Pesquisar
Close this search box.
/
/
Advogado transforma seu amor pelos esportes numa profissão de sucesso

Advogado transforma seu amor pelos esportes numa profissão de sucesso

Conheça a história do empreendedor Paulo Fernandes, que trocou o terno e a gravata pela bicicleta e o whey protein e hoje tem uma rede de loja de suplementos alimentares de sucesso

É comum ouvir dizer que quando uma pessoa faz o que ama ela alcança o sucesso. Paulo Fernandes, hoje empresário, franqueador de lojas de suplementos alimentares e artigos para a prática esportiva, sabe que essa é uma das poucas verdades da vida. Mas, para atestar essa verdade, ele trilhou um caminho tortuoso.

Fernandes ama esportes. Aos 47 anos, ele não se lembra de nenhuma época de sua vida em que tenha ficado sem praticar alguma modalidade. É faixa preta no judô, mas também adepto do futebol, ciclismo e musculação ? além de não se negar a conhecer alguma novidade, quando convidado. Por estar sempre motivado a se exercitar, ele passou a vida frequentando o ambiente de academias e parques e se relacionando com outros esportistas. Assim, naturalmente, na hora de escolher qual carreira seguiria, ele se inclinou pela Educação Física.

Por influência do pai, João Fernandes, e até sob uma certa pressão familiar, acabou cursando Direito, faculdade que pagou graças aos diversos empregos que manteve no comércio. ?Comecei a trabalhar como vendedor de discos, aos 16 anos. Em seguida, vendia roupas em uma loja de grife. Por meu pai ser comerciante a vida toda, acho que também tinha essa inclinação?, lembra.

Já cursando Direito, ele estagiou no extinto Unibanco e foi advogado no Grupo Votorantim, mas jamais deixou a prática esportiva de lado. ?Eu estudava muito as leis, mas me dedicava igualmente ao esporte. Era uma loucura, porque precisava conciliar o trabalho, a faculdade e minha paixão, que era a prática esportiva?.

Os suplementos e o primeiro contato

Morador da zona Sul de São Paulo, onde nasceu, Fernandes teve o primeiro contato com suplementos alimentares na academia. Tudo era novidade para ele e ninguém sabia, ao certo, quais eram os efeitos da suplementação nos atletas amadores – nem onde comprá-los. ?O que eu sabia é que eles existiam e que poderiam me ajudar. Então, fui atrás de livros, porque naquela época não existia Internet, não havia onde buscar informação sem ser na biblioteca. E, mesmo nas livrarias, existiam apenas duas publicações em Português sobre o assunto! Comecei a procurar mais sobre o tema e soube que o Senac realizaria um curso de um mês sobre suplementação esportiva. Juntei o dinheiro e me inscrevi. Aprendi muito, fiquei encantado com o que vi lá e resolvi que esse seria meu Plano B?.

O advogado, agora conhecendo mais sobre suplementos, começou a utilizá-los e também a comercializá-los como ?sacoleiro fitness?. É isso mesmo: Fernandes passou a vender os suplementos nas academias onde treinava, carregando-os no metrô, em sacolas, enquanto vestia seus ternos de advogado. ?Era até engraçado: eu levava uma vida profissional dupla enquanto não conseguia viver exclusivamente do que amava?, recorda.

drshapeconsumidormoderno

Loja Dr. Shape Suplementos, no centro de São Paulo – Foto via assessoria de imprensa.

A abertura da loja Dr. Shape

Em 2002, ele viu a chance de abrir uma pequena loja de suplementação no Centro, na capital paulista. Com investimento de R$ 20 mil que havia guardado durante os anos como advogado, Fernandes colocou em prática o desejo de empreender. Para abastecer a loja, ele frequentava os poucos concorrentes que existiam e também buscava, nas embalagens e, agora, na Internet, contato com importadores. Assim, nascia a Dr. Shape. ?O pior período que enfrentei foi quando resolvi largar de vez o Direito, pois percebi que a Dr. Shape só decolaria se eu me dedicasse integralmente a ela. Com meu filho Pedro, então com seis anos para educar , minhas necessidades financeiras eram grandes e reduzir meus rendimentos foi dificílimo. Nesta época, os problemas apareceram?, diz.

Fernandes era um esportista e um bom advogado, mas não era um bom empresário. Então, uniu-se a uma rede de academias pensando em abrir unidades Dr. Shape em conjunto. No entanto, ele faliu e viu seu sonho ser adiado. ?Para não quebrar de vez, vendi o único apartamento em que morava com minha esposa, a bancária Cláudia, e fomos morar com meus pais. Foi um tombo, mas me levantei porque eu sabia que aquele era meu caminho?.

Parceria

O empresário não desistiu de investir. Com o que sobrou após pagar as dívidas, ele ampliou sua loja e o mix de produtos. ?No começo, as pessoas pensavam que eu vendia produtos de ?marombeiro? e demoraram a entender o eram os suplementos alimentares. Entretanto, eu notei rapidamente que o negócio daria certo, pois em pouco tempo precisei ampliar a loja a pedido dos clientes, que faziam inúmeras solicitações de novos produtos e artigos esportivos?, relata.

A loja foi crescendo. Em 2012, na academia, Fernandes conheceu Felipe Kalaes, jovem empresário que vem de uma família ligada ao Franchising, responsável pela formatação e expansão de diversas redes. Ficaram amigos e Kalaes viu na Dr. Shape um negócio franqueável, tornando-se sócio desta operação. ?O Felipe somou à marca o know-how para a expansão e ainda trouxe outro sócio, seu tio Roberto Kalaes, que tem mais de 20 anos de experiência em franquias. Em três anos, somamos 22 lojas em operação e outras 23 em implantação. Nossa ideia é ter 500 lojas em todo o Brasil nos próximos dez anos?, prevê.

Paulo Fernandes ainda é jovem, mas conquistou o que mais queria: uma carreira que o fizesse feliz. Hoje, ele procura se locomover de uma reunião a outra de bicicleta, como gosta, e não se arrepende dos caminhos que escolheu. ?Não foi fácil e sei que ainda tenho muitos desafios pela frente. Porém, para mim, é gratificante saber que optei por algo que me faz bem e invisto em um setor em que realmente acredito. Quando um investidor quer comprar uma franquia, eu procuro verificar se ele realmente gosta do que fazemos, porque esse é o primeiro passo. O resto, você encara com mais força?, finaliza.

Serviço

Loja Dr. Shape Suplementos – Centro

Endereço: Rua São Bento, 67 – Centro – São Paulo

Horário de funcionamento: das 9h às 19h

Telefone: (11) 3105-4180

Leia mais

Suplemento alimentar: um bom negócio

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]