O investimento em tecnologia pelo setor bancário dobrou nos últimos oito anos. De acordo com a Febraban, em 2015, foram investidos R$ 19,1 bilhões; em 2023, R$ 39 bilhões. Até o fim deste ano, a porção do orçamento do setor destinada à tecnologia, englobando despesas e investimentos, deverá atingir cerca de R$ 47,4 bilhões.
Se por um lado a digitalização abriu portas para a inclusão de milhões de pessoas que antes estavam à margem do sistema financeiro tradicional, por outro esse processo ainda deve ser pensado de forma acessível, trazendo cada vez mais consumidores para essa conta.
O Agibank, banco focado em atender pessoas de baixa renda e em gerar maior inclusão financeira, tem investido pesado em tecnologia para melhorar a experiência de seus clientes nessa jornada. Por meio de soluções de Inteligência Artificial (IA), Big Data e Edge Computing, o banco está criando um ambiente mais personalizado. Além disso, a instituição financeira tem combinado a força de um banco digital com uma ampla rede de lojas físicas, os SmartHubs, oferecendo uma experiência híbrida que atende a diferentes perfis de clientes.
IA+CX para uma jornada completa
Para Matheus Girardi, diretor de clientes do Agibank, todas essas iniciativas estão ligadas à inovação. “O banco já utiliza IA em diversos aspectos do negócio, como análise de dados e gestão de risco, para oferecer crédito mais personalizado e baseado no comportamento e preferências individuais dos clientes”, pontua. De acordo com o executivo, isso é possível devido à combinação do atendimento digital com GenAI e presencial para oferecer uma jornada completa ao cliente.
Os investimentos do Agibank também estão voltados para o desenvolvimento de soluções personalizadas que visam democratizar o acesso a serviços financeiros “especialmente para a população de baixa renda, que muitas vezes enfrenta dificuldades com jornadas carregadas de fricções e pouco advisoring”, explica.
A segurança é outro pilar essencial nessa transformação digital. O Agibank tem implementado soluções como Web Application Firewalls (WAF) e Centros de Operações de Segurança (SOC) para proteger os dados de seus clientes e garantir que as transações sejam realizadas com segurança.
Inovação e competitividade no setor bancário
Enquanto o Pix já se consolidou como uma unanimidade no Brasil, o Open Finance ainda está em fase de aceitação, mas mostra grande potencial para transformar o setor financeiro.
De acordo com Matheus, o Agibank tem ampliado seus canais e portfólio para tornar as jornadas cada vez mais digitais e sem atrito para o cliente. “Em abril de 2024, lançamento o Pix no Cartão Benefício e no Cartão Consignado. Com esta modalidade, os clientes podem realizar transferências e pagamentos via Pix usando o limite não utilizado do seu Cartão Benefício e Consignado, sem taxas ou tarifas”.
Para se manter competitivo em um cenário onde as inovações tecnológicas são constantes, o Agibank investe continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), além de adotar metodologias como design thinking para criar soluções inovadoras que atendam aos desafios de negócio. Além disso, a companhia possui, atuando em sua sede em Campinas, cerca de 540 profissionais atuando nas áreas de tecnologia e ciência de dados e planeja expandir sua equipe, contratando cerca de 100 novos talentos dessas áreas até o final deste ano.
As inovações tecnológicas estão transformando o setor bancário ao proporcionar maior personalização e conveniência para os clientes, ao mesmo tempo em que aumentam a eficiência operacional por meio da automação. Além disso, essas inovações promovem maior segurança e confiança nas transações, elementos fundamentais para o sucesso a longo prazo das instituições financeiras.
Giradi espera que essas mudanças também ampliem a inclusão financeira, permitindo que um número ainda maior de pessoas tenha acesso aos serviços bancários. No entanto, destaca que “desafios regulatórios e de segurança precisarão ser gerenciados para maximizar os benefícios dessas tecnologias”.
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