempo em que oferecem ferramentas de autoatendimento para aqueles que não podem esperar.

Com sua recém-redesenhada central de ajuda, os clientes têm centenas de FAQs e artigos disponíveis e categorizados. Se você é um hóspede reservando uma estadia, ou um anfitrião hospedando, ou tem perguntas sobre como reservar viagens da empresa, fique tranquilo, há centenas de recursos úteis.

#4: Eles criam uma cultura de pertencimento

A missão do Airbnb é fazer com que funcionários e clientes sintam capazes de pertencer a qualquer lugar do mundo. Essa missão de pertencimento impulsiona cada decisão que os líderes da empresa tomam sobre sua cultura.

Um ponto fundamental é o diálogo aberto na empresa. A equipe de liderança do Airbnb comunica mudanças e anúncios com os funcionários antes de levá-los a público. Esse diálogo entre liderança e colaboradores cria lealdade e um tom de franqueza na empresa. Uma maneira de fazer a ponte entre a vasta rede de funcionários é através de uma intranet robusta.  Além disso, cada escritório tem uma equipe de “controle de solo”,  encarregada de treinamentos e contatos mais humanizado.

Como vimos, o Airbnb preza por uma cultura voltada para a experiência em toda sua cadeia de negócios: do cliente ao time. Uma uma atmosfera confiável que faz da empresa um modelo inspirador em CX para qualquer marca.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+Notícias

Experiência do cliente deve garantir simplicidade e personalização

Engajamento digital e WhatsApp: os caminhos da omnicanalidade eficiente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]