O Google é uma empresa extraordinária em diversos aspectos, mas um quesito é quase imbatível para a imensa maioria das pessoas: “Deve ser o melhor lugar do mundo para trabalhar”.
De fato, alguns fatos corroboram com essa ideia. No ano passado, a empresa de Mountain View, em São Francisco, foi apontada como a melhor empresa para se trabalhar no mundo, segundo a consultoria Great Place to Work (GPTW).
Mas o fato é que ninguém é infalível, nem mesmo a queridinha do Vale do Silício. O site Love Mondays, uma curiosa comunidade virtual que exibe os salários e os comentários de funcionários (ou ex) sobre a rotina das empresas, reuniu os comentários sobre o Google. A maioria deles são positivos, o que mais uma vez corrobora a fama da empresa. Mas nem tudo são flores.
Veja o que funcionários de diferentes áreas falam sobre o trabalho na unidade da empresa em São Paulo.
Designer (ex-funcionário, saiu em 2014)
Prós: Bom ambiente e com muitas pessoas interessantes. Festas são sensacionais e incentivo à novas descobertas.
Contras: Ambiente pode distrair os funcionários menos experientes e prejudicar o andamento de projetos embora isso ocorra apenas com os times mais juniores.
Analista de Segurança
Prós: Enquanto corporação, o Google está muito mais próximo de uma social democracia do que um gigante capitalista-corporativista. Vai por mim: gostaria que muitas empresas no Brasil pensassem e agissem da mesma forma.
Contras: As promoções incentivam uma competição entre pessoas da mesma área o que algumas vezes acaba afetando a colaboratividade entre outras coisas.
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Gerente de Contas
Prós: Boa empresa para quem busca uma qualidade de vida sem almejar altos salários. Horários flexíveis, dependendo da área em que se trabalha e pacote de benefícios razoável.
Contras: Empresa zero meritocrática e não valoriza funcionários com longo tempo de casa. Pessoas contratadas do mercado são mais valorizados que as chamadas pratas da casa. A cada hora, piora o pacote de benefícios. Além disso, exige alta performance dos funcionários, mas isso não é visto na hora da recompensa, seja em aumento ou promoção. Funções que tenham o mesmo nível de “senioridade” tem bônus totalmente diferentes, o que torna o pacote de recompensa final totalmente injusto para diversos funcionários.
Analista de TI
Prós: Bastante flexível, valorizando sempre o bem estar do funcionário com ambientes propícios ao desenvolvimento intelectual. Não é a toa que é uma das melhores empresas para se trabalhar.
Contras: O ponto negativo é a intensa competitividade, que nos obriga a sempre produzirmos e inovarmos, o que acaba gerando outros tipos de problemas. Além disso, a grande necessidade do inglês torna o trabalho acessível para poucos.
Estagiário (ex-funcionário, saiu em 2014)
Prós: Pessoas incríveis, ótimo ambiente, restaurante e estrutura impressionantes. A empresa quase não tem hierarquia no sentido de que você pode conversar com todos de igual para igual, inclusive com o presidente e diretores regionais.
Contras: Pessoas muito qualificadas para exercer funções simples. Muita pressão e metas muito altas. As metas para o escritório do Brasil são mais altas que para outros escritórios no mundo.
Sales Executive
Prós: Toda comida servida na empresa é muito bem escolhida e preparada. O ritmo de trabalho é fantástico, e conforme mais você for crescendo, mais você está apto a fazer mais e continua crescendo dessa forma, com ótimas ferramentas de avaliação e educação. Isso sem contar a diversidade e autonomia que existe!
Contras: Algumas áreas sentem faltas de algumas ferramentas ou tem metas definidas com atraso, além da dificuldade de ver para onde a empresa como um todo está caminhando.
Gerente de Contas
Prós: Trabalhar com pessoas muito inteligentes. É um prazer aprender com pessoas tão talentosas e simpáticas. O clima da empresa é colaborativo, e a maior parte das pessoas gosta de ajudar/compartilhar o conhecimento.
Contras: Processos mal estruturados e mal adaptados às necessidades do mercado. Métricas que não fazem sentido e projetos criados apenas para promover uma pessoa ou time. Isso tudo prejudica a cultura da empresa e sobrecarrega algumas funções e times.
Account Manager (ex-funcionário, saiu em 2016)
Prós: As pessoas são muito receptivas e muito atenciosas. O Local de trabalho é fantástico. A comida é um ponto muito positivo. Mesmo sendo “temporário” tive abertura e confiança para fazer as mesmas coisas que um funcionário efetivo.
Contras: Como temporário no Google, tinha tempo de validade na empresa. Os Account Managers temporários não podem ir nas agências como um funcionário normal, pois normalmente essas visitas envolvem viagens o que é totalmente compreensível.
Coordenador
Prós: Empresa investe muito nos colaboradores, temos acessos a tecnologias e processos mais modernos do mundo, alguns os quais são desenvolvidos pela própria empresa.
Contras: As promoções incentivam uma competição entre pessoas da mesma área o que algumas vezes acaba afetando a colaboratividade.
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