Os canais mudaram, os consumidores se tornaram mais sábios e exigentes, as empresas aprimoraram cada vez mais as próprias atuações e a defesa do consumidor deu saltos extraordinários. Juntos, todos os envolvidos nas relações de consumo evoluíram.
Nesse período, então, algumas pessoas colaboraram e trabalharam para tornar melhores e mais justas as experiências dos clientes nas maiores empresas do país. Por isso, merecem ser reconhecidas – e conhecidas. Um deles é Alberto Saraiva. Médico por formação, ele fundou o Habib’s quase que por acaso: só entrou no ramo de alimentação após a morte inesperada do pai, dono de uma padaria. Sozinho, decidiu tocar o negócio e, a partir daí, ele deu início a um império.
Para que tudo resultasse no que o Habib’s é hoje, o empreendedor tem como premissa o cuidado com o cliente. “Digo para os meus franqueados: ‘Quem não cuida, perde’. Por este motivo, implantamos o ‘Alô, Tia Eda’. Temos uma estrutura com mais de 90 pessoas para atender as demandas do cliente em tempo recorde”, diz. “O mais importante é não considerar que a empresa tem que ser infalível, mas que deve ter mecanismos para perceber suas falhas e corrigi-las”.
Conheça mais sobre o homem por trás de uma das maiores redes de fast-food do País.
De qual livro você mais gostou?
Dois livros influenciaram a minha vida: O Maior Vendedor do mundo, de Og Mandino, e O Sucesso Não Ocorre Por Acaso, de Lair Ribeiro.
Qual é o seu lugar preferido no mundo?
O meu cantinho na Fisher Island, em Miami. É lá que me recolho quando preciso organizar os pensamentos.
Para qual time você torce?
Sou palmeirense, mas tenho uma grande simpatia pelo São Paulo Futebol Clube.
Qual é a sua banda ou cantor preferido?
Três músicas marcaram a minha vida em momentos diferentes: Hotel California, do The Eagles, Se eu não te amasse tanto assim, da Ivete Sangalo com Roberto Carlos, e Words get in the way, da Gloria Estefan.