/
/
A foto e o filme do varejo em 2016

A foto e o filme do varejo em 2016

Centro de Inteligência Padrão analisa a imagem e todo o filme que forma o cenário para o varejo brasileiro. Entenda

?De volta aos anos 90!?, bradaram as redes sociais nesta semana. Economia em queda livre, caos político, abertura do processo de impeachment. Some-se a isto o quase concretizado shutdown do governo (se não fosse votada a nova meta fiscal de 2015), perspectiva de elevação das taxas de juros nos EUA neste mês e todos os investidores de olho no lamaçal generalizado em terras brasis. Há alguma razão para otimismo, seja para leigos, seja para empresários? Vejamos uma foto e o filme.

Se dependesse da Black Friday e da Cyber Monday de 2015, sobraria otimismo. Nestas datas, segundo a E-Bit/Buscapé, as vendas totalizaram R$ 3,02 bilhões no e-commerce (44% superior ao registrado em 2014). O movimento também aumentou no varejo físico, crescendo o fluxo de pessoas em 5,3% em novembro (comparado a outubro deste ano). O IEC da FecomercioSP apontou alta de 3,2% neste mês, refletindo um maior fluxo de consumidores nas lojas por conta do Natal.
Bela foto, diriam os otimistas. Mas ao empresário do varejo sobram razões para se preocupar. Vamos ao filme de terror, ou à realidade.

A confiança do empresário de varejo, medida pela CNC, atingiu o menor nível de sua série histórica, impactado diretamente pela atual conjuntura econômica. O sentimento pessimista também é alimentado pela perspectiva de um Natal fraco (como vínhamos alertando há semanas), sem geração de receitas, giro e venda a preços cheios que compense toda a perda de margem de lucro em função da Black Friday, além das taxas de juros ainda em patamar muito elevado e a corrosão do poder de compra jogando contra o varejo, investimentos, financiamentos e consumo.

O SENTIMENTO PESSIMISTA É ALIMENTADO 
PELA PERSPECTIVA DE UM NATAL FRACO, SEM GERAÇÃO DE RECEITAS, 
GIRO E VENDA A PREÇOS CHEIOS QUE COMPENSE
TODA A PERDA DE MARGEM DE LUCRO EM FUNÇÃO DA BLACK FRIDAY

Números da Serasa Experian apontam crescimento de 46,7% do número de recuperações judiciais requeridas entre janeiro e novembro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, com micro e pequenas empresas liderando este movimento. Ademais, a confiança dos micro e pequenos empresários, calculada pelo SPC Brasil e pela CNDL, segue em patamares historicamente baixos por conta da pior recessão registrada neste País desde os anos Collor. A Justiça está colocando atrás das grades (corretamente) grandes empreiteiros e, agora, banqueiros, mas a economia está varrendo do mapa pequenos empreendedores, que são a base dos negócios.

Quais as cenas infelizmente já conhecidas? Mais demissões, mais desemprego, menos renda, mais pobreza. Antes vivêssemos o filme de flores vendido ano passado no horário eleitoral ao preço de pedaladas e rombos orçamentários.
O endividamento tem assombrado a vida das famílias também. Ainda conforme levantamento da FecomercioSP, a proporção de famílias endividadas na cidade de São Paulo atingiu 49,3% em novembro, isto é, 1,76 milhão de famílias endividadas. No mesmo mês de 2014, o valor era de 43,8%.

Estes números tiveram reflexo assombroso no consumo das famílias do terceiro trimestre, divulgado nesta semana pelo IBGE, que amargou queda de 1,5% em relação ao trimestre anterior e que acelerou a queda da economia nos últimos meses. A leitura piora ainda mais quando o terceiro trimestre de 2015 é comparado ao de 2014: recuo de 4,5%, o pior da série histórica do indicador. A classe C segue priorizando cada vez mais itens da cesta básica, dispensando consumo de supérfluos. É o colapso do motor do crescimento formidável (e insustentável) verificado na última década.

APESAR DO CENÁRIO RUIM, EXISTEM OPORTUNIDADES
E HÁ SETORES QUE ESTÃO EXPLORANDO-AS PARA SOBREVIVER
E TAMBÉM INOVAR

Para não dizer que não falamos das flores, seguindo este ritmo de aperto de gastos, o setor de atacarejo tem acelerado com mais ímpeto segundo estudo da Nielsen, ganhando mais fidelidade e novos compradores. Ao mesmo tempo, segundo a mesma instituição, marcas próprias têm se tornado opção cada vez mais frequente na cesta de consumo, em função de seus preços mais acessíveis. Os indícios da desaceleração já em 2014 impulsionaram o desenvolvimento dos atacarejos, conforme já verificado pelo Ranking NOVAREJO Brasileiro 2015.

Apesar do cenário ruim, existem oportunidades e há setores que estão explorando-as para sobreviver ? e também inovar. Enquanto os políticos praticam o tão conhecido ?toma lá, dá cá? em Brasília e afundam o País do futuro (cada vez mais distante), empresários, varejistas e consumidores dançam conforme a música, sobrevivem e mostram que, mais do que nunca, a superação da crise depende deles.

Eduardo Bueno, do CIP ? Centro de Inteligência Padrão

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]