Pesquisar
Close this search box.
/
/
8 filmes do Netflix essencias para empreendedores

8 filmes do Netflix essencias para empreendedores

Final de semana está aí: NOVAREJO quer que você aproveite para buscar inspiração enquanto se diverte

Empreender é uma tarefa árdua no Brasil. Se você é empreendedor ou está tentando abrir seu próprio negócio, com certeza já ouviu essa frase centenas de vezes. Que tal aproveitar o final de semana para espantar a afirmação pessimista e ainda buscar inspiração se divertindo ao mesmo tempo? Assistir a filmes é um ótimo meio para aprender alguma coisa nova. E para quem quer abrir um negócio, existem muitos filmes dos quais você pode extrair muita coisa para ajudar na trajetória de empreender.

NOVAREJO selecionou oito filmes do Netflix essenciais para quem está nessa jornada. São filmes que amamos. Confira!

O homem que mudou o jogo
Não escolhemos o filme pelos belos olhos de Brad Pitt. A história é um soco no estômago de quem pensa sempre do mesmo jeito. A história é baseada na história real de Billy Beane, gerente do time de baseball Oakland Athletics. Entendedores de esporte (e de negócios!) sabem que conseguir um bom time com um caixa apertado é pra lá de complicado – não para Beane. Ele criou um sistema para aumentar a performance da equipe que tem, com base em estatística. O recado? Com a mesma equipe que você tem hoje é possível criar um dream team, basta colocar as pessoas certas nos lugares certos; e (sim, tem mais) não dá para ganhar o jogo fazendo as mesmas coisas. Uma das nossas frases preferidas: “Adapte-se ou morra”.

A mentira
Opa, um filme para adolescentes? Calma lá! Pode parecer, mas nem é tanto assim. Alguns personagens são sim clichês, mas não a personagem principal, a estudante Olive, interpretada pela ótima Emma Stone. Ela conta uma mentirinha de nada para uma amiga para justificar outra mentira. A coisa se espalha de uma forma que a garota, esperta, mas pouco notada, passa a ser percebida da forma mais pejorativa possível e se enrola em uma situação atrás da outra. E o que isso tem a ver com empreendedorismo? Simples: não prometa aquilo que não pode entregar. Não entregar a causa que propôs faz de você uma farsa no mercado e tem consequências que você pode não saber lidar depois.

De volta para o futuro
Um clássico é sempre um clássico. A eterna história estrelada por Christopher Lloyd e Michael J. Fox já é conhecida, né: por um acidente, uma máquina do tempo construída por um cientista leva ele e o garoto ao futuro. Lá, eles lidam com uma nova realidade, novos comportamentos e novos equipamentos. Aqui não é muito a história em si que nos ajuda a refletir sobre negócios, mas o tempo em que ele foi lançado. Um filme de 1985 mostrar skates voadores era algo surreal. O recado? Inove sempre. Na hora de fazer uma reunião de braimstorming ou pensar sobre o futuro do seu negócio não descarte nada. Algumas coisas vão parecer impossíveis – como uma viagem ao futuro – mas precisam estar no papel. Pense: até pouco tempo
serviços como WhatsApp e Uber eram impensáveos…

O Diabo veste Prada
A história é simples: uma jovem jornalista, Andrea – a ótima Anne Hathaway -, consegue o emprego dos “sonhos” em uma badalada revista de moda de Nova York. E se torna assistente da brilhante Meryl Streep, que faz Miranda. O sonho, na verdade, nem era o dela: ela só aceita o emprego como trampolim para outras oportunidades. O recado? Não adianta abrir um negócio como trampolim ou apenas porque acredita que vai ganhar dinheiro com ele. Sem um mínimo de empatia pelo o que está fazendo, nenhum negócio vai pra frente. Uma das nossas frases preferidas: “Quer essa vida? A decisão é sua”.

O lobo de Wall Street
É Martin Scorsese – isso já bastava para a escolha. Mas vamos lá: Leonadro DiCaprio é o ambicioso Jordan Belfort, um corretor que perde o emprego em uma grande corretora, e usa suas habilidades para voltar à ativa. Ele cria uma empresa para comercializar ações que não estão na bolsa de negócios que, muita vezes, não existem. Tirando a parte das drogas e da falta de ética do negócio que ele criou, o personagem nos ensina algo valioso: como usar a criatividade e enxergar oportunidades. A lição? Olhe para todos os mercados sem qualquer preconceito. Em algum deles pode estar escondida uma grande oportunidade.

O senhor das armas
Ok, mais uma história de negócios nada do “bem”. Mas o filme estrelado por Nicolas Cage tem muito a ensinar sobre negócios. O ator faz Yuri Orlov, um traficante de armas que, para ele, não trafica, mas negocia armas. Ele vende como se vendesse carros e mostra como ser um vendedor convincente. Lições? Bom, a gente não quer que você venda armas, ok? Mas estude bem o seu produto e saiba quando e para quem vendê-lo.

Poderoso chefão
Precisa dizer mais? A trilogia clássica de 1975, de Francis Ford Coppola, tem enredo intrincado e brilhante. Filme perfeito para falar de como é complicado levar um negócio familiar. Marlon Brando eternizou Don Vito Corleone e é o poderoso do título – um patriarca da máfia que tem valores fortes – e lealdade e família são duas delas. Al Pacino é o filho “desgarrado” – leia-se: não quer saber dos negócios da família – mas que toma a frente quando as coisas apertam. Uma das lições: Os filhos preferidos para tomarem à frente do negócio nem sempre são os ideais para o cargo. Escolher uma frase desse filme foi difícil, mas vamos lá: “Deixe que seus amigos subestimem suas qualidades e que seus inimigos superestimem seus defeitos”. Tem mais uma (não resistimos): “Nunca odeie seus inimigos, isso atrapalha seu raciocínio”. Por inimigos, leia-se concorrência…Para pensar.

À procura da felicidade
Para terminar a lista com uma mensagem positiva. Estrelado por Will Smith, o filme está longe de ser um dramalhão – embora muitas lágrimas possam rolar enquanto assiste. O filme conta a história de Chris Gardner, um vendedor com talento e pai de um menino pra lá de doce (o filho do ator na vida real também). Acontece que, sem emprego, Gardner tenta uma posição melhor pra cuidar do garoto. Para tanto, ele tenta um programa de estágio em uma empresa grande. Mais do que se ele consegue ou não a vaga dos sonhos, o filme trata sobre esforço desmedido para alcançar o que quer – elemento essencial para quem quer empreender. Uma das nossas frases preferidas: “Tenho duas questões para você: o que você faz e como você faz?”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]