A inteligência artificial (IA) está em crescimento acelerado em diversos setores. Além de melhorar a experiência do cliente com marcas, produtos e serviços, ela também auxilia na gestão da empresa e na sua força de trabalho. Um dos setores que vem ganhando em qualidade na gestão de clientes e no aprimoramento de suas atividades é o da Educação.
Seja em ambientes virtuais, com aplicação de atividades que auxiliam no aprendizado, ou no desenho de estratégias de negócios, a IA tem sido determinante no processo de inovação dessas empresas.
Conversando com Marcel Desco, vice-presidente de Marketing e Vendas da Yduqs, percebemos que a IA tem sido fundamental para o sucesso da companhia, que tem se destacado em serviços de educação superior no Brasil.
Desco conta que, em 2023, a Yduqs implementou uma ferramenta de IA da Salesforce chamada Einstein, que tem ajudado a companhia de forma substancial a ter uma maior conversão sobre a régua de contato de seus clientes. “A IA tem nos ajudado a tratar e consumir um volume cada vez maior de dados na inteligência de negócios. Conseguimos ter uma velocidade muito maior de consumo dos nossos dados e consequentemente conseguimos reduzir nossos SLAs (Acordo de Nível de Serviço) de resposta”, explica o executivo.
Tecnologia não pode criar uma “divisão digital”
Como toda tecnologia, é natural que surjam observações sobre a capacidade da IA em acirrar diferenças e limitar acesso a determinados públicos. No entanto, o executivo da Yduqs percebe essa evolução de maneira mais otimista.
“O que nós estamos presenciando de evolução em IA generativa e Coding, por exemplo, está eliminando algumas barreiras de criação de produtos e serviços, que eram muito baseados em conhecimento técnico de programação e edição. A tecnologia está abrindo mais espaço a todos para focarem na parte criativa e no desenvolvimento de soluções, e deixando o ‘hard tech’ para essas ferramentas”, avalia Marcel Desco.
Para ele, claramente, haverá um período de transição, mas as interfaces serão cada vez mais simples e próximas a nossa linguagem natural, o que facilitará ainda mais o acesso. “Essa ‘divisão digital’ não vai acontecer na medida em que essas ferramentas estarão acessíveis a um maior número de empresas, na velocidade em que a evolução tecnológica vem acontecendo”, avalia Desco.
O sucesso em IA depende da sua estratégia
Nessa trajetória, Desco destaca alguns passos importantes que toda empresa – independente do seu segmento – precisa compreender na hora de buscar o sucesso em sua jornada de IA.
“O primeiro passo é ser realista sobre quais processos se beneficiam de fato com a IA. Há uma escalada no número de serviços para implantar ferramentas de IA, que muitas vezes não são adequadas ao tipo de negócio. Temas que exigem nível alto de personalização, e contam com dados confiáveis em massa, são candidatos a receberem aporte de IA”, detalha Desco.
Em seguida o executivo destaca a escolha um “stack” tecnológico compatível com a capacidade de manutenção interna de cada empresa para fazer ajustes constantes. Um mapeamento de dados constante e, claro, avaliar qual a disponibilidade de talentos internos para atuar diretamente com a solução de IA. “Além disso, discuta internamente sobre considerações éticas e limites de implementação. Quanto mais consciente as decisões aqui, mais fáceis serão os ajustes futuros e o compromisso da organização com o sucesso de suas iniciativas em IA”, conclui Desco.