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Agibank combina IA e CX para gerar mais inclusão financeira

Agibank combina IA e CX para gerar mais inclusão financeira

Combinando diferentes soluções baseadas em IA e Big Data, o Agibank busca ampliar jornada do cliente online e gerar maior inclusão.

O investimento em tecnologia pelo setor bancário dobrou nos últimos oito anos. De acordo com a Febraban, em 2015, foram investidos R$ 19,1 bilhões; em 2023, R$ 39 bilhões. Até o fim deste ano, a porção do orçamento do setor destinada à tecnologia, englobando despesas e investimentos, deverá atingir cerca de R$ 47,4 bilhões.

Se por um lado a digitalização abriu portas para a inclusão de milhões de pessoas que antes estavam à margem do sistema financeiro tradicional, por outro esse processo ainda deve ser pensado de forma acessível, trazendo cada vez mais consumidores para essa conta.

O Agibank, banco focado em atender pessoas de baixa renda e em gerar maior inclusão financeira, tem investido pesado em tecnologia para melhorar a experiência de seus clientes nessa jornada. Por meio de soluções de Inteligência Artificial (IA), Big Data e Edge Computing, o banco está criando um ambiente mais personalizado. Além disso, a instituição financeira tem combinado a força de um banco digital com uma ampla rede de lojas físicas, os SmartHubs, oferecendo uma experiência híbrida que atende a diferentes perfis de clientes.

IA+CX para uma jornada completa

Para Matheus Girardi, diretor de clientes do Agibank, todas essas iniciativas estão ligadas à inovação. “O banco já utiliza IA em diversos aspectos do negócio, como análise de dados e gestão de risco, para oferecer crédito mais personalizado e baseado no comportamento e preferências individuais dos clientes”, pontua. De acordo com o executivo, isso é possível devido à combinação do atendimento digital com GenAI e presencial para oferecer uma jornada completa ao cliente.

Os investimentos do Agibank também estão voltados para o desenvolvimento de soluções personalizadas que visam democratizar o acesso a serviços financeiros “especialmente para a população de baixa renda, que muitas vezes enfrenta dificuldades com jornadas carregadas de fricções e pouco advisoring”, explica.

A segurança é outro pilar essencial nessa transformação digital. O Agibank tem implementado soluções como Web Application Firewalls (WAF) e Centros de Operações de Segurança (SOC) para proteger os dados de seus clientes e garantir que as transações sejam realizadas com segurança.

Inovação e competitividade no setor bancário

Matheus Girardi, diretor de clientes do Agibank.
Foto: Assessoria de imprensa.

Enquanto o Pix já se consolidou como uma unanimidade no Brasil, o Open Finance ainda está em fase de aceitação, mas mostra grande potencial para transformar o setor financeiro.

De acordo com Matheus, o Agibank tem ampliado seus canais e portfólio para tornar as jornadas cada vez mais digitais e sem atrito para o cliente. “Em abril de 2024, lançamento o Pix no Cartão Benefício e no Cartão Consignado. Com esta modalidade, os clientes podem realizar transferências e pagamentos via Pix usando o limite não utilizado do seu Cartão Benefício e Consignado, sem taxas ou tarifas”.

Para se manter competitivo em um cenário onde as inovações tecnológicas são constantes, o Agibank investe continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), além de adotar metodologias como design thinking para criar soluções inovadoras que atendam aos desafios de negócio. Além disso, a companhia possui, atuando em sua sede em Campinas, cerca de 540 profissionais atuando nas áreas de tecnologia e ciência de dados e planeja expandir sua equipe, contratando cerca de 100 novos talentos dessas áreas até o final deste ano.

As inovações tecnológicas estão transformando o setor bancário ao proporcionar maior personalização e conveniência para os clientes, ao mesmo tempo em que aumentam a eficiência operacional por meio da automação. Além disso, essas inovações promovem maior segurança e confiança nas transações, elementos fundamentais para o sucesso a longo prazo das instituições financeiras.

Giradi espera que essas mudanças também ampliem a inclusão financeira, permitindo que um número ainda maior de pessoas tenha acesso aos serviços bancários. No entanto, destaca que “desafios regulatórios e de segurança precisarão ser gerenciados para maximizar os benefícios dessas tecnologias”.

CONAREC 2024

IA+CX tem tudo a ver com o CONAREC, o maior evento de CX do mundo! Por lá, os participantes terão acesso a profissionais, lideranças, especialistas e CEOs que estarão nos dias 10 e 11 de setembro, em São Paulo, para compartilhar conhecimentos, desafios e soluções para impulsionar o mercado de experiência do consumidor brasileiro.

Com a chegada da Inteligência Artificial generativa, que está revolucionando todos os setores, o desafio se torna ainda maior. Venha para uma imersão de conteúdo e ajude a construir o CX do futuro.

O CONAREC 2024 será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Confira as novidades e participantes confirmados no site: CONAREC 2024.

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