O líder dentro de uma organização torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave na busca por resultados. Mas nem todo mundo chefe é de fato um líder. “Infelizmente, bons profissionais são alçados ao papel de líderes, mas por inabilidade ou despreparo não conseguem desenvolver esse papel adequadamente, o que causa muitos problemas para empresa em relação à clima e aos resultados”, afirma Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da Bazz Estratégia e Operação de RH.
Para o especialista, existem características fundamentais que um profissional precisa ter para ser um bom líder. “Só poderá ser agente motivador quem estiver motivado”, diz Bazzola.
1. Paixão pelo que faz: se isso não ocorre não haverá inspiração e entusiasmo, assim se quer se tornar um líder, tenha em mente que fazer o que ama e amar o que faz;
2. Confiança: um líder deve ser um profissional em que as pessoas confiem, por isso deve ser sincero e ter engajamento. Também é importante que demonstre maturidade com base em experiências passadas e teóricas, pois tem que estar em busca pela melhoria contínua a reciclagem;
3. Conhecimento: conhecimento e curiosidade devem estar no topo das prioridades de qualquer gestor. O líder deve ser a base de informações e alternativas, ele deve estar sempre se aprimorando, senão pode virar a liderança que não é muito respeitada;
4. Saber tomar riscos: é fundamental que o líder tenha audácia quando necessário. Também é necessário que o líder assuma as responsabilidade pelos projetos;
5. Autoconhecimento e autocontrole: só olhando para dentro de si, que o líder saberá como agir com os parceiros e conhecer os seus limites;
6. Resiliência: é necessário estar pronto para mudar de rota sem perder a serenidade e o foco, conduzindo a equipe para as mudanças que o mercado impõe;
7. Saber se comunicar: um dos grandes erros de um líder é não deixar claro para a equipe os caminhos tomados e os motivos. É preciso mais que falar, mas convencer.
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