/
/
Branding sem risco, marcas cada vez mais iguais

Branding sem risco, marcas cada vez mais iguais

Os processos da Adidas contra a White Fox e da New Balance contra a Decathlon mostram como a cópia virou atalho. Por que tantas marcas estão ficando parecidas?
Legenda da foto
Os processos da Adidas contra a White Fox e da New Balance contra a Decathlon expõem um fenômeno maior: marcas cada vez mais parecidas, seja por pegarem carona em códigos visuais que o público já reconhece, seja por adotarem identidades seguras e genéricas para caber no celular e evitar polêmica. A história da primeira marca de tênis de skate do Brasil, mostra que a semelhança pode abrir uma porta, mas só a cultura e a comunidade sustentam uma marca por décadas

Na primeira semana de outubro de 2026, a Adidas processou a marca australiana White Fox Boutique, alegando que suas roupas com quatro listras infringem as marcas registradas de três listras da alemã. A disputa também inclui a publicidade da White Fox, que, segundo a Adidas, pode levar o consumidor a achar que as duas empresas têm alguma ligação. Entre as provas anexadas ao processo, representantes da Adidas compraram uma dúzia de peças e fotografaram anúncios da White Fox espalhados pelos ônibus de Sydney. Além disso, a Adidas acusa a White Fox de divulgar fotos de modelos vestindo suas meias e calças de quatro listras e calçando tênis da própria Adidas.

A White Fox não é pequena o bastante para alegar inocência. Gastou 52 milhões de dólares australianos em marketing no ano fiscal encerrado em junho de 2025, com receita de 542 milhões de dólares australianos somando as operações na Austrália e nos Estados Unidos. Tem dinheiro de sobra para construir uma identidade própria e espremer seu departamento de marketing para ser criativo. E mesmo assim, é acusada de pegar emprestado o código visual de outra empresa.

A Adidas conhece bem essa batalha. Em 2013, também na Austrália, venceu parcialmente a Pacific Brands, quando o juiz entendeu que quatro modelos de tênis de quatro listras infringiam a marca, mas outros oito não. Em 2023, perdeu para a grife Thom Browne num tribunal de Nova York, numa disputa sobre um desenho de quatro faixas. Na ocasião, os advogados de Browne resumiram a defesa em poucas palavras, ao lembrar que a Adidas “não é dona das listras”.

A New Balance enfrentou um desafio parecido recentemente. A marca de Boston processou a Decathlon alegando que os tênis da linha Kiprun usam dois desenhos, um que de fato lembra a letra K e outro, espelhado, que segundo a ação é inequivocamente um N. A queixa reúne publicações de usuários de redes sociais que viram os tênis da Kiprun e enxergaram ali o N da New Balance, chegando a perguntar se o produto era da marca americana. A Decathlon sustenta que o desenho é um K. O mais curioso é que afiliadas da Decathlon distribuem produtos da New Balance.

Imagem: Court Documents
Imagem: Court of Australia

O atalho da memória alheia

Os tribunais vão decidir esses casos com critérios técnicos. Do ponto de vista de marca e de memória, porém, me parece que tudo está virando a mesma coisa para atrair o consumidor.

Um logotipo, uma combinação de cores ou um padrão de listras valem alguma coisa porque passaram décadas sendo repetidos até se fixarem na cabeça das pessoas. Uma marca que coloca no tênis um K capaz de ser lido como N, me desculpe, mas fica difícil acreditar em ingenuidade. Parece mais o aproveitamento de uma lembrança que outra empresa levou anos para construir.

Mas o marketing, que vive sob pressão por resultados financeiros, às vezes acha mais fácil encostar em algo que o público já reconhece porque dá resultado mais rápido. O risco jurídico entra na conta, mas até aí, quem decide pagar o preço não são os criativos.

Nos últimos anos, boa parte das marcas que nunca imitaram ninguém resolveu ir por esse caminho. Grifes de luxo como Burberry e Saint Laurent trocaram letreiros com décadas de história por fontes comuns. Montadoras achataram seus emblemas para caber melhor na tela do celular. Nas redes sociais, o tom irreverente virou padrão, com o mesmo humor, os mesmos memes e a mesma intimidade forçada com o consumidor.

Sabemos que as marcas leem os mesmos relatórios de tendência, contratam as mesmas agências e testam suas ideias com grupos de consumidores que, como é natural, aprovam o que já conhecem.

Hoje, o logotipo precisa caber na foto de perfil do Instagram, que não comporta muita personalidade, convenhamos. Some-se a isso um ambiente em que qualquer ousadia vira julgamento nas redes sociais, e a escolha mais segura passa a ser a de não chamar atenção. Tem funcionado.

A lição que vem das ruas

Uma marca brasileira traz um exemplo curioso dentro desse universo do branding. Em 1983 surgiu o primeiro tênis da história do skate no Brasil, o Mad Rats. A marca foi criada por dois skatistas profissionais da primeira geração do País, numa época com poucas pistas, quase nenhuma revista e eventos raros.

Os primeiros modelos eram os que hoje se chamam Slip On e Summer, nomes e formatos que qualquer cliente da famosa marca californiana Vans reconhece. A comparação acompanha a marca até hoje.

A Mad Rats, porém, não existe há mais de 40 anos apenas por causa do formato do tênis semelhante ao da Vans, e sim pelo que construiu em volta dele. Em 1985 bancou o Sims Mad Rats POA, em Porto Alegre, primeiro campeonato de skate do país a oferecer premiação em dinheiro, e apoiou o primeiro LP das Mercenárias e o segundo dos Inocentes, duas bandas centrais do punk paulistano.

Fez tudo isso quando andar de skate era caso de polícia. Em agosto de 1986, o então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, mandou a Polícia Militar apreender skates no Parque do Ibirapuera. Em 24 de junho de 1988, cerca de 200 skatistas foram do metrô Paraíso até o parque para entregar um abaixo-assinado com seis mil assinaturas, e no dia seguinte o prefeito estendeu a proibição a todas as ruas da cidade. A medida só caiu na primeira semana de mandato de Luiza Erundina, em janeiro de 1989. Foram quase dois anos e meio de restrições, seis meses deles com o skate banido de toda a capital.

A Mad Rats, que patrocinava atletas e campeonatos nesse período, apostava numa cultura que a própria prefeitura tratava como baderna. A semelhança com a Vans abriu a porta, mas foram a cultura e a comunidade do skate que transformaram a Mad Rats numa marca respeitada até hoje.

Imagens: Mad Rats

Parecer não basta

Enquanto as grandes marcas hoje vão aos tribunais defender o que levaram décadas para construir, outras enxergam na semelhança uma oportunidade. Nos anos 1980, a Mad Rats, mesmo sendo comparada com outra marca, investia naquilo que as grandes marcas hoje bradam aos ventos: comunidade e pertencimento.

De atletas a bandas punk que calçavam seus tênis, sem saber quanto cada um daria de retorno, foram marcas como ela que apostaram primeiro na postura e depois no resultado. Outros tempos, outro mercado, outra moeda, menos concorrência… talvez. Mas nunca foi fácil.

A diferença é que a Mad Rats nunca precisou se esforçar para pertencer. Nasceu dentro da cena, criada por quem andava de skate, e foi por isso que a comunidade relevou a semelhança com a Vans.

Hoje, o dinheiro do marketing migrou para o que pode ser medido no dia seguinte, o clique, o algoritmo ou a venda atribuída à campanha. E o caminho mais curto até a conversão passa pelo que o consumidor já reconhece e aprova. É seguro.

Construir cultura de marca é arriscado, dá trabalho e demora a aparecer no painel de resultados. Imitar o que já funciona aparece rápido. E aí esteja pronto para ver sua marca confundida com a de qualquer outra.

O marketing ganhou uma cara de negócios que nenhum criativo celebra. Mas ainda é na cultura e no comportamento que nascem as marcas icônicas. Para o branding, a escolha é correr o risco de sustentar uma ideia própria ou aceitar ser comparado para sempre.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

PagBank revisa 44% dos fluxos de atendimento a partir da voz do cliente
Programa PagVoice também registrou avanços de 17 pontos percentuais no NPS e de 18 pontos percentuais na qualidade entre os profissionais reconhecidos pela iniciativa
iFood aposta em outras categorias para crescer 60% na Black Friday
Plataforma amplia campanha para além da alimentação, prevê descontos de até 80% e busca consolidar farmácias, pet shops e produtos de consumo cotidiano como novas fontes de receita
Magalu leva estoque próprio do Magazine Luiza e do KaBuM! para a Shopee
O acordo responde a um dos pilares da nova estratégia da companhia, que prevê acelerar rapidamente as vendas do e-commerce 1P: venda primária, em que o próprio varejista compra, estoca e vende a mercadoria
Como fica a memória de marca na era dos agentes de IA?
Quando um agente de IA passa a fazer as compras pelo consumidor, a lembrança de marca perde força ou vira critério de escolha? Executivos de BCG, Accenture Song e Microsoft respondem

Webstories

SUMÁRIO – Edição 298

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Vice-Presidente Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Coordenadora
Paula Coutinho

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Keds volta ao Brasil após 22 anos e aposta na nostalgia para crescer Prime Video aposta em vídeos curtos e amplia funções do streaming Do clique ao dano: quem responde nas novas relações de consumo? Menos estímulos, mais experiência?