Pesquisar
Close this search box.
/
/
Parceria entre AES Tietê e Drogaria Araujo desenvolve lojas sustentáveis

Parceria entre AES Tietê e Drogaria Araujo desenvolve lojas sustentáveis

A partir da união entre a AES Tietê e a Drogaria Araujo, unidades da rede serão abastecidas com energia renovável. Entenda

Inovação é um tema que, nos dias de hoje, precisa estar presente na rotina das empresas de diversas formas – não apenas por meio de produtos e serviços. Nesse sentido, é preciso pensar esse tema como algo que permeia a atuação e o desempenho da companhia de diversas formas. E cada modelo de negócio pode pensar essa estratégia de forma diferente. A Drograria Araujo, entre as cinco maiores do segmento no Brasil, que conta hoje com mais de 180 lojas e em plena expansão, sempre optou pelo aprimoramento dos pontos de venda. O pioneirismo não começou hoje: a empresa foi a primeira a criar o plantão 24 horas, o serviço de telemarketing do Brasil e o Drive Thru. Em 2018, porém, a inovação é fruto da parceria com a AES Tietê, empresa que atua como uma plataforma integrada de energia. Por meio dessa união, a rede vai gerar sua própria energia e distribuir entre suas lojas, por meio da locação de uma planta solar remota.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

“Investir em um projeto de geração distribuída é mais uma iniciativa importante para nosso negócio. Junto com a AES Tietê vamos garantir um consumo mais eficiente, reduzir custos e contribuir com a produção de energia renovável”, garante Modesto Araujo Neto, presidente da Drogaria Araujo. Sustentabilidade energética tem sido prioridade na Drogaria Araujo que, em 2010 foi a primeira rede de drogarias a adotar iluminação LED em todas suas lojas, reduzindo consideravelmente o consumo de energia. Uma vez que os pontos de venda possuem metragens acima de 400m² e uma grande variedade de produtos, inclusive itens refrigerados e congelados, é estratégico pensar em opções para economia de energia.

Como funciona?

O projeto é baseado na locação de uma planta solar remota com potência estimada de 4,4MWac, por um período de dez anos. O início da operação está previsto para o último trimestre de 2018. O projeto, personalizado para atender as demandas e necessidades da rede de drogarias, contempla mais de 16 mil módulos fotovoltaicos e uma geração média mensal de 930 MWh de energia solar. A planta, também conhecida como “ fazenda solar” alimentará a rede de distribuição da Cemig gerando créditos que atenderão as unidades da Drogaria Araujo. Por meio do projeto, a Araujo poderá gerar grande parte da energia mensal consumida por suas lojas. Sua geração seria o suficiente para abastecer, por exemplo, 5.468 casas¹ por mês. O resultado garante economia em relação ao valor pago para distribuidora a partir do primeiro mês da entrada em operação da planta. A geração da energia poderá ser acompanhada mês a mês por um software disponibilizado pela AES Tiete. A rede de lojas deixará de emitir cerca de 1.000 toneladas de CO2 por ano². Além dos benefícios para a rede de drogarias e seus clientes diretos, a opção pela energia contribui para todos que se beneficiam da geração energética com menor impacto ambiental.

A decisão

De acordo com o presidente da Drogaria Araujo, desde o início das negociações com a AES Tietê, o processo fluiu de forma tranquila: todas as dúvidas foram sanadas, desde as mais técnicas às regulatórias e jurídicas. “A AES Tietê se mostrou flexível para customizar o modelo de negócios para que fosse compatível com nossa necessidade e tudo isso foi imprescindível na decisão de optar pela geração distribuída”, afirma, demonstrando a importância de uma boa união para o funcionamento ideal do projeto. Rogério Jorge, Diretor de Relacionamento com Cliente da AES Tietê, defende que, a exemplo da Drogaria Araujo, o varejo precisar ver essa parceria como uma solução que agrega sustentabilidade à redução de custos. “Não é de hoje que energia elétrica é um dos principais custos para o comércio. Com nosso modelo de geração distribuída, orientamos o cliente e mostramos todos benefícios que ele terá. Sem investimento inicial, a Drogaria Araujo pagará menos pela solução de energia solar do que para a distribuidora, continuará conectada à rede e receberá os créditos da energia renovável que serão abatidos do seu consumo mensal. O mais importante é que, com o projeto, a Drogaria Araujo deixa de ficar exposta às bandeiras tarifárias e consegue ter previsibilidade de custos pelos próximos dez anos”, explica o executivo. Com o projeto, a rede mineira reforça sua visão de negócios de longo prazo e seu DNA pioneiro. Figura também como um exemplo a ser seguido por outras empresas de todo o país que buscam opções eficientes aliadas à um baixo impacto ambiental. Ganhamos todos: a rede de drogarias, os clientes que, ao consumirem produtos da Drogaria, estarão contribuindo para um mundo mais sustentável e as futuras gerações.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]