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Acontece no Varejo

Acontece no Varejo

É muita felicidade ?A rede social é o transbordo da felicidade do cliente?, afirma Marcio Kumruian, fundador e CEO da Netshoes. Se depender dos números da empresa nas redes sociais, é só alegria: a varejista espera ultrapassar, até março, a marca de dez milhões de fãs no Facebook. A Netshoes é a quinta maior varejista em número de fãs na rede social em todo o mundo. ?Para nós, a presença nas mídias sociais é uma consequência de um posicionamento que combina varejo, tecnologia e atendimento ao cliente?, explica o executivo.

 

Pé no acelerador

nv09A Casa do Construtor, rede de franquias de aluguel de equipamentos, não acredita em tempos ruins. Para 2015, a expectativa é ampliar a rede em mais de 40%, saindo de 211 unidades para cerca de 300. O resultado, se alcançado, representará uma aceleração sobre o ritmo médio de crescimento de 20% dos últimos anos. O foco da expansão está nas regiões Sul e Nordeste.

Nas graças do povo

nv10O serviço Leia enquanto Enviamos, da Amazon, que permite que o comprador de um livro físico leia gratuitamente os primeiros 10% da obra pelas plataformas digitais da empresa, caiu no gosto do consumidor brasileiro: segundo a Amazon, o índice de uso do serviço é quatro vezes maior que na Inglaterra ou na Alemanha.

 

nv11Vendas múltiplas

O trabalho de segmentação e estudo da base de clientes do Clube Extra, do GPA, pelos britânicos da Dunnhumby já está rendendo frutos. A empresa verificou que os clientes do Clube Extra que compram em mais de três canais da empresa (hiper/super, site, loja de proximidade, drogarias, postos de gasolina) gastam 3,5 vezes mais que os clientes monocanal. Além disso, o Net Promoter Score (NPS) dos clientes Clube Extra é quatro vezes maior que o dos demais consumidores.

 

nv12Menos desperdício

Com mais de 200 mil clientes atendidos por mês em oito lojas na cidade de São Paulo e um faturamento de R$ 240 milhões em 2014, a rede de hortifrutis Natural da Terra reduziu em 50%, nos últimos dois anos, seu índice de perdas. Com a criação de um departamento focado no tema em 2012, a empresa passou a ter programas estruturados de redução de desperdício e disseminação da cultura. Em 2014, mesmo com aumento de vendas de 7,3%, o volume de produtos descartados caiu 8%, para 184 toneladas mensais.

 

Bem representado

Varejo marca presença entre as 25 marcas brasileiras mais valiosas

nv13

Crescimento à mineira

nv14Na Cybelar, rede varejista de eletroeletrônicos de médio porte do interior de São Paulo, o momento é de crescer sem fazer barulho. ?Não deixaremos de crescer, imaginamos poder avançar uns 7% este ano, mas nosso foco estará na revisão dos processos, em fazer mais com o que já temos?, comenta Ubirajara Pasquotto, presidente da empresa.

 

 

3 perguntas José Rafael Vasquez

A rede atacadista Roldão contratou José Rafael Vasquez como diretor-superintendente. O executivo acumula 23 anos de experiência no varejo brasileiro, passou por cargos de liderança em empresas como Carrefour e Pão de Açúcar e, antes de assumir a posição no Roldão, era vice-presidente das bandeiras de atacado do WalMart

Por que a mudança?

Estava buscando algo diferente na carreira. Depois de um coaching, percebi que uma das coisas que queria era atuar em uma companhia nacional. Comecei a conversar com o Ricardo Roldão (presidente da empresa) e o namoro virou casamento.

Como você avalia o mercado brasileiro de atacarejo?

Apesar dos desafios dos últimos anos, o Brasil continua sendo um mercado muito atraente, um dos cinco mais atrativos entre os emergentes. No atacarejo, mais especificamente, o mercado é ainda mais promissor, uma vez que se trata de um setor em forte crescimento. Vejo grandes oportunidades realmente.

Neste primeiro momento, qual será o foco de sua atuação?

Na logística temos coisas a serem feitas, alguma coisa em relação a sortimento e mercadorias, e o alinhamento disso com os fornecedores também é importante. Um grande problema do varejo brasileiro em geral é o estoque virtual: mercadorias que estão no cadastro mas não estão no PDV. Só aí há entre 10% e 15% de diferença no autosserviço em geral. Isso impacta diretamente os resultados. Temos aqui uma oportunidade, focando em poucas coisas para fazer direito. Meu ponto é agregar em coisas que sejam acionáveis, poucas e boas coisas, para trazer aumento de produtividade para o Roldão.

 

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