/
/
A gestão de caixa e a superação da crise

A gestão de caixa e a superação da crise

O mercado oferece diversas soluções que possibilitam a melhoria do controle financeiro de áreas estratégicas

A economia global passa por um período desafiador. Os problemas enfrentados pelos países da Europa e o crescimento menor da China têm afetado duramente o Brasil, que sofre também com problemas políticos internos e uma economia paralisada. Nem mesmo a recuperação dos EUA foi suficiente para devolver a confiança aos investidores e alavancar o crescimento dos mercados globais.

As empresas são amplamente afetadas pelo cenário de incerteza e instabilidade pelo qual passamos. No Brasil, a crise econômica tem reduzido o poder de compra da população, com reflexos negativos no varejo e na produção industrial.

Em momentos como esse, reforços dos controles financeiros ganham importância nas companhias, cada vez mais preocupadas em reduzir o impacto da crise e garantir os bons resultados de seus negócios. A tecnologia é uma aliada primordial nesse processo.

O mercado oferece, hoje, diversas soluções que possibilitam a melhoria do controle financeiro de áreas estratégicas das empresas. Os softwares de gestão de tesouraria são um bom exemplo disso. Ao automatizar atividades operacionais como fluxo e fechamento de caixa, conciliação financeira automática e organização das transferências entre contas correntes, essas ferramentas reduzem significativamente as chances de erro humano a que diversos processos estão sujeitos quando são realizados manualmente.

Leia também
5 motivos para investir em tecnologia

Muitas companhias que não digitalizaram seu departamento de finanças ainda fazem esse tipo de controle por meio de planilhas Excel, com o risco de deslizes que, mesmo sendo aparentemente pequenos e pontuais, têm grande impacto nos resultados finais.

As empresas que atuam no segmento do varejo são especialmente beneficiadas pelas funcionalidades oferecidas pelos softwares de gestão de tesouraria. Com margem operacional muito reduzida, a gestão financeira pega uma dimensão fundamental nesse setor de atividade que precisa mais que qualquer um otimizar o uso dos seus recursos.

Além do impacto direto nos aspectos operacionais do negócio, os softwares de gestão de tesouraria têm um papel significativo na elaboração das estratégias a serem adotadas pela empresa. Por meio do cruzamento de dados, esse tipo de ferramenta oferece relatórios sobre os resultados das operações financeiras realizadas, faz projeções de cenários e contabiliza taxas cobradas pelos bancos, entre outros. De posse de informações claras e confiáveis sobre sua situação financeira, as companhias conseguem tornar o processo de tomada de decisão mais assertivo.

Os softwares de gestão de tesouraria ocupam uma lacuna existente nas empresas ao atender as demandas das companhias de diversos ramos de atividade que vêm tendo dificuldades diante do cenário de incertezas existente hoje e necessitam gerir de forma mais eficiente seus caixas.

O segmento do varejo encontra-se em uma situação especialmente delicada, pois sofre forte impacto nos custos de insumos e tem se deparado com clientes que consomem em níveis cada vez menores. Se em períodos de bom desempenho dos mercados a gestão eficiente do caixa já é um item básico na administração de qualquer empresa, em tempos de crise ela se torna uma necessidade central de todas as companhias que esperam sobreviver à crise e saírem fortalecidas dela.

Leia também
Como fazer gestão colaborativa de categoria?

* Thierry Giraud é Diretor Executivo Unidade de Negócios XRT da Sage Brasil

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]