O número de dispositivos ligados à internet tem aumentado cada vez mais rapidamente. Essa conectividade mudará a forma como as empresas se relacionam com o cliente, em todos os sentidos. O assunto foi bastante explorado durante a palestra ?A Internet das Coisas e seu impacto na dinâmica do relacionamento com clientes?, durante a 13ª edição do Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente.
Para Eliane Simioni Gasparotto, gerente de soluções de Contact Center da Cisco, o mais interessante é a empresa saber usar os dados gerados pelos objetos conectados para ser mais assertiva no atendimento ao cliente. ?As coisas vão avisar seu status. O objetivo é permitir que ações proativas sejam executadas. Como a empresa pode tratar melhor o relacionamento com o cliente antecipando suas necessidades??, questionou a executiva.
?O impacto no perfil do atendimento será impressionante. A Internet das Coisas possibilitará cada vez mais o autosserviço e os clientes das novas gerações querem isso?, comentou Laurent Delache, vice-presidente para América Latina, Brasil e Caribe, da Aspect Software. A recomendação do executivo é que as empresas se planejem e incluam a conectividade nos planos dos negócios, para enfrentar as mudanças que as tecnologias podem proporcionar.
Por fim, os executivos comentaram sobre a importância do debate acerca da segurança dos dados. ?Com avanço da IoT e IoE, vai ser necessária preocupação com privacidade e segurança. Essa é uma preocupação grande, é um mercado muito grande para desenvolver. Não tenho dúvidas que é as empresas têm que ter preocupação para auxiliar seus clientes?, finalizou o mediador Carlos M. S. Louro, VP de Operações da Wittel.