/
/
71% dos consumidores são mais fiéis a marcas que facilitam o engajamento

71% dos consumidores são mais fiéis a marcas que facilitam o engajamento

Ryan Hollenbeck, da Verint, analisa a relação entre conveniência e experiência e traz dados sobre os consumidores brasileiros

Um dos temas mais abordados por empresas que se relacionam com consumidores ao redor do mundo é a experiência. É provável que todas as grandes organizações já tenham pensado, pelo menos uma vez, em uma estratégia capaz de aprimorar a experiência entregue ao cliente. Apesar disso, esse conceito continua sendo um tanto quanto intangível. Por mais que se fale sobre ele, é difícil definir características que realmente o definam – até porque essa é uma percepção que varia de acordo com o perfil do cliente.

Para ter uma visão mais precisa a respeito daquilo que pode tornar o cliente mais engajado, a Verint fez uma imersão em tudo o que agrada, motiva e envolve o cliente conectado. Com isso, a empresa descobriu que, no Brasil, a conveniência é o que conquista o coração do cliente: 59% dos entrevistados afirmam que a conveniência é mais importante do que o preço no momento da escolha.

Ao mesmo tempo, no Brasil, 71% dos entrevistados se sentem mais leais a marcas que facilitam e tornam mais fácil o engajamento. Além disso, 73% esperam poder se envolver em qualquer canal e a qualquer momento. Entre os consumidores que têm de 18 a 24 anos, 60% acreditam que a conveniência do serviço digital é mais importante do que interagir com um humano.

LEIA TAMBÉM

“Excelência é uma busca incessante por melhorias”, diz CEO da Orfeu

Essa não é uma exclusividade do Brasil. “Países com mercados mais desenvolvidos, como Canadá, EUA e Reino Unido, tiveram menos ênfase dos consumidores na necessidade de ‘conveniência’ em canais de autoatendimento digitalmente habilitados”, revela Ryan Hollenbeck, Senior Vice President of Global Marketing da Verint. “Ao mesmo tempo, consumidores em mercados emergentes, como Índia, África do Sul e México, mostraram maior propensão por conveniência”.

“Um foco em conveniência e engajamento pode fornecer às organizações os meios para apoiar a vantagem competitiva sustentável”, afirma Hollenbeck. “No entanto, a melhor prática da experiência do cliente está em constante mudança – o que foi inovador há dois anos hoje é visto como comum”. Por isso, ele defende que as organizações devem continuar a investir em experiência do cliente. Dessa maneira, poderão acompanhar as expectativas dele.

Nesse sentido, Hollenbeck afirma que 81% dos profissionais de marketing esperam que, no futuro, a concorrência tenha como base a experiência do cliente. Por isso, reforça o quanto é preciso entender as necessidades dos consumidores em toda a jornada. A boa notícia é que é cada vez mais fácil obter informações para compreender o que o consumidor espera.

Como afirma o executivo, as fontes de feedback dos clientes proliferaram nos últimos anos – por exemplo, houve a disseminação de recursos como pesquisas por e?mail, SMS pós-chamada, feedback digital de portais e dispositivos móveis, entre outras possibilidades. “Há uma enorme e inexplorada oportunidade de aproveitar e agir sobre esses insights para melhorar as experiências dos consumidores e antecipar melhor as necessidades deles, e a Verint está assumindo um papel de liderança com análise de voz e texto nessa área”, afirma.

A relação com o digital

A pesquisa da Verint mostra que os canais digitais se tornaram um dos pilares do cenário de engajamento do consumidor em todo o mundo. Por exemplo, em 2018, a demanda pelo diálogo com organizações, principalmente por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, aumentou 57% e a busca por bate-papo por vídeo 50%.

Porém, os resultados são claros ao mostrar que a demanda por serviços sempre ativos é muito real, mas não há a necessidade de um mundo em que as interações sejam feitas apenas com máquinas. O ideal é um mundo em que pessoas e ferramentas digitais trabalhem lado a lado. “Essa abordagem de força de trabalho híbrida é fundamental para oferecer uma experiência aprimorada que mantém os clientes leais e engajados”, afirma Hollenbeck.

Como ele explica, a automação feita corretamente pode tornar os humanos mais humanos e as empresas mais bem-sucedidas. Por fim, conta que, na visão de alguns, seria mais apropriado se referir à IA como “inteligência aumentada”, em oposição à “inteligência artificial”, para definir mais adequadamente o papel dessa tecnologia em ajudar os humanos a executarem um trabalho melhor e mais eficiente.

consumidores
Crédito: Melissa Lulio

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]