A economia global passa por um período desafiador. Os problemas enfrentados pelos países da Europa e o crescimento menor da China têm afetado duramente o Brasil, que sofre também com problemas políticos internos e uma economia paralisada. Nem mesmo a recuperação dos EUA foi suficiente para devolver a confiança aos investidores e alavancar o crescimento dos mercados globais.
As empresas são amplamente afetadas pelo cenário de incerteza e instabilidade pelo qual passamos. No Brasil, a crise econômica tem reduzido o poder de compra da população, com reflexos negativos no varejo e na produção industrial.
Em momentos como esse, reforços dos controles financeiros ganham importância nas companhias, cada vez mais preocupadas em reduzir o impacto da crise e garantir os bons resultados de seus negócios. A tecnologia é uma aliada primordial nesse processo.
O mercado oferece, hoje, diversas soluções que possibilitam a melhoria do controle financeiro de áreas estratégicas das empresas. Os softwares de gestão de tesouraria são um bom exemplo disso. Ao automatizar atividades operacionais como fluxo e fechamento de caixa, conciliação financeira automática e organização das transferências entre contas correntes, essas ferramentas reduzem significativamente as chances de erro humano a que diversos processos estão sujeitos quando são realizados manualmente.
Leia também
5 motivos para investir em tecnologia
Muitas companhias que não digitalizaram seu departamento de finanças ainda fazem esse tipo de controle por meio de planilhas Excel, com o risco de deslizes que, mesmo sendo aparentemente pequenos e pontuais, têm grande impacto nos resultados finais.
As empresas que atuam no segmento do varejo são especialmente beneficiadas pelas funcionalidades oferecidas pelos softwares de gestão de tesouraria. Com margem operacional muito reduzida, a gestão financeira pega uma dimensão fundamental nesse setor de atividade que precisa mais que qualquer um otimizar o uso dos seus recursos.
Além do impacto direto nos aspectos operacionais do negócio, os softwares de gestão de tesouraria têm um papel significativo na elaboração das estratégias a serem adotadas pela empresa. Por meio do cruzamento de dados, esse tipo de ferramenta oferece relatórios sobre os resultados das operações financeiras realizadas, faz projeções de cenários e contabiliza taxas cobradas pelos bancos, entre outros. De posse de informações claras e confiáveis sobre sua situação financeira, as companhias conseguem tornar o processo de tomada de decisão mais assertivo.
Os softwares de gestão de tesouraria ocupam uma lacuna existente nas empresas ao atender as demandas das companhias de diversos ramos de atividade que vêm tendo dificuldades diante do cenário de incertezas existente hoje e necessitam gerir de forma mais eficiente seus caixas.
O segmento do varejo encontra-se em uma situação especialmente delicada, pois sofre forte impacto nos custos de insumos e tem se deparado com clientes que consomem em níveis cada vez menores. Se em períodos de bom desempenho dos mercados a gestão eficiente do caixa já é um item básico na administração de qualquer empresa, em tempos de crise ela se torna uma necessidade central de todas as companhias que esperam sobreviver à crise e saírem fortalecidas dela.
Leia também
Como fazer gestão colaborativa de categoria?
* Thierry Giraud é Diretor Executivo Unidade de Negócios XRT da Sage Brasil